Catálogo

ÍNDICE TEMÁTICO DO CATÁLOGO

VideoSaúde | Distribuidora da Fiocruz | Regional Ufes
33. ARTE, CULTURA E ACESSIBILIDADE
24min - 2013 - DVD
Produção: Pós-Pós Projetos Culturais/UFRJ
Direção: Flávia Corpas
O projeto ''Arte, Cultura e Acessibilidade" é realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pelo curso de Terapia Ocupacional, e conta com a parceria do Ministério da Cultura. O projeto visa o desenvolvimento criativo, artístico e social de crianças e adolescentes com autismo. As atividades transdisciplinares aplicadas no dia a dia do projeto têm como base obras e performances dos artistas Lygia Clark, Hélio Oiticica e Neide Sá.

79. DOIS MUNDOS
15min - 2009 - DVD
Produção: Kino Filmes
Direção: Thereza Jessouroun
A maioria dos surdos vive no silêncio total. Alguns estabelecem o elo com o mundo do som através do aparelho auditivo ou do implante coclear. As vivências e descobertas das pessoas que transitam entre o mundo da surdez e o mundo sonoro.

82. DREZNICA
14min - 2008 - 35MM
Produção: HY Brasil Filmes
Direção: Anna Azevedo
Dreznica é o lugar onde a neve encontra o mar. Os dias são repletos de estrelas. As noites cobertas de sol. Mas o não ver é a única forma de percebê-la. Uma lírica jornada através de imagens e sensações reveladas na memória e nos sonhos de pessoas que não enxergam.

139. NADA SOBRE NÓS SEM NÓS
21min - 2009 - MINI-DV
Produção: Cecip - Centro de Criação de Imagem Popular
Direção: Gustavo Cascon
O vídeo registra os debates da Oficina Nacional de Indicação de Políticas Públicas Culturais para a Inclusão de Pessoas com Deficiência. Além de mostrar a participação direta das pessoas com deficiência nas discussões e deliberações, a apresentação do vídeo torna o produto acessível aos deficientes visuais, com a narração das indicações de imagens e de entrevistas contidas no roteiro.

215. VISÕES
19min - 2011 - DVD
Produção: WGV Produções
Direção: Vicentini Gomez
Aborda conceitos como a felicidade e o amor para pessoas de diversos segmentos sociais. A imagem estereotipada do cotidiano de pessoas com deficiência é questionada pela cadeirante Camila, mostrando que mesmo com limitações é possível usufruir de uma boa qualidade de vida. O curta-metragem apresenta outros casos de superação, como a trajetória do professor de hip hop e ex-menino de rua Léo, que hoje ensina meninos abandonados a dançar e a sonhar com um futuro melhor.
24. ADOLESCENDO
54min - 2009 - DVCAM
Produção: Telenews Service Ltda
Direção: Pedro Carvana
Os quatro amigos: Luís, Nando, Márcia e Carol saem em viagem. Luís está super afim de Márcia. Ele é diabético. Márcia corresponde. Os dois ficam juntos e tomam o maior susto. Carol quer esquecer o ex-namorado, se acha gorda. Vive infeliz e passa a tomar laxantes para emagrecer à força. Nando e os outros percebem e todos se unem para tentar ajudar-se mutuamente nesse período difícil da vida. Eles estão ADOLESCENDO.

71. DEPOIS DE ONTEM
20min - 2009 - DVD
Produção: Grupo Pela Vidda/RJ
Direção: Grupo Pela Vidda/RJ
A partir de um roteiro elaborado pelo grupo de adolescentes frequentadores do Projeto Encontro Marcado, o Grupo Pela Vidda/RJ recorre uma história ficcional para falar das descobertas, medos, angústias e esperanças de um casal de jovens, frente ao viver com HIV/AIDS.

73. DIGA NÃO À PROPAGANDA DE CIGARROS
20min - 2011 - 35MM
Produção: Infinito/Afinal
Direção: Adriana L Dutra/Tuco
As decisões tomadas pelo Brasil com a criação de uma nova legislação para regulamentar a exibição da propaganda de cigarro nos grandes veículos de comunicação.Aborda a influência da propaganda tabagista na vida dos jovens brasileiros expostos a este tipo de divulgação nos ambientes que frequentam. As estratégias de comunicação utilizadas pelas marcas de cigarro a fim de atraírem os jovens.

74. DIVERSIDADE - MEDICALIZAÇÃO NA APRENDIZAGEM
28min - 2008 - BETACAM
Produção: TV PUC-SP
Direção: Eduardo Ramos
Aborda o problema da medicalização do ensino, um fenômeno que tem se tornado frequente no ambiente escolar, beneficiando as indústrias do diagnóstico e farmacêutica. Pais, professores e psicólogos discutem quando e como a dificuldade de aprendizagem deve ser tratada como doença. Especialistas alertam sobre as sequelas da medicalização desnecessária e atentam que muitas vezes o problema pode estar no sistema educacional e não no jovem e na criança.

84. É ISSO AÍ - ESTATUTO DA JUVENTUDE EM DEBATE
22min - 2015 - HD
Produção: Pajé Produções Culturais
Direção: Beta Novaes/Regina Novaes
O vídeo fala sobre o estatuto da juventude, sobre os direitos de acesso à cultura esporte e ao lazer. Apresenta a sua importância como instrumento legal na reafirmação da constituição sobre os direitos dos jovens que devem ser garantidos e promovidos pelo Estado.

92. ERA UMA VEZ OUTRA MARIA
20 MIN - 2006 - DVD
Produção: Jah Comunicação Áudio Visual Ltda
Direção: Reginaldo Bianco
Apresenta a história de Maria, uma menina, como muitas outras, que questiona os padrões culturais que ditam o que uma mulher deve ou não deve ser, o que pode e o que não pode fazer. Mostra experiências comuns a mulheres jovens e aborda assuntos como: saúde sexual e reprodutiva, violência, gravidez, maternidade e trabalho.

125. LORENA - NA ROTA NACIONAL DA EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL
15min - 2008 - DVD
Produção: Fatea/Amir Sciotta/Douglas Maciente/Thiago Rocha
Direção: Amir Sciotta/Douglas Maciente/Thiago Rocha
Lorena, cidade do interior de São Paulo, às marge ns da Rod Pres. Outra e cerca de 80 mil habitantes sofre um dos problemas socioeconômicos mais difíceis de resolver: a explo raçã o sexual infantil. O que leva jovens meninas e meninos a se prostituírem? Fome? Drogas? A exploração sexual constitui-se como crime contra a liberdade sexual e esta reportagem mostra com entrevistas e imagens exclusivas o dia-a-dia destes jovens.

134. MUITO PRAZER - UM OLHAR SOBRE A AIDS
14min - 2002 - S-VHS
Produção: BEM TV/Educação e Comunicação
Direção: Grupo Nós na Fita (Coletiva)
A partir da estatística do Ministério da Saúde de que 30% de todos os bebês que nascem anualmente no Brasil são de mães adolescentes, um grupo integrado por 10 jovens moradores do morro do Preventório, em Niterói, com idades entre 16 e 21 anos, tenta investigar as causas e consequências da gravidez precoce.
MENÇÃO HONROSA NA IV MOSTRA VIDEOSAÚDE

167. PROCURA-SE JANAÍNA
54min – 2007 - BETACAM
Produção: Sequência 1 Ltda
Direção: Miriam Chnaiderman
Há crianças sem lugar no mundo. São crianças entregues a instituições e que não se desenvolvem nos padrões esperados: não são portadoras de deficiências, mas também não têm um desenvolvimento dito normal. Assim era Janaína, negra, pobre e institucionalizada na Febem dos anos 1980. Ela se debatia no berço e se machucava, ficava com a mão espalmada, não falava e não se relacionava com outras crianças. Hoje, duas décadas depois, onde estará Janaína?
MENÇÃO HONROSA V MOSTRA VIDEOSAÚDE

180. SEM NOÇÃO - ZOAÇÃO TEM LIMITE?
15min - 2009 - DVCAM
Produção: VideoSaúde Distribuidora/lcict/Fiocruz
Direção: Coletiva
O vídeo aborda o termo bullying, usualmente descrito como ato de agressão física ou psicológica, intencional e repetida, praticado geralmente por um indiví duo ou um grupo, com o objetivo de intimidar, humilhar, perseguir e atormentar seus pares. Integra um projeto de pesquisa que aborda o fenômeno bullying no universo escolar. Adolescentes, especialistas e educadores compõem um painel, através de suas falas sobre o tema no ambiente escolar nos dias de hoje. Jovens falam o que pensam e sentem sobre o tema e relatam suas experiências sob a ótica de quem sofre e de quem pratica o bullying.

187. SOZINHA SEM MIM
13min – 2006 - MINI-DV
Produção: Erd Filmes
Direção: Paola Teles
Dramatização. Monólogo de uma adolescente que se sente sozinha no momento mais difícil de sua vida, momento propício para informações e relatos de adolescentes sobre aborto e para questionamentos sobre educação sexual.

194. TPC - O NOSSO TRABALHO SOBRE SIDA
29min - 2003 - DVD
Produção: Jah Comunicação Áudio Visual Ltda
Direção: Reginaldo Bianco
Através de recursos ficcionais, informa sobre os mitos a respeito das formas de contágio do vírus HIV. Esclarece algumas dúvidas e destaca a importância do uso do preservativo no ato sexual, inclusive entre pessoas de relacionamentos estáveis.

204. UM ABRAÇO
15min -1993 - U-MATIC
Produção: Ecos - Comunicação em Sexualidade
Direção: Reginaldo Bianca
Dirigido aos pais, educadores e ao próprio adolescente, enfatiza a necessidade de comunicação entre pais e filhos nos tempos da aids. Mostra a dificuldade que há nessa relação de se falar sobre sexo e os medos e as dúvidas dos adolescentes. Cenas de filmes e músicas modernas são alguns dos complementos.
1º LUGAR NA II MOSTRA VIDEOSAÚDE

216. VER E CONVIVER
19min - 2004 - DVD
Produção: Jah Comunicação Áudio Visual Ltda
Direção: Reginaldo Bianca
Mostra um grupo de jovens amigos e os diferentes posicionamentos em relação a comportamento preventivo e ao viver e conviver com HIV/Aids. Ao acompanhar a es tória de um destes jovens que se descobre soropositivo,há uma representação do cho que dessa descoberta,a relação com a família,com a comunidade e o peso da discrimi nação. Objetiva sensibilizar as pessoas no combate ao preconceito e à discriminação.
2. A BAGAGEM DAS MULHERES DA FLORESTA
50min - 2007 - DVD
Produção: A Grande Árvore Educomunicação
Direção: Markus Ribeiro
Produzido para o Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS), com apoio técnico e financeiro do PNDST-AIDS/MS, aborda questões de saúde integral, incluindo a discussão ambiental: a saúde dos rios e da água, a saúde da floresta e dos homens da floresta.

156. PAQUEQUER QUE TE QUERO VIVO
18min - N/T - BETACAM
Produção: Paé Produções Culturais
Direção: Miguel Freire
O equilíbrio e o futuro do planeta dependem da preservação da água e seus ciclos. A preservação dos mares e oceanos é fundamental pois é por onde começam os ciclos. A água é rara e dispendiosa e pode escassear em qualquer região do mundo. O Rio Paquequer é o rio mais importante da cidade de Teresópolis, nasce na Serra dos Órgãos e tem recebido todo chorume dos depósitos de lixo, deteriorando a qualidade das suas águas.

171. REFLEXOS DO RIO
19min - 2008 - DVD
Produção: André Lion/Filipe Machado/Gustavo MC Nair
Direção: André Lion/Filipe Machado/Gustavo MC Nair
Discute a relação entre o rio Tietê e a população de São Paulo a partir da exposição "Quase Líquido" de Eduardo Srur.

174. RIO PAQUEQUER FOTOGRAFIAS
14 MIN - N/T - BETACAM
Produção: Bruno Peixoto/Marcela Chermont/Marcelle Pereira
Direção: Paulo Freire
O rio Paquequer é o rio mais importante da cidade de Teresópolis, nasce na serra dos Órgãos e corta o Estado do Rio de Janeiro. Desde a Pedra do Sino, no Vale das Orquídeas, Campo das Antas. Foram tiradas fotografias das nascentes principais do Rio Paquequer que vai desta região até encontrar o Rio Paraíba.

177. SAPO NO PÉ DO BOI SEMPRE SAI PISADO
11min - 2008 - Digital
Produção: Interferências Filmes/Fase-ES
Direção: Ricardo Salles Sá
Revela a luta cotidiana nas comun idades quilombolas do Sapê do Norte - São Mateus e Conceição da Barra - no Espírito Santos, pelo acesso à água. Mostra a importância da água na vida dessas comunidades e os impactos sobre as nascentes, rios e córregos, causados pela invasão do território com a monocultura de eucalipto da Aracruz Celulose. Quilombolas refletem sobre o assunto, fazendo uso de ditados e saberes populares.

206. UM RIO CHAMADO WATU
11min - 2016 - HDV
Produção: Escola da Terra Capixaba
Direção: Ricardo Sá
Viagem pela história do Rio Doce, através do poema de Carlos Brandão.
16. A SOJA NO MATO GROSSO
35min - 2015 - DVD
Produção: Josef Stöckli
Direção:
Josef Stöckli/Lotti Stöckli
Pequenos agricultores falam de como suas plantações, isoladas entres as plantações de soja no Estado de Mato Grosso, são atingidas pelo uso de herbicidas e pesticidas. Os pequenos produtores na região são prejudicados pela pulverização dos agrotóxicos. Estes pequenos produtores precisam trazer seus alimentos para consumo próprio de muito longe porque suas terras estão prejudicadas. Hoje os assentamentos se tornaram favelas rurais devido à desigualdade e ao uso de pesticidas.

52. CHAPADA DO APODI - MORTE E VIDA
28min - 2013 - HD
Produção: Canal Saúde/VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz
Direção: Tiago Carvalho
O curta é dedicado aos trabalhadores de Cidade Alta, Limoeiro do Norte e às famílias do assentamento Moaci Lucena. Faz uma retrospectiva, desde 1970, sobre os projetos do Ministério do Interior/Governo Federal, cuja responsabilidade era levar o verde até os campos ressecados do Nordeste do Brasil. Em 2013, na Chapada do Apodi - divisa do Ceará com o Rio Grande do Norte, é instalado um projeto de irrigação contra as secas pelo Departamento de Obras, no lado das terras cearenses. Quais os benefícios trazidos por esta iniciativa?

63. CORAGEM É UM DOM
13min - 2014 - HD
Produção: Canal Saúde/VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz
Direção: Tiago Carvalho
Depois de 35 anos andando por essas "quebradas do sertão", como dizia Luís Gonzaga, é com uma boa dose de emoção que se apresenta esse curta dirigido por Tiago Carvalho, produzido em parceria pela Articulação Nacional de Agroe cologia (ANA), Canal Saúde e a VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz. O semiárido denso de Remanso, D. Gracinha e sua família vivendo com dignidade num período que em outras épocas seria uma tragédia social.

130. MIGRANTES
46min - 2007 - DVCAM
Produção: MP2 Produções
Direção: Beta Novaes/Francisco Alves/Claisson Vidal
Documentário que retrata as condições de trabalho e de vida dos trabalhadores do Nordeste nos canaviais das modernas usinas paulistas e os motivos que os levam a migrarem de suas terras para submeterem-se a um trabalho árduo, penoso, arriscado no corte de cana. A realidade destes trabalhadores do agronegócio da cana é desafiadora para a sociedade e autoridades brasileiras. Como reverter esta situação? Este é o maior desafio que o vídeo documentário coloca em cena.

142. NUVENS DE VENENO
20min - 2013 - HD
Produção: Terra Firme/MP2 Produções/VideoSaúde Distribuidora
Direção: Beta Novaes
A nuvem se espraia pelas plantações. Em vez de molhar, seca. Ela não traz a chuva, traz o veneno. O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de soja, algo dão e milho e também um dos maiores consumidores de fertilizantes químicos e agrotóxicos."Nuvens de veneno" expõe as preocupações com as consequências no uso desses agroquímicos no ambiente, especialmente na saúde do trabalhador. Um filme revelador, que faz refletir sobre a forma que crescemos e sobre o tipo de desenvolvimento que queremos.

150. OCUPAR, RESISTIR E PRODUZIR
39min - 1989 - DVD
Producão: Agência Vix
Direcão: Claves Mendes e Ricardo Sá
O Movimento Sem Terra no início de sua história no ES. Imagens e depoimentos em assentamentos e acampamentos em todo o estado do ES, acompanhadas pelos comentários de Rogério Medeiros. Comunidades indígenas guarani de Aracruz/ES.

181. SEMENTES E HISTÓRIA
11min - 2014 - HD
Produção: Canal Saúde/VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz
Direção: Tiago Carvalho
Buscando dar visibilidade às experiências de preservação e multiplicação das sementes crioulas na região centro sul do Paraná, "Sementes e histórias" mostra o trabalho dos agricultores familiares em uma região com desafios relacionados ao cultivo do fumo e à expansão das sementes transgênicas. O curta mostra também os impactos positivos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no apoio a redes locais de uso e conservação das sementes crioulas.

192. TACO DE TERRA
24min - 2015 - HD
Produção: Canal Saúde/VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz
Direção: Tiago Carvalho
Na Mata Sul de Pernambuco, agricultores familiares deixam o monocultivo da cana para trás e mostram que, com reforma agrária, é possível produzir alimentos saudáveis para a região. O vídeo integra a série Curta Agroecologia, produzida pela Articulação Nacional de Agroecologia, em parceria com o Canal Saúde e a VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz.

218. VOZES DO CLIMA NO SAPÊ DO NORTE
11min - 2009 - HDV
Produção: Fase-ES
Direção: Ricardo Sá
Quilombolas do Sapê do Norte, São Mateus e Conceição da Barra/ES, visitam algumas regiões de floresta, canavial e eucaliptal comentando sobre as mudanças climáticas provocadas pelas monoculturas na região do norte do Espírito Santo.
18. A TERRA ENSINA
08min - 2016 - HDV
Produção: lntereferências Filmes e Escola da Terra Capixaba
Direção: Ricardo Sá/Escola da Terra Capixaba
Agricultores orgânicos compartilham seus conhecimentos sobre a terra, em época de racionamento de água.

52. CHAPADA DO APODI - MORTE E VIDA
28min - 2013 - HD
Produção: Canal Saúde/VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz
Direção: Tiago Carvalho
O curta é dedicado aos trabalhadores de Cidade Alta, Limoeiro do Norte e às famílias do assentamento Moaci Lucena. Faz uma retrospectiva, desde 1970, sobre os projetos do Ministério do Interior/Governo Federal, cuja responsabilidade era levar o verde até os campos ressecados do Nordeste do Brasil. Em 2013, na Chapada do Apodi - divisa do Ceará com o Rio Grande do Norte, é instalado um projeto de irrigação contra as secas pelo Departamento de Obras, no lado das terras cearenses. Quais os benefícios trazidos por esta iniciativa?

63. CORAGEM É UM DOM
13min - 2014 - HD
Produção: Canal Saúde/VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz
Direção: Tiago Carvalho
Depois de 35 anos andando por essas "quebradas do sertão", como dizia Luís Gonzaga, é com uma boa dose de emoção que se apresenta esse curta dirigido por Tiago Carvalho, produzido em parceria pela Articulação Nacional de Agroe cologia (ANA), Canal Saúde e a VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz. O semiárido denso de Remanso, D. Gracinha e sua família vivendo com dignidade num período que em outras épocas seria uma tragédia social.

131. MINHA VIDA É NO MEIO DO MUNDO
25min - 2014 - HD
Produção: Canal Saúde/VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz
Direção: Tiago Carvalho
Um documentário sobre a construção de um movimento de mulheres agricultoras do Polo da Borborema, Agreste da Paraíba. Ao saírem de casa para ganhar o mundo, as agricultoras falam sobre as diversas manifestações da violência, mas sobretudo, contam como foram construindo caminhos para superação desse quadro a partir da vivência da agroecologia.

145. O CIRCUITO
15min - 2013 - HD
Produção: Canal Saúde/VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz
Direção: Tiago Carvalho
O circuito estratégia de circulação de produtos agroecológicos criado pela Rede Ecovida de Agroecologia, conecta consumidores e agricultores nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo que fornecem alimentos saudáveis e fortalecem o comércio justo nessas regiões.

149. O VENENO ESTÁ NA MESA - AGROECOLOGIA PARA ALIMENTAR O MUNDO COM SOBERANIA PARA ALIMENTAR OS POVOS
71min - 2014 - DVD
Produção: Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida e Caliban Produções Cinematográficas
Direção: Sílvio Tendler
Após impactar o Brasil mostrando as perversas consequências do uso de agrotóxico em "O Veneno Está na Mesa", o diretor apresenta no segundo filme uma nova perspectiva. Este vídeo atualiza e avança na abordagem do modelo agrícola nacional atual e de suas consequências para a saúde pública. Apresenta experiências agroecológicas empreendidas em todo o Brasil, mostrando a existência de alternativas viáveis de produção de alimentos saudáveis, que respeitam a natureza, os trabalhadores rurais e os consumidores.

181. SEMENTES E HISTÓRIA
11min - 2014 - HD
Produção: Canal Saúde/VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz
Direção: Tiago Carvalho
Buscando dar visibilidade às experiências de preservação e multiplicação das sementes crioulas na região centro sul do Paraná, "Sementes e histórias" mostra o trabalho dos agricultores familiares em uma região com desafios relacionados ao cultivo do fumo e à expansão das sementes transgênicas. O curta mostra também os impactos positivos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no apoio a redes locais de uso e conservação das sementes crioulas.

192. TACO DE TERRA
24min - 2015 - HD
Produção: Canal Saúde/VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz
Direção: Tiago Carvalho
Na Mata Sul de Pernambuco, agricultores familiares deixam o monocultivo da cana para trás e mostram que, com reforma agrária, é possível produzir alimentos saudáveis para a região. O vídeo integra a série Curta Agroecologia, produzida pela Articulação Nacional de Agroecologia, em parceria com o Canal Saúde e a VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz.
16. A SOJA NO MATO GROSSO
35min - 2015 - DVD
Produção: Josef StöckliDireção: Josef Stöckli/Lotti Stöckli
Pequenos agricultores falam de como suas plantações, isoladas entres as plantações de soja no Estado de Mato Grosso, são atingidas pelo uso de herbicidas e pesticidas. Os pequenos produtores na região são prejudicados pela pulverização dos agrotóxicos. Estes pequenos produtores precisam trazer seus alimentos para consumo próprio de muito longe porque suas terras estão prejudicadas. Hoje os assentamentos se tornaram favelas rurais devido à desigualdade e ao uso de pesticidas.

142. NUVENS DE VENENO
20min - 2013 - HD
Produção: Terra Firme/MP2 Produções/VideoSaúde Distribuidora
Direção: Beta Novaes
A nuvem se espraia pelas plantações. Em vez de molhar, seca. Ela não traz a chuva, traz o veneno. O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de soja, algo dão e milho e também um dos maiores consumidores de fertilizantes químicos e agrotóxicos."Nuvens de veneno" expõe as preocupações com as consequências no uso desses agroquímicos no ambiente, especialmente na saúde do trabalhador. Um filme revelador, que faz refletir sobre a forma que crescemos e sobre o tipo de desenvolvimento que queremos.

148. O VENENO ESTÁ NA MESA
50min - 2011 - DVD
Produção: Calibam Produções Cinematográficas
Direção: Sílvio Tendler
Desde 2008, o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos. Cada brasileiro consome, em média 5,2l de agrotóxico por ano. Em nome da produtividade, os agrotóxicos estão sendo aprovados para uso na terra, na alimentação e estão prejudicando a saúde do homem e da natureza.

149. O VENENO ESTÁ NA MESA - AGROECOLOGIA PARA ALIMENTAR O MUNDO COM SOBERANIA PARA ALIMENTAR OS POVOS
71min - 2014 - DVD
Produção: Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida e Caliban Produções Cinematográficas
Direção: Sílvio Tendler
Após impactar o Brasil mostrando as perversas consequências do uso de agrotóxico em "O Veneno Está na Mesa", o diretor apresenta no segundo filme uma nova perspectiva. Este vídeo atualiza e avança na abordagem do modelo agrícola nacional atual e de suas consequências para a saúde pública. Apresenta experiências agroecológicas empreendidas em todo o Brasil, mostrando a existência de alternativas viáveis de produção de alimentos saudáveis, que respeitam a natureza, os trabalhadores rurais e os consumidores.
31. ANTES QUE SEJA TARDE
10min -1996 - BETACAM
Produção: Paiad/UFPB/Prac/Coex
Direção: Torquato Joel/M. Vilar
Com depoimentos de dependentes e de profissional de saúde, são abordados os problemas psíquicos e sociais enfrentados pelos alcoólicos.
MENÇÃO HONROSA NA III MOSTRA VIDEOSAÚDE
28. AMAMENTAÇÃO: MUITO MAIS DO QUE ALIMENTAR A CRIANÇA
22min - 2010 - DVD
Produção: Ministério da Saúde/SUS/Sociedade Brasileira de Pediatria
Direção: Emanuel Erasmo/Elielson Pita
Dúvidas e preocupações como a melhor posição para amamentar, a alimentação recomendada pré e pós-parto, os cuidados que se deve ter com o corpo, a importância do contato com o bebê na hora do nascimento, a frequência e intervalos de amamentação estão entre as questões abordadas.
27. ALZHEIMER - MUDANÇAS NA COMUNICAÇÃO E NO COMPORTAMENTO
26min - 2011 - DVCAM
Produção: Kino Filmes
Direção: Thereza Jessouroun
A doença de Alzheimer é uma patologia neurológica degenerativa, progressiva e irreversível, que atinge toda a família, pois muda significativamente o cotidiano familiar e traz forte repercussão emocional, principalmente para aqueles que assumem a função de cuidador. Com o objetivo de tentar esclarecer algumas das incertezas que cercam os familiares durante a evolução da doença, este documentário apresenta informações básicas sobre mudanças na comunicação e no comportamento, que são os fatores de maior impacto e desestruturação na família.

47. CARTA DA ESPERANÇA
20min - 2015 - HD
Produção: Imaginação Artes Audiovisuais
Direção: João Inácio
Inspirado na história "Days with may father" (Dias com meu pai), de Phillip Tole dana, o vídeo fala sobre um acontecimento triste que envolve uma família. Pai e filho passam juntos por uma fase difícil de se lidar como perdas na família e situação de doença. Este vídeo foi dedicado aos cuidadores de pessoas acometidas por Alzheimer.

55. CLARITA
14min - 2007 - DVD
Produção: Thereza Jessouroun/Claudia Schuch
Direção: Thereza Jessouroun
Narrado na primeira pessoa e baseado na mãe da diretora do documentário, portadora da doença de Alzheimer, apresenta reflexões e questionamentos sobre o sentido da vida e a convivência com a morte.
MENÇÃO HONROSA V MOSTRA VIDEOSAÚDE
116. INSULAR
16min - 2015 - DVD
Produção: Tati W. Franklin
Direção: Tati W. Franklin
Nenhum homem é uma ilha, completo em si próprio; cada ser humano é uma parte do continente, uma parte de um todo." (John Donne) "Insular" é um documentário que convida o espectador a imergir o olhar no modo de vida de uma família que vive em uma ilha. É filme de significado livre, cabe ao espectador preenchê-lo, permitir a experiência do contato com esse universo, à rejeição ou identificação.

143. O BOM DA BRINCADEIRA
15min - 2015 - HDV
Produção: Itamar Palauro/Lei João Bananeira/Cariacica
Direção: Ricardo Sá
O carnaval de congo de Roda D'agua, comunidade do município de Cariacica-ES registrado durante 3 décadas. As imagens destes registros foram apresentadas para os integrantes das bandas de congo da região, que analisaram o processo de desenvolvimento de uma das festas populares mais representativas do Espírito Santo.
29. AMIGAS DO PEITO
20min - 2016 - DVCAM
Produção: Roberto Abib/Marcelo Queiroz/Laryssa Rocha
Direção: Roberto Abib
O Programa Amigas do Peito aborda o afeto como estratégia de superação em um grupo de pacientes do Hospital Federal Cardoso Fontes. A experiência será o piloto de humanização no tratamento de mulheres mastectomizadas nos hospitais federais. O documentário registrou a rotina das pacientes no hospital e no dia a dia. Ao longo dos encontros as mulheres trocam informações; visitam outras pacientes que vão passar por cirurgia, mostrando como fica a vida após a retirada da mama.

39. ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE
22min - 2011 - DVD
Produção: Rede de Investigação em Sistema e Serviço de Saúde no Cone Sul
Direção: Mili Bursztyn
Equipes de profissionais de saúde do Paraguai, Argentina e Uruguai, que participaram do Estudo Multicêntrico em Atenção Primária em Saúde, falam sobre experiências que deram certo. O filme trata de saúde pública e ressalta a importância de políticas que promovam e aproximem uma comunidade dos serviços que lhe são oferecidos.

43. CABEÇA NUA
15min - 2016 - DVD
Produção: Misturemídia UW/Canal Futura
Direção: lsis Drumond
O documentário "Cabeça Nua" mostra as várias nuances da relação das pacientes de quimioterapia com o lenço para, num sentido amplo, debater o quanto o tra tamento interfere na autoestima das mulheres e o quanto o estigma social em torno do câncer ainda é presente, apesar dos avanços na detecção e tratamento da doença. Afinal, o lenço liberta ou oprime? Enfeita ou marca? Esconde ou expõe?

119. LA CLINICA DEL JACARÉ
13min - N/T - DVD
Produção: Diego Larrea/Fernando Sallis/Henrique Antunes
Direção: Diego Larrea/Fernando Sallis/Henrique Antunes
Em "La clinica del Jacare", você vai perceber como o agente comunitário de saúde (ACS) é peça fundamental para disseminar informação e ações de saúde pública.

121. LINHA DE CORTE
28min - 2013 - HD
Produção: Terra Firme/MP2 Produções/VideoSaúde Distribuidora
Direção: Beta Novaes
Quais são os limites do corpo humano? Correr 15 km em 52 minutos e 12 segundos? Cortar 52 toneladas de cana por dia? Essas marcas foram alcançadas por dois cortadores de cana que tinham em comum o árduo trabalho no campo. Com esse tempo, Maria Zeferina Baldaia conquistou o primeiro lugar na São Silvestre em 2001. Valdecir da Silva Reis conquistou um salário um pouco maior, muitas dores e uma morte prematura. O documentário "Linha de corte" mostra o impacto do sistema de pagamento por produção na saúde do trabalhador rural, desnudando a precariedade do trabalho no interior dos canaviais.
205. UM OUTRO OLHAR
31min - 2007 - DVCAM
Produção: Telenews Service Ltda
Direção: Leonardo Dourado/Tiago Carvalho
O desenvolvimento, ações, objetivos e modo de funcionamento dos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), além de sua integração com a atenção básica no Programa Saúde da Família.
33. ARTE, CULTURA E ACESSIBILIDADE
24min - 2013 - DVD
Produção: Pós-Pós Projetos Culturais/UFRJ
Direção: Flávia Corpas
O projeto ''Arte, Cultura e Acessibilidade" é realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pelo curso de Terapia Ocupacional, e conta com a parceria do Ministério da Cultura. O projeto visa o desenvolvimento criativo, artístico e social de crianças e adolescentes com autismo. As atividades transdisciplinares aplicadas no dia a dia do projeto têm como base obras e performances dos artistas Lygia Clark, Hélio Oiticica e Neide Sá.

138. MUNDOS POSSÍVEIS
27min - 2002 - BETACAM
Produção: Emília Moreira/Milena Rodrigues/Priscila Santos
Direção: Emília Moreira/Milena Rodrigues/Priscila Santos
Informa que o autista, quando devidamente estimulado e com acompanhamento adequado, desenvolve formas particulares de expressão. Mostra, através de três casos, que essa relação é passível de reciprocidade. Eles próprios nos ajudam a superar o preconceito, mostrando-nos que seu mundo é, antes de mais nada, possível.
2º LUGAR NA IV MOSTRA VIDEOSAÚDE
117. JORNAL DO CAIC
13min - 2008 - DVD
Produção: Alunos da Escola lzau ra Marques da Silva/Guaçuí/ES
Direção: Alunos da Escola lzaura Marques da Silva/Guaçuí/ES
O documentário debate a importância do descarte correto de resíduos hospitalares para prevenir contaminações.
180. SEM NOÇÃO - ZOAÇÃO TEM LIMITE?
15min - 2009 - DVCAM
Produção: VideoSaúde Distribuidora/lcict/Fiocruz
Direção: Coletiva
O vídeo aborda o termo bullying, usualmente descrito como ato de agressão física ou psicológica, intencional e repetida, praticado geralmente por um indiví duo ou um grupo, com o objetivo de intimidar, humilhar, perseguir e atormentar seus pares. Integra um projeto de pesquisa que aborda o fenômeno bullying no universo escolar. Adolescentes, especialistas e educadores compõem um painel, através de suas falas sobre o tema no ambiente escolar nos dias de hoje. Jovens falam o que pensam e sentem sobre o tema e relatam suas experiências sob a ótica de quem sofre e de quem pratica o bullying.
54. CIRURGIA SEGURA - CHECKLIST
11min - 2011 - DVD
Produção: Proqualis/VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz
Direção: Charles Daves
Vídeo ficcional sobre a checagem em ambiente e em procedimento cirúrgico. Locação: Centro Cirúrgico do HFGA (Hospital da Força Aérea do Galeão).
59. CONSELHO ESTADUAL DE DIREITOS HUMANOS: DUAS DÉCADAS DE LUTA
15min - 2015 - HDV
Produção: TV Ufes
Direção: Ana Paula Vieira
Reportagem especial produzida pela TV UFES, em homenagem ao Dia Mundial dos Direitos Humanos e da comemoração dos 20 anos de história e luta do Conselho Estadual de Direitos Humanos do Espírito Santo.

61. CONSTRÓI FÁCIL
24min - 2007 - MINI-DV
Produção: Cecip/SPDAv/lcict/Fiocruz e Cesteh/Fiocruz
Direção: Telêmaco Montenegro
Retrata uma experiência de cidadania bem-sucedida. Trabalhadores da construção civil formam cooperativa e trabalham com empreendimento solidário, cons truindo moradias mais baratas, gerando emprego e promovendo a cidadania.

89. ENCONTRO COM MILTON SANTOS OU O MUNDO GLOBAL VISTO DO LADO DE CÁ
01h40min - 2006 - DVD
Produção: Calibam Produções
Direção: Sílvio Tendler
Tendo uma entrevista com o geógrafo Milton Santos como ponto de partida e referência, o documentário expõe um pensamento sobre globalização, necessária e desejada. Discute as distorções impostas aos países pobres que pagam injustamente pelo crescimento da economia dos países ricos e as consequências provenientes dessa lógica do capital, que amplia as diferenças ao invés de redistribuir as riquezas. Por outro lado, tenta mostrar um novo mundo, também sinalizado pelo professor Milton Santos, onde a união entre as "novas técnicas" e "os de baixo" podem fazer um futuro mais distinto para a humanidade.

94. ESCOLA SEM HOMOFOBIA: CONSTRUINDO PARA A DIVERSIDADE
18min - 2006 - DVD
Produção: Abia -Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids
Direção: Vagner de Almeida/Luciana Kamel
Integrante do projeto Escola sem Homofobia, este trabalho de intuito educativo, se propõe, através da realização de oficinas com professores da rede pública de ensino de Nova Iguaçu e de Duque de Caxias/RJ, a mostrar como a vivência na escola pode ser um caminho para o exercício da cidadania plena e um ambiente de respeito à diversidade sexual.

102. FILHOS DA PÁTRIA
17min - 2016 - DVD
Produção: Marte Filmes
Direção: Edilano Cavalcante
O Filme conta a história de 8 jovens migrantes que decidiram deixar seus estados (Ceará. Piauí, Maranhão e Pará) e ir para o Rio de Janeiro em busca de melhorias e novas oportunidades. O diretor do filme é um dos personagens e decide dividir seu ponto de vista com os outros jovens, questionando as relações que o migrante tem com a cidade e mais especificamente com a favela, local onde 90% dos migrantes moram.

183. SÉRIE DROGAS E CIDADANIA EM DEBATE
32min - 2012 - DVD
Produção: Gunga - Som.Imagem.Movimento
Direção: Angel Luis/Farid Abdelnour
Série com seis vídeos que mostra diferentes temas relacionados ao uso de drogas, fazendo um debate com a sociedade. Entre os temas apresentados está a questão da medicalização e o crack como uma epidemia.
101. FÉ ETERNA NA CIÊNCIA
25min - 2013 - DVD
Produção: Casa de Oswaldo Cruz
Direção: Stella Oswaldo Cruz Penido
Documentário sobre o médico, poeta e pesquisador Luiz Fernando Ferreira, da Fiocruz. Criou a Paleoparasitologia, ciência que estuda parasitas em material arqueológico. Em meio ao ambiente do saber, Luiz Fernando conta suas histórias, "algumas verdadeiras outras nem tanto", como ele mesmo acentua. Desde jovem encantado com os sábios de Manguinhos, escolhe os caminhos da ciência. Neste documentário nos relata sua trajetória de pesquisas e aventuras permeadas por um imaginário povoado por lendas e mitologias.

108. FREDERICO SIMÕES BARBOSA: ciência e compromisso social
52min - 2016 - DVD
Produção: Fiocruz Pernambuco e VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz
Direção: Sílvia Santos
O professor e pesquisador Frederico foi, antes de tudo, um formador de pessoas. Ajudou a moldar diferentes gerações de profissionais,de todo país, impregnando em cada um a emergência dos temas de saúde coletiva. Pioneiro no desenvolvimento de epidemiologia do Brasil, destacado cientista da negligenciada esquistossomose, atuou como um dos incentivadores da estratégia de agentes de saúde da família. A trajetória deste homem público comprometido com a saúde pública é contada por meio de rico acervo histórico e por relatos de alunos, colegas e familiares, além do próprio Frederico, formando um instigante painel sobre a memória da saúde brasileira.

133. MUDANDO O MUNDO
18min - 2015 - DVCAM
Produção: CoalaFilmes
Direção: Carla Gallo/Cesar Cabral
Em uma sala de aula, brinquedos e objetos ganham vida para ajudar a contar a história de descobertas científicas, na área da saúde, que mudaram o mundo. Em cinco divertidos episódios aprenda sobre Oswaldo Cruz e o combate à varíola; Adolpho Lutz e Emilio Ribas e a experiência sobre a transmissão da febre ama rela; Carlos Chagas e a descoberta do inseto transmissor da Doença de Chagas; Manoel Dias de Abreu e a invenção da técnica de abreugrafia e Zé Gotinha e a importância da vacinação.

168. PROFISSÃO CIENTISTA
44min - 2014 - HD
Produção: Jatobá Filmes
Direção: Ariane Mondo
A série "Profissão Cientista" é dividida em cinco episódios e conta a trajetória de pesquisadores da Fiocruz. O projeto, realizada pelo Observatório Juventude, Ciência e Tecnologia da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/ Fiocruz), foi criado a partir da experiência do Programa de Vocação Científica da escola e busca difundir informações sobre juventude, educação, ciência e tecnologia e inclusão social, incentivando jovens a seguirem carreiras científicas.
19. A TV PINEL NA LUTA ANTIMANICOMIAL (TV PINEL 7)
22min - 1997 - S-VHS
Produção: Núcleo de Vídeo/Cict/Fiocruz/lnstituto Philippe Pinel
Direção: Equipe da TV Pinel
As diversas iniciativas com os pacientes do Instituto Philippe Pinel: enquete produzida por atores da instituição perguntando aos transeuntes da Cinelândia sobre o que é ser normal. O evento do dia da luta antimanicomial contou com a participação das TV s comunitárias "Maxambomba", "Sala de Espera", "Facha" e "Bem TV".
3º LUGAR NA III VIDEOSAÚDE

73. DIGA NÃO À PROPAGANDA DE CIGARROS
20min - 2011 - 35MM
Produção: Infinito/Afinal
Direção: Adriana L Dutra/Tuco
As decisões tomadas pelo Brasil com a criação de uma nova legislação para regulamentar a exibição da propaganda de cigarro nos grandes veículos de comunicação.Aborda a influência da propaganda tabagista na vida dos jovens brasileiros expostos a este tipo de divulgação nos ambientes que frequentam. As estratégias de comunicação utilizadas pelas marcas de cigarro a fim de atraírem os jovens.

200. TV PINEL: UMA NAVE MUITO LOUCA
58min - 2003 - DVD
Produção: TV Pinel
Direção: Equipe da TV Pinel
A ficção "Uma nave muito louca" mostra o que sairia do encontro de aliens muito doidos com o pessoal do Pinel. A situação mundial leva "Os embaixadores" às ruas para saber das pessoas qual o nosso papel diante disso tudo.Traz ainda as ficções "Loucura pouca é bobagem", "Ràdio Atula", o "Show do Gilsão" -, uma animação em massinha e uma entrevista com Erli Mascarenhas, ator que dá vida, entre outros, ao personagem Dr. Fritz.
1. 11/01/2011 - A EXPERIÊNCIA LIMITE
27min - 2015 - DVD
Produção: Ponto de Equilíbrio Imagens
Direção: Sérgio Luiz Portela/Simone Santos Oliveira/Guilherme Planel
Baseado no desastre ocorrido na Região Serrana do Rio de Janeiro. Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo que foram os municípios mais afetados com fortes chuvas. Foram 750 deslizamentos de encostas em diferentes pontos da região causando mais de 900 mortes. O filme traz relatos de moradores, voluntários e profissionais que ajudaram e vivenciaram a tragédia.

3. A CASA DOS MORTOS
24min - 2009 - DVD
Produção: Imagens Livres
Direção: Débora Diniz
Bubu é um poeta com doze internações em manicômios judiciários. Ele desafia o sentido dos hospitais-presídios, instituições híbridas que sentenciam a loucura à prisão perpétua. O poema ''A casa dos mortos" foi escrito durante as filmagens do documentário e desvelou as mortes esquecidas dos manicômios judiciários. Bubu é o narrador de sua própria vida, mas também do seu destino de morte.

7. A ESTRADA SILVESTRE
37min - 2009 - HDV
Produção: Interferências Filmes
Direção: Ricardo Sá
Os hábitos interculturais de quilombolas, indígenas e pomeranos do Espírito Santo, que vivem no campo e na floresta. Comunidades quilombolas de Presidente Kennedy, Cachoeiro do ltapemirim e Santa Leopoldina. Comunidades indígenas de Aracruz e comunidades pomeranas de Domingos Martins e Santa Maria do Jetibá.

17. A TERRA E O TEMPO - VOZES DO QUILOMBO
52min - 2006 - DVCAM
Produção: SB Produções
Direção: Sergio Brito
A partir de suas memórias pessoais e coletivas, mulheres e homens das comunidades remanescentes do complexo quilombo Mata Cavalo, em Mato Grosso, falam sobre as origens do quilombo, a vida comunitária, do trabalho coletivo, das festas e, principalmente, sobre a história da luta pela retomada definitiva das terras que pertenceram aos seus ancestrais.

37. ATÉ ONDE A VISTA ALCANÇA
20min - 2007 - N/T
Produção: REC Produtores Associados
Direção: Felipe Peres Calheiros
Documentário dedicado a todas as famílias da comunidade quilombola do Sambaquim e do Riachão do Sambaquim, localizadas na zona rural do município pernambucano de Panelas, a 201 km do Recife. Descendentes de uma população negra do extinto Quilombo de Palmares. Estas famílias nunca tiveram o registro de suas terras, as quais foram tomadas por fazendeiros da região que as "compraram" em cartórios no começo do século XX. Aqueles que resistiram ao êxodo e a falta de terra e renda ainda hoje guardam oralmente a história de luta de seu povo.

40. BAÍA DO ESPÍRITO SANTO - UM OLHAR CANELA-VERDE
15min - 2014 - HD
Produção: Claudino de Jesus
Direção: Claudino de Jesus
As transformações paisagísticas, sociais e culturais da Baía de Vitória são mostradas por meio de imagens de arquivos e atuais e por depoimentos, construindo um jogo de memória e atualidade.

42. BORBOLETAS DA VIDA
38min - 2004 - DVCAM
Produção: ABIA-Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids
Direção: Vagner de Almeida
Desvenda a realidade dos jovens homossexuais que vivem na periferia das grandes cidades, sofrendo os efeitos da discriminação, da pobreza e da miséria.

44. CADÊO MEU ÔNIBUS?
10min - 2008 - MINI-DV
Produção:Vicentini Gomez
Direção: Vicentini Gomez
Os desafios cotidianos que pessoas portadoras de deficiência auditiva e visual enfrentam em cidades que não são adaptadas às suas necessidades, especialmente a dificuldade de locomoção em transportes públicos.

45. CAMELÔ DA SAÚDE
07min - 2015 - DVD
Produção: RE Produções
Direção: Rebecca Joviano
Hoje o conceito de saúde já não se restringe a quantidade de hospitais, postos ou profissionais de saúde. Hoje a qualidade de vida, como moradia, educação, alimentação de qualidade, saneamento básico, emprego e lazer, é condição básica para se alcançar mais saúde. Na falta ou dificuldade de acesso aos serviços básicos ou de emprego e moradia, a população inventa e re-inventa meios para se manter sau dável. Camelô da Saúde conta a história de um homem que trabalha com saúde nas calçadas de Belford Roxo, uma cidade do Estado do Rio de Janeiro.

46. CANÇÕES DE RESISTÊNCIA GUARANI
22min - 2009 - DIGITAL
Produção: Interferências Filmes
Direção: Ricardo Sá
A jornada dos índios guarani, que vivem nas comunidades indígenas guarani de Aracruz-ES, mas que vieram do sul do Brasil, numa caminhada de quase 40 anos, alimentados pelo desejo de encontrar a Terra sem Males.

48. CATADORES ENCANTADORES
10min - 2008 - DVD
Produção: Adriano Rosa/Jales Silva/Tomas May
Direção: Denise Assis
O documentário "Catadores encantadores" traz o trabalho de agentes de saúde, do município de Campinas que ensinam a catadores medidas educativas e sus tentáveis para evitar doenças e cuidar do ecossistema.

61. CONSTRÓI FÁCIL
24min - 2007 - MINI-DV
Produção: Cecip/SPDAv/lcict/Fiocruz e Cesteh/Fiocruz
Direção: Telêmaco Montenegro
Retrata uma experiência de cidadania bem-sucedida. Trabalhadores da construção civil formam cooperativa e trabalham com empreendimento solidário, cons truindo moradias mais baratas, gerando emprego e promovendo a cidadania.

64. CRACK, REPENSAR
26min - 2015 - DVCAM
Produção: DOCTELA
Direção: Felipe Crepker Vieira/Rubens Passara
Em uma sociedade de dependentes, questões como a redução de danos, internação compulsória e regulação das drogas precisam ser repensadas. Essa é a proposta do documentário Crack, repensar, que reúne depoimentos de usuários, ex-usuários, especialistas em saúde pública,acadêmicos,gestores e profissionais que atuam na promoção da justiça em um polêmico debate sobre como conviver com as drogas em uma sociedade dependente.
PRÊMIO DE MELHOR CURTA-METRAGEM PELO JÚRI POPULAR DO RECINE - FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE ARQUIVO 2015

72. DIÁRIOS DE TUBERCULOSE - EPIDEMIA OCULTA
50min - 2015 - DVCAM
Produção: Ventura Filmes
Direção: Andre Di Kabulla/leda Rozenfeld
Uma comunidade carente no Rio de Janeiro, pessoas em situação de rua, outras privadas de liberdade no Recife e uma aldeia indígena no Amazonas. A equipe do documentário viaja pelo país para mostrar o que essas localidades têm em comum: os determinantes sociais que contribuem para a transmissão da tuberculose. Uma doença que as pessoas ainda têm vergonha de dizer o nome, mas que afeta milhares por ano em todo Brasil. Pacientes, ex-pacientes e profissionais de saúde relatam os sintomas, as formas de contágio e de tratamento dessa epidemia ainda oculta.

75. DO LUTO À LUTA
01h16min - 2004 - DVD
Produção: Casa Azul Produções
Direção: Evaldo Mocarzel
O mundo dos portadores de síndrome de Down, que atinge cerca de 8 mil bebês a cada ano no Brasil. A partir da ótica de um downiano, que tem uma visão muito peculiar, sensorial e engraçada são apresentadas as dificuldades enfrentadas no cotidiano, o preconceito da sociedade e as suas potencialidades são reveladas no filme.

78. DOENÇAS NEGLIGENCIADAS NO NORDESTE: SITUAÇÃO, DETERMINANTES E OS SERVIÇOS DE REFERÊNCIA DA FIOCRUZ PERNAMBUCO
17min - 2013 - N/T
Produção: Película Vídeo
Direção: Assessoria de Comunicação/CPqAM
"Doenças negligenciadas no Nordeste: situação, determinantes e os Serviços de Referência da Fiocruz PE" é um vídeo institucional que parte da discussão sobre essas enfermidades para apresentar o trabalho desenvolvido pelos seis serviços da unidade, que são referência nacional- em culicídeos vetores, filarioses e peste -e regional- em doença de Chagas, esquistossomose e leishmaniose.

97. ESTACÃO ITUETA
17min - 2009 - HD
Produção: Bianca Sperandio - Ufes
Direção: Bianca Sperandio
Em meio aos pesados investimentos nacionais no setor de produção de energia elétrica, ltueta, uma pequena cidade localizada próxima à divisa de Minas Gerais com o Espírito Santo, foi inundada pelas águas represadas do Rio Doce. Mas, a memória e a história de seus moradores resistem.

98. EXITE
06min - 2007 - DVD
Produção: Adriana Castanho/Bruno Belucci/Gabriel Reis/Tatiana Lola
Direção: César Netto
Através de quatro personagens de idades, etnias e classes sociais diferentes, moradores de uma grande metrópole, enfoca a síndrome do pânico.

102. FILHOS DA PÁTRIA
17min - 2016 - DVD
Produção: Marte Filmes
Direção: Edilano Cavalcante
O Filme conta a história de 8 jovens migrantes que decidiram deixar seus estados (Ceará. Piauí, Maranhão e Pará) e ir para o Rio de Janeiro em busca de melhorias e novas oportunidades. O diretor do filme é um dos personagens e decide dividir seu ponto de vista com os outros jovens, questionando as relações que o migrante tem com a cidade e mais especificamente com a favela, local onde 90% dos migrantes moram.

107. FOME: A DOR DO VAZIO
20min - 2001 - MINI-DV
Produção: TV PUC - Rio/Projeto Comunicar
Direção: TV PUC - Rio/Projeto Comunicar
Discute a fome que atinge quase 1/3 da populaçã o brasileira e mostra a realidade de 54 milhões de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza, em condições de miséria absoluta.
PRÊMIO ESPECIAL FOME ZERO NA IV MOSTRA VIDEOSAÚDE

111. HÁ VIDA APÓS O LIXÃO?
11min - 2014 - DVD
Produção: Alunos do Centro Educacional lsrael/Guaçuí/ES
Direção: Alunos do Centro Educacional lsrael/Guaçuí/ES
O vídeo alerta para a preservação do meio ambiente e destaca iniciativas de moradores que implementaram fontes alternativas e renováveis de energia em seus cotidianos.

116. INSULAR
16min - 2015 - DVD
Produção: Tati W. Franklin
Direção: Tati W. Franklin
Nenhum homem é uma ilha, completo em si próprio; cada ser humano é uma parte do continente, uma parte de um todo." (John Donne) "Insular" é um documentário que convida o espectador a imergir o olhar no modo de vida de uma família que vive em uma ilha. É filme de significado livre, cabe ao espectador preenchê-lo, permitir a experiência do contato com esse universo, à rejeição ou identificação.

124. LOCUS - a loucura mora em qualquer lugar
26min - 2011 - HDV
Produção: Estudio Quase e Mirabólica
Direção: Klaus'Berg
Locus, documentário, gravado na cidade de Alegre/ES, aborda a problemática da convivência com a loucura no espaço público através de um passeio de estranhamento pela cidade. Com depoimentos de moradores, especialistas e autoridades, a narrativa propõe um debate sobre o imaginário do que é loucura e de quem é o louco em Alegre. A cultura local e as relações sociais da vida cotidiana são retratadas por meio da perspectiva aberta pelos protagonistas do filme, figuras populares, que mesmo vistas com metáforas de alteridade e loucura, são necessárias para o convívio "normal" na cidade.

125. LORENA - NA ROTA NACIONAL DA EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL
15min - 2008 - DVD
Produção: Fatea/Amir Sciotta/Douglas Maciente/Thiago Rocha
Direção: Amir Sciotta/Douglas Maciente/Thiago Rocha
Lorena, cidade do interior de São Paulo, às marge ns da Rod Pres. Outra e cerca de 80 mil habitantes sofre um dos problemas socioeconômicos mais difíceis de resolver: a explo raçã o sexual infantil. O que leva jovens meninas e meninos a se prostituírem? Fome? Drogas? A exploração sexual constitui-se como crime contra a liberdade sexual e esta reportagem mostra com entrevistas e imagens exclusivas o dia-a-dia destes jovens.

130. MIGRANTES
46min - 2007 - DVCAM
Produção: MP2 Produções
Direção: Beta Novaes/Francisco Alves/Claisson Vidal
Documentário que retrata as condições de trabalho e de vida dos trabalhadores do Nordeste nos canaviais das modernas usinas paulistas e os motivos que os levam a migrarem de suas terras para submeterem-se a um trabalho árduo, penoso, arriscado no corte de cana. A realidade destes trabalhadores do agronegócio da cana é desafiadora para a sociedade e autoridades brasileiras. Como reverter esta situação? Este é o maior desafio que o vídeo documentário coloca em cena.

136. MULHERES GUERREIRAS
23min - 2011 - DVD
Produção: Fátima Martins
Direção: Carlos Nogueira
A atuação das mulheres guerreiras da Rocinha e do Vidigal. Mulheres educadoras, donas de casa, trabalhadoras buscando suas identidades, unindo-se a grupos de trabalho para promover a educação, combater a violência, defender o meio ambiente nas comunidades onde vivem e trabalham e consolidar a inclusão social que buscam. O documentário mostra a atuação destas mulheres fora e dentro das ONGs Gasco, Grupo Ação Social Comunitário.

137. MUNDANÇA - TREM DOS MENDIGOS
13min - 1998 - HJ-EIGHT
Produção: Imaginação Produções
Direção: Alexandra Lima
Aborda o universo de pessoas sem destino certo, nem endereço fixo: suas condições de vida e a luta pela sobrevivência. Usa a história da ferrovia no Brasil para falar, em especial, do chamado trem dos mendigos, vagões destinados ao transporte de pessoas indesejadas na sociedade.
MENÇÃO HONROSA NA III MOSTRA VIDEOSAÚDE

146. O CORDEL DOS ATINGIDOS
22min - 2004 - HDV
Produção: Campo Vale
Direção: Ricardo Sá
No vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, a construção de uma hidrelétrica vai inundar os territórios ribeirinhos de diversas comunidades tradicionais. Seus moradores falam de suas preocupações com a mudança que virá.

152. ONDE ESTÁ FRANCO?
33min - 1997 - U- MATIC
Produção: La Palazzina/Capes
Direção: Luis Antonio Baptista
A avaliação de Franco Fuzzi, um ex-paciente internado durante 32 anos no hospital psiquiátrico de Ímola , Itália, sobre a lei 180 de fechamento dos manicômios. Narra, também, a sua relação com a cidade e seus projetos futuros.
MENÇÃO HONROSA NA III MOSTRA VIDEOSAÚDE

155. OSWALDO CRUZ NA AMAZÔNIA
55min - 2002 - BETACAM
Produção: COC - Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz
Direção: Stella Cruz Pennido/Eduardo Villela Thielen
Documentário histórico que resgata as viagens de Oswaldo Cruz à Amazônia. Em 1905 Oswaldo Cruz realizou viagem de inspeção sanitária aos portos do Norte, entrando no Amazonas até Manaus. Em 1910 realizou uma campanha contra a febre amarela em Belém e estabeleceu um plano de combate à malária nas obras de construção da ferrovia Madeira-Mamoré. O filme mostra filmes, fotografias, caricaturas, cartas e relatórios de Oswaldo Cruz. Quase um século depois, uma equipe de pesquisadores da Casa de Oswaldo Cruz refaz seu percurso na Amazônia, documentando essa memória e atualizando as principais questões de saúde por ele observadas.

156. PAQUEQUER QUE TE QUERO VIVO
18min - N/T - BETACAM
Produção: Paé Produções Culturais
Direção: Miguel Freire
O equilíbrio e o futuro do planeta dependem da preservação da água e seus ciclos. A preservação dos mares e oceanos é fundamental pois é por onde começam os ciclos. A água é rara e dispendiosa e pode escassear em qualquer região do mundo. O Rio Paquequer é o rio mais importante da cidade de Teresópolis, nasce na Serra dos Órgãos e tem recebido todo chorume dos depósitos de lixo, deteriorando a qualidade das suas águas.

169. RATTUS RATTUS
16min - 2009 - DVCAM
Produção: Zé Brandão
Direção: Zé Brandão
Rio de Janeiro, 1904, Oswaldo Cruz promove intenso combate à peste bubônica, Heitor, um pequeno imigrante, descobre uma maneira inusitada de ganhar dinheiro: caçar ratos.
SÉRIE ANIMA SAÚDE

170. RECOMEÇOS
13min - 2016 - HD
Produção: Misturemídia UW/Canal Futura
Direção: Juliana Gama
Fugidas de um país em guerra, famílias sírias tentam reconstruir suas vidas no Brasil, entre a alegria do acolhimento e a incerteza do futuro. O documentário "Recomeços" conta a história desses grupos e sua jornada para iniciar uma nova vida a partir de personagens cuja trajetória individual espelha as dificuldades e esperanças dos sírios refugiados no Brasil.

174. RIO PAQUEQUER FOTOGRAFIAS
14 MIN - N/T - BETACAM
Produção: Bruno Peixoto/Marcela Chermont/Marcelle Pereira
Direção: Paulo Freire
O rio Paquequer é o rio mais importante da cidade de Teresópolis, nasce na serra dos Órgãos e corta o Estado do Rio de Janeiro. Desde a Pedra do Sino, no Vale das Orquídeas, Campo das Antas. Foram tiradas fotografias das nascentes principais do Rio Paquequer que vai desta região até encontrar o Rio Paraíba.

175. RUÍNAS DA LOUCURA
26min - 2008 - DVCAM
Produção: Modus Produtora de lmagens/Cris Reque
Direção: Karine Emerich/Mirela Kruel
Um retrato do cotidiano de Ecton, Jorge, Israel, Abel, Marli e seus dois irmãos: Manoel e Regina. As histórias de vidas que se cruzam e a possibilidade de viver diferente num lar - o Serviço Residencial Terapêutico Morada Viamão, criado em 2005, para abrigar ex-pacientes do hospital psiquiátrico São Pedro.

178. SAÚDE E ALIMENTAÇÃO DO POVO XAVANTE
26min - 2007 - DVD
Produção: Associação Nossa Tribo
Direção: Leandro Parinai'Á/Jony Xavante
O ancião mais velho da aldeia Wederã, da Terra Indígena de Pimentel Barbosa, em Mato Grosso, Cidaneri, conta como era a alimentação do povo Xavante antes do contato com o branco. Explica também porque os índios Xavante estão ficando doentes depois que foram inseridos alimentos industria li zad os como o açúcar, os refrigerantes e salgadinhos. Estas mudanças na alimentação provocam doenças que eram inexistentes.

182. SEMPRE VIVA
24min - 2015 - HD
Produção: Canal Saúde/VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz
Direção: Tiago Carvalho
As encostas da Serra do Espinhaço, em Minas Gerais, são habitadas há séculos por comunidades tradicionais que vivem da agricultura e da coleta de frutos e flores - as sempre-vivas - que crescem nas campinas, na cumeeira da serra. São quilombolas, caboclos e brancos que preservaram e transformaram aquelas paisagens. No começo dos anos 2000, parques estaduais e nacionais de proteção ambiental integral foram criados sobre essas áreas e o acesso dos apanhadores de flor foi impedido. Esses homens e mulheres hoje lutam em defesa de seu modo de vida e seu território.

184. SERTÃOMAR
13min - 1994 - U- MATIC
Produção: Marcus Vilar
Direção: MarcusVilar
Um paralelo entre a aspereza da terra e o reconforto da água, tendo como referência uma família que mora no alto sertão paraibano, onde três irmãos sofrem de uma doença rara chamada ictiose, que provoca uma mutação física com características semelhantes à hanseníase.
MENÇÃO HONROSA NA II MOSTRA VIDEOSAÚDE

198. TUPINAMBÁ - O RETORNO DA TERRA
25min - 2015 - HD
Produção: Repórter Brasil
Direção: Daniela Alarcon
A aldeia Serra do Padeiro, localizada no sul da Bahia, é pertencente a tribo dos Tupinambás, que há dez anos lutam pela reapropriação de suas terras junto aos órgãos brasileiros.A trajetória da tribo é marcada por confrontos, crises e descriminações. O documentário reúne depoimentos de índios que lutam para reaver sua terra.

201. TV UFES EM REGÊNCIA
07min - 2016 - HDV
Produção: TV Ufes
Direção: Camila Fregona
Um ano após o rompimento da barragem de Mariana, a TV Ufes foi até Regência, na foz do Rio Doce, verificar a situação da vila e participar do I DOC Regência, Mostra de Documentários sobre o Rio Doce. O evento ocorreu de 21 a 26 de novembro de 2016.

202. TV VILA: AMBIENTE, COISA & TAL
17min - 1993 - BETACAM
Produção: Unidade Clínica de Adolescentes do Hospital Universitário Pedro Ernesto/Dept. de Geologia e Engenharia
Direção: Sérgio Bloch
Em formato de programa televisivo, são abordados os problemas de saneamento de algumas favelas do Rio de Janeiro. Enfoca a influência do lixo sobre a segurança do terreno, os riscos de desmoronamento e infiltrações e o perigo de doenças.
3º LUGAR NA II MOSTRA VIDEOSAÚDE

203. ÚLTIMOS DIAS EM REGÊNCIA
09min - 2015 - HDV
Produção: Danilela Zanetti/João Paulo Lyrio lzoton
Direção: Daniela Zanetti
Após rompimento das barragens da Samarco, em Marina/MG, e com os impactos no Espírito Santo, os grupos de pesquisa em Populações Pesqueiras e Desenvol vimento no Espírito Santo (Geppedes) e em Cultura, Audiovisual e Tecnologia (CAT), da Universidade Federal do Espírito Santo, foram até a vila de Regência, no município de Linhares/ES, registrar as impressões da comunidade sobre os reflexos sociais e econômicos na região.

209. URBANISMO
04min - 2005 - DVD
Produção: Caranguejo.com/Univille
Direção: Chicolam
Mostra o reflexo do urbanismo e o crescimento e o progresso de uma sociedade e uma região nela vinculada. Mostra um caranguejo nas diversas situações cotidianas da cidade e como isso afeta seus modos de vida e seu habitat.

212. VIDA MARIA
08min - 2006 - DVD
Produção: Márcio Ramos
Direção: Márcio Ramos
Maria José, uma menina de 5 anos de idade, é levada a largar os estudos para trabalhar. Enquanto trabalha, ela cresce, casa, tem filhos e envelhece.

219. VOZES DO MORRO
28min - 2002 - MINI-DV
Produção: Rec Produtores Associados
Direção: Adelina Pontual
Retrata o cotidiano das pessoas que fazem parte do grupo de mulheres do morro da Conceição, em Recife-PE, que luta contra a aids em sua comunidade. Mostra as dificuldades enfrentadas e a luta pela superação dos obstáculos, e o impacto que esse processo teve em suas vidas e na comunidade, na descoberta de suas limitações e superação de preconceitos.
3º LUGAR NA IV MOSTRA VIDEOSAÚDE

220. VOZES VISÍVEIS NA ROCINHA
15min - 2007 - DVD
Produção: Viramundo/Threevoices
Direção: Coletivo de Oficineiros
Idealizado no âmbito do projeto Migração, Saúde e Vida Cotidiana na Rocinha, faz uso de entrevistas com moradores da comunidade, estudantes de medicina, dirigentes da faculdade de medicina da UFRJ e o presidente da FIOCRUZ, inteiramente roteirizadas, filmadas e editadas por oficineiros da própria comunidade, a fim de levantar questionamentos e alternativas acerca dos serviços de saúde, do acesso aos cuidados de saúde e do treinamento de graduados e médico em relação às condições de vida na favela.
62. CONTRACEPÇÃO E PLANEJAMENTO FAMILIAR E REPRODUTIVO NO BRASIL
22min - 2011 - DVD
Produção: Semina Produtos Educativos e Serviços Ltda
Direção: Semina
Material educativo que aborda a importância do planejamento familiar e do acesso à i nfor mação e à atenção contraceptiva, como suportes para o exercício dos direitos sexuais e reprodutivos. Discutindo impactos da gestação não-planejada, apresenta as alternativas de prevenção à gravidez disponíveis no SUS, suas formas de uso, características, vantagens e cuidados.

105. FIM DO SILÊNCIO
52min - 2008 - DVCAM
Produção: Thereza Jessouroun
Direção: Thereza Jessouroun
O aborto inseguro é, nos tempos atuais, um dos graves problemas para a saúde pública no nosso país, levando milhares de mulheres a vivenciarem situações de risco, ao sofrimento de sequelas físicas e psicológicas e à morte. O documentário traz, pela primeira vez, o depoimento dramático de algumas dessas mulheres, que falam abertamente, sem esconder rosto nem identidade, como e por que fizeram aborto.

112. HABEAS CORPUS
20min - 2005 - DVD
Produção: Imagens Livres
Direção: Débora Diniz/Ramon Navarro
O documentário acompanha o sofrimento de Tatielle, uma jovem mulher de Morrinhes, interior de Goiás. Grávida de 5 meses de um feto que não sobreviveria ao parto, um habeas corpus apresentado por um padre, que sequer a conhecia, impediu Tatielle de interromper a gestação. Mandada de volta para casa do hospital em que estava, a jovem agonizou por cinco dias as dores de um parto proibido pela religião e pela justiça.

126. LOUCAS PELO DIREITO DE DECIDIR
21min - 2007 - DVD
Produção: Sinos/ Loucas de Pedra Lilás
Direção: Aline Lucena/Ana Bosch
Apresenta 8 esquetes sobre o respeito à decisão das mulheres quando elas enfrentam uma gravidez indesejada.

208. UMA HISTÓRIA SEVERINA
23min - 2005 - DVD
Produção: Imagens Livres
Direção: Débora Diniz/Eliane Brum
Severina teve seu destino alterado por uma decisão do Supremo Tribunal Federal. Grávida de 4 meses de um feto sem cérebro, ela estava internada no hospital na mesma tarde em que o STF cassou a permissão para interromper a gravidez. O documentário testemunha essa trajetória Severina - conta o longo dia que os ministros não acompanharam.
5. A CONSTRUÇÃO DA INTELIGÊNCIA NA PRIMEIRA INFÂNCIA: ODESENVOLVIMENTO DA NOÇÃO DE OBJETO
16min - 2006 - DVD
Produção: Incomum - Instituto de Comunicação Social e Cidadania
Direção: Heverton Lacerda
A constituição da inteligência em bebês. O objetivo é mostrar, a partir do referencial teórico da Epistemologia Genética como as crianças constroem a noção de objeto permanente. Essa importante aquisição, tanto para o desenvolvimento cognitivo como para o emocional, permite ao bebê, além do acesso à inteligência representativa, a construção da própria noção do eu.

28. AMAMENTAÇÃO: MUITO MAIS DO QUE ALIMENTAR A CRIANÇA
22min - 2010 - DVD
Produção: Ministério da Saúde/SUS/Sociedade Brasileira de Pediatria
Direção: Emanuel Erasmo/Elielson Pita
Dúvidas e preocupações como a melhor posição para amamentar, a alimentação recomendada pré e pós-parto, os cuidados que se deve ter com o corpo, a importância do contato com o bebê na hora do nascimento, a frequência e intervalos de amamentação estão entre as questões abordadas.

65. CRIANÇA DÁ TRABALHO
21min - 2007 - DVD
Produção: Jah Comunicação Áudio Visual Ltda
Direção: Reginaldo Bianca
Dicas de pais e educadores de crianças com até seis meses de idade, considerada fase fundamental na vida da criança. Aborda questões importantes para a educação e o cuidado das crianças de até seis anos, como a comunidade entre adultos e crianças, o estímulo à autonomia e à imaginação, o desenvolvimento da sexualidade infantil, a proteção dentro e fora de casa, a importância da educação, dos limites e de crescerem com carinho e afeto.

74. DIVERSIDADE - MEDICALIZAÇÃO NA APRENDIZAGEM
28min - 2008 - BETACAM
Produção: TV PUC-SP
Direção: Eduardo Ramos
Aborda o problema da medicalização do ensino, um fenômeno que tem se tornado frequente no ambiente escolar, beneficiando as indústrias do diagnóstico e farmacêutica. Pais, professores e psicólogos discutem quando e como a dificuldade de aprendizagem deve ser tratada como doença. Especialistas alertam sobre as sequelas da medicalização desnecessária e atentam que muitas vezes o problema pode estar no sistema educacional e não no jovem e na criança.

81. DOUTORES DA ALEGRIA - O FILME
01h36min - 2005 - DVD
Produção: Mamo Filmes/Grifa Mixer
Direção: Mara Mourão
O registro do trabalho que o grupo "Doutores da Alegria" desenvolve com milhares de crianças hospitalizadas em todo o Brasil. O objetivo é transmitir a importância do papel social da arte, enfocando o triunfo da alegria em meio à adversidade, gerada pelos encontros de crianças e palhaços dentro do hospital. Além de acompanhar o dia-a-dia dos "clowns" nos ambulatórios, enfermarias e UTls, a equipe do documentàrio registrou o treinamento que recebem e toda a preparação desses palhaços.

93. ERA UMA VEZ UMA FAMÍLIA
22min - 2007 - DVD
Produção: Jah Comunicação Áudio Visual Ltda
Direção: Reginaldo Bianco
Apresenta a história de uma família e os desafios cotidianos que pais e responsáveis enfrentam na criação e educação dos filhos. O objetivo é discutir as crenças, as opiniões e atitudes que os adultos apresentam diante do castigo físico e humilhante usado como medida disciplinar e educativa. Propõe uma reflexão crítica sobre essas questões.

103. FILIPE
14min - 2006 - DVD
Produção: Margarida Hernadez/Bucanero Filmes
Direção: Margarida Hernandez
Filipe é um garoto que precisa de um coração. Enquanto espera pelo transplante, ele escreve livros cheios de humor e otimismo e desenha sua vida no hospital.
2º LUGAR V MOSTRA VIDEOSAÚDE

125. LORENA - NA ROTA NACIONAL DA EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL
15min - 2008 - DVD
Produção: Fatea/Amir Sciotta/Douglas Maciente/Thiago Rocha
Direção: Amir Sciotta/Douglas Maciente/Thiago Rocha
Lorena, cidade do interior de São Paulo, às marge ns da Rod Pres. Outra e cerca de 80 mil habitantes sofre um dos problemas socioeconômicos mais difíceis de resolver: a explo raçã o sexual infantil. O que leva jovens meninas e meninos a se prostituírem? Fome? Drogas? A exploração sexual constitui-se como crime contra a liberdade sexual e esta reportagem mostra com entrevistas e imagens exclusivas o dia-a-dia destes jovens.

138. MUNDOS POSSÍVEIS
27min - 2002 - BETACAM
Produção: Emília Moreira/Milena Rodrigues/Priscila Santos
Direção: Emília Moreira/Milena Rodrigues/Priscila Santos
Informa que o autista, quando devidamente estimulado e com acompanhamento adequado, desenvolve formas particulares de expressão. Mostra, através de três casos, que essa relação é passível de reciprocidade. Eles próprios nos ajudam a superar o preconceito, mostrando-nos que seu mundo é, antes de mais nada, possível.
2º LUGAR NA IV MOSTRA VIDEOSAÚDE

140. NI MIN NUM PEGA NÃO
05min - 2007 - DVD
Produção: Canal Saúde/Coopas Multimagens
Direção: Naldo Dias Alves
Neste vídeo, uma animação (desenho) de um rap é a base que reforça conceitos voltados ao público infantil.
SÉRIE CUIDAR DOS ALIMENTOS

144. O BRINCAR COMO ELEMENTO TRANSFORMADOR NA HUMANIZAÇÃO
14min - 2006 - DVCAM
Produção: 4 Ventos
Direção: Mareia Medeiros
No Instituto Fernandes Figueira-lFF, o brincar é utilizado como dispositivo do processo de humanização. Os atendimentos do Saúde e Brincar, programa interdisciplinar que utiliza o lúdico como intervenção terapêutica na experiência do adoecimento e hospitalização na infância, ocorrem nos espaços hospitalares, transformando o espaço e a dinâmica hospitalar.

167. PROCURA-SE JANAÍNA
54min – 2007 - BETACAM
Produção: Sequência 1 Ltda
Direção: Miriam Chnaiderman
Há crianças sem lugar no mundo. São crianças entregues a instituições e que não se desenvolvem nos padrões esperados: não são portadoras de deficiências, mas também não têm um desenvolvimento dito normal. Assim era Janaína, negra, pobre e institucionalizada na Febem dos anos 1980. Ela se debatia no berço e se machucava, ficava com a mão espalmada, não falava e não se relacionava com outras crianças. Hoje, duas décadas depois, onde estará Janaína?
MENÇÃO HONROSA V MOSTRA VIDEOSAÚDE

189. SUPER PLUNF
09min - 2014 - DVCAM
Produção: Lapis/Laboratório de Pesquisa em Imagem e Som
Direção: Camila Kauling Rumpf/Henrique Luiz Pereira Oliveira
Super Plunf é uma animação em Stop Motion que aborda as transformações no preparo e consumo de alimentos no ambiente doméstico. O personagem principal é um menino que consome somente comida instantânea e é conduzido a conhecer outras práticas alimentares.

199. TURMA DO ESCOVINHA EM UMA AVENTURA NO PARQUE
09min - 2006 - DVD
Produção: Fabiano Vieira Vilhena
Direção: Fabiano Vieira Vilhena
Conta a história de uma turma de amigos que durante um passeio no Parque Roberto Burle Marx, em São José dos Campos, São Paulo, são abordados pela gangue do Placão, personagens característicos de problemas de saúde bucal.

212. VIDA MARIA
08min - 2006 - DVD
Produção: Márcio Ramos
Direção: Márcio Ramos
Maria José, uma menina de 5 anos de idade, é levada a largar os estudos para trabalhar. Enquanto trabalha, ela cresce, casa, tem filhos e envelhece.
7. A ESTRADA SILVESTRE
37min - 2009 - HDV
Produção: Interferências Filmes
Direção: Ricardo Sá
Os hábitos interculturais de quilombolas, indígenas e pomeranos do Espírito Santo, que vivem no campo e na floresta. Comunidades quilombolas de Presidente Kennedy, Cachoeiro do ltapemirim e Santa Leopoldina. Comunidades indígenas de Aracruz e comunidades pomeranas de Domingos Martins e Santa Maria do Jetibá.

10. A PELEJA - SÉRIE REVISTA DO TRABALHADOR
14min - 2001 - BETACAM
Produção: Fundacentro-Fundação Jorge Duprat Figueiredo de segurança e Medicina do Trabalho /TVE-Rede Brasil
Direção: Heitor Silva
Um cordel animado com a peleja entre os guerreiros Sá & Úde, que lutam pela defesa da vida, e os monstros Dó & Ença, que vivem para matar e disseminar enfermidades.
MENÇÃO HONROSA NA IV VIDEOSAÚDE

11. A PELEJA DOS GUERREIROS SÁ & ÚDE CONTRA OS MONSTROS DÓ & ENÇA NO PAÍS DOS TROPIC & AIS
16min - 2009 - DVCAM
Produção: Cabra Quente Filmes
Direção: Wilson Freire
Um cordel animado com a peleja entre os guerreiros Sá & Úde, que lutam pela defesa da vida, e os monstros Dó & Ença, que vivem para matar e disseminar enfermidades.
SÉRIE ANIMA SAÚDE

19. A TV PINEL NA LUTA ANTIMANICOMIAL (TV PINEL 7)
22min - 1997 - S-VHS
Produção: Núcleo de Vídeo/Cict/Fiocruz/lnstituto Philippe Pinel
Direção: Equipe da TV Pinel
As diversas iniciativas com os pacientes do Instituto Philippe Pinel: enquete produzida por atores da instituição perguntando aos transeuntes da Cinelândia sobre o que é ser normal. O evento do dia da luta antimanicomial contou com a participação das TV s comunitárias "Maxambomba", "Sala de Espera", "Facha" e "Bem TV".
3º LUGAR NA III VIDEOSAÚDE

25. ALIENADOS
15min - 2008 - DVD
Produção: RBS TV
Direção: Marta Biavaschi
Em 1964, ano do golpe militar no Brasil, Edgar Koetz, artista plástico é internado numa instituição manicomial. Lá, ele produz as principais obras de sua carreira, retratando vários pacientes. Ainda vive no hospital e se reconhece nesta obra 40 anos depois.

33. ARTE, CULTURA E ACESSIBILIDADE
24min - 2013 - DVD
Produção: Pós-Pós Projetos Culturais/UFRJ
Direção: Flávia Corpas
O projeto ''Arte, Cultura e Acessibilidade" é realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pelo curso de Terapia Ocupacional, e conta com a parceria do Ministério da Cultura. O projeto visa o desenvolvimento criativo, artístico e social de crianças e adolescentes com autismo. As atividades transdisciplinares aplicadas no dia a dia do projeto têm como base obras e performances dos artistas Lygia Clark, Hélio Oiticica e Neide Sá.

34. AS CALÊNDULAS DA AMÉRICA
10min - 2009 - DVD
Produção: Projeto Saúde na Tela/Ponto de Cultura/GHC (Grupo Hospita lar Conceição)
Direção: Hique Montanar
A história de criação do grupo "Calêndulas da América", que é um coral formado por mulheres da terceira idade. A trajetória de dona América Kubaski, responsável pela fundação do grupo e compositora do coral. As iniciativas de saúde e cultura geradas pelo "Calêndulas da América" à sua comunidade e o trabalho de apoio às próprias participantes do coral.

46. CANÇÕES DE RESISTÊNCIA GUARANI
22min - 2009 - DIGITAL
Produção: Interferências Filmes
Direção: Ricardo Sá
A jornada dos índios guarani, que vivem nas comunidades indígenas guarani de Aracruz-ES, mas que vieram do sul do Brasil, numa caminhada de quase 40 anos, alimentados pelo desejo de encontrar a Terra sem Males.

91. ERA ASSIM NAQUELA ÉPOCA
36min - 2013 - HDV
Produção: Interferências Filmes
Direção: Ricardo Salles Sá
A memória dos descendentes de imigrantes europeus no Espírito Santo. Personagens entre 80 e 105 anos relatam suas lembranças de infância, numa terra com poucos recursos e muito trabalho.

116. INSULAR
16min - 2015 - DVD
Produção: Tati W. Franklin
Direção: Tati W. Franklin
Nenhum homem é uma ilha, completo em si próprio; cada ser humano é uma parte do continente, uma parte de um todo." (John Donne) "Insular" é um documentário que convida o espectador a imergir o olhar no modo de vida de uma família que vive em uma ilha. É filme de significado livre, cabe ao espectador preenchê-lo, permitir a experiência do contato com esse universo, à rejeição ou identificação.

118. KAMENÃ
04min - 1995 - BETACAM
Produção: Núcleo de Cinema de Animação de CampinasDireção: W.Llazaretti/M. squarisi
Produção realizada em oficinas indígenas, no alto Xingu e Amazonas, tendo como tema uma lenda da destruição da floresta.
1º LUGAR NA III MOSTRA VIDEOSAÚDE

127. LOUCOS PELA DIVERSIDADE
25min - 2007 - MINI-DV
Produção: Laps-Ensp-Fiocruz/Sind-Minc/TV Pinel
Direção: Noale Toja
Mostra o processo da Oficina Nacional de Indicação de Políticas Públicas Culturais para Pessoas em Sofrimento Mental e em Situação de Risco Social, elaborada pelo Ministério da Cultura e a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.

128. MELODIÁRIO - SOBRE A OBRA DE JACEGAY LINS
25min - 2015 - HDV
Produção: Instituto Geração
Direção: Marcos Valério Guimarães
Uma visão ensaística sobre a poética do músico, compositor erudito, trilheiro e montador de cinema, poeta e pesquisador da cultura popular, Jaceguay Lins.

141. NOS TEMPOS DO JUQUIÁ
10min - 2013/2017 - HDV
Produção: Escola da Terra Capixaba
Direção: Ricardo Sá
Um grupo de quilombolas de Araçatiba, município de Vianna/ES, se reúne para reconstruir o Juquiá e relembrar os tempos antigos.

143. O BOM DA BRINCADEIRA
15min - 2015 - HDV
Produção: Itamar Palauro/Lei João Bananeira/Cariacica
Direção: Ricardo Sá
O carnaval de congo de Roda D'agua, comunidade do município de Cariacica-ES registrado durante 3 décadas. As imagens destes registros foram apresentadas para os integrantes das bandas de congo da região, que analisaram o processo de desenvolvimento de uma das festas populares mais representativas do Espírito Santo.

162. PEDRAS PRETAS - ITAÚNAS DE SÃO BENEDITO E SÃO SEBASTIÃO
25min - 2012 - DVD
Produção: Panela Audiovisual
Direção: Marcos Valério Guimarães
A festa de São Benedito e São Sebastião, em ltaúnas, norte do Espírito Santo, é o momento principal do folclore da região. Expressão de uma forma histórica de vida, marcada por escravidão, tragédia ecológica e a modernidade industrial do eucalipto e do álcool, o folclore é também uma forma de exercício político, o direito à vida e o bem simbólico maior.

166. PROCURANDO MADALENA
26min - 2010 - HDV
Produção: Video e Arte/Funcultura ES
Direção: Ricardo Sá
A busca bem humorada pela origem da toada MADALENA, que conquistou o mundo na voz de Martinho da Vila.

171. REFLEXOS DO RIO
19min - 2008 - DVD
Produção: André Lion/Filipe Machado/Gustavo MC Nair
Direção: André Lion/Filipe Machado/Gustavo MC Nair
Discute a relação entre o rio Tietê e a população de São Paulo a partir da exposição "Quase Líquido" de Eduardo Srur.

172. REIKWAAPA - RITOS DE PASSAGEM GUARANI
11min - 2011 - HDV
Produção: Interferências Filmes/Associação Guarani Boapy Pindó
Direção: Werá Djekupé (Marcelo Guarani) e Ricardo Salles Sá
A passagem da infância para a adolescência é um dos ritos vivenciados pelos mbya-guarani que vivem nas aldeias-comunidades indígenas guarani de Aracruz do ES. O contato e a convivência com a cultura do povo branco, esta e outras tradições foram se transformando. Mas os mais velhos insistem em transmitir seus conhecimentos para os mais jovens, na esperança da preservação de suas culturas.

173. REZAS, CURAS E MITOS
15min - 2007 - DVD
Produção: Clovis Fazio
Direção: Clovis Fazio/Avir Shamaim
Resgate das crenças e mitos do povo nordestino através de depoimentos de rezadeiras, curandeiros, da cultura popular e estudiosos do tema. Aborda em linguagem de cordel a cura por métodos não convencionais à medicina tradicional.

200. TV PINEL: UMA NAVE MUITO LOUCA
58min - 2003 - DVD
Produção: TV Pinel
Direção: Equipe da TV Pinel
A ficção "Uma nave muito louca" mostra o que sairia do encontro de aliens muito doidos com o pessoal do Pinel. A situação mundial leva "Os embaixadores" às ruas para saber das pessoas qual o nosso papel diante disso tudo.Traz ainda as ficções "Loucura pouca é bobagem", "Ràdio Atula", o "Show do Gilsão" -, uma animação em massinha e uma entrevista com Erli Mascarenhas, ator que dá vida, entre outros, ao personagem Dr. Fritz.

211. VIDA DE CONGO
32min - 2013 - DVD
Produção: Panela Audiovisual
Direção: Marcos Valério Guimarães
Na comunidade de Santiago, no extremo norte do município de Serra/ES, uma banda de Congo, manifestação folclórica típica do ES, faz um trabalho de cultura, cuidados sociais, entretenimento e representação cultural. Val, a rainha e liderança da banda, dirige e organiza os desfiles e apresentações da devoção ao santo Benedito, nos festejos de sua data, em 27 de dezembro. Crianças e adultos envolvem-se numa frenética preparação para os dias de devoção.

221. WALTER FIRMO: UM OLHAR SOBRE BISPO DO ROSÁRIO
10min - 2013 - DVD
Produção: Caos e Cinema
Direção: Flávia Carpas
Documentário que aborda a exposição sobre Bispo do Rosário - artista renomado e interno manicomial no Rio de Janeiro, que em 1985 foi entrevistado por José Castello e fotografado Walter Firmo, ocasião na qual puderam constatar a vivência da loucura e da grande realidade em que vivia Bispo. Suas celas e suas obras abriram a possibilidade de autorreflexão e o entendimento da vida, da condição humana e da arte contemporânea brasileira.
184. SERTÃOMAR
13min - 1994 - U- MATIC
Produção: Marcus Vilar
Direção: MarcusVilar
Um paralelo entre a aspereza da terra e o reconforto da água, tendo como referência uma família que mora no alto sertão paraibano, onde três irmãos sofrem de uma doença rara chamada ictiose, que provoca uma mutação física com características semelhantes à hanseníase.
MENÇÃO HONROSA NA II MOSTRA VIDEOSAÚDE
6. A DENGUE EM NOSSA HISTÓRIA
15min - 2011 - DVD
Produção: Prefeitura Municipal de Recife/PE
Direção: Fábio Nani
Filme que fala da dengue numa linha do tempo, quando os primeiros mosquitos foram identificados, entrando pela zona portuária, vindos de terras longínquas. Apresenta as ações de Oswaldo Cruz no início do século passado, sempre aliado aos grandes combates às epidemias. Fala da prevenção e do tratamento da doença e mostra as atividades dos agentes de saúde e suas ações na comunidade. O vídeo é produto do programa "Recife em defesa da vida".

30. ANIMA DENGUE
15min - 2009 - DVD
Produção: Centro de Pesquisa Rene Rachou (CPqRR)/Fundação Oswaldo Cruz
Direção: Cecis/CPqRR
O uso do desenho animado como instrumento de comunicação e informação sobre a dengue - formas de transmissão e combate, a ação e colaboração da população como parceiro do governo para o controle e extinção dos focos e consequente epidemia.

151. OLHAR DA USP: DOENÇAS ENDÊMICAS
28min - 2008 - DVCAM
Produção: TV USP
Direção: Ana Paula Chinelli
Em 2008, o Brasil enfrentou duas epidemias: de dengue e de febre amarela. Apesar dos meios de combater essas doenças serem conhecidas, por que elas ainda fazem vítimas em número recorde no país? E a tuberculose que mesmo com o tratamento disponível, ainda mata milhares de pessoas por ano? São todas doenças da pobreza?

164. POR QUE ACONTECEM EPIDEMIAS?
25min - 2008 - MINI-DV
Produção: TV PUC Rio
Direção: TV PUC Rio
Com a chegada do verão de 2008, o Rio de Janeiro entrou na lista dos estados mais afetados com a epidemia de dengue. O programa traz um histórico de outras epidemias que o país enfrentou, como a de varíola, no início do século passado. E ainda, aponta o Brasil como 13º em um ranking dos países tropicais com potencial de desenvolver epidemias de graves proporções. Doenças pouco faladas como a leptospirose, a tuberculose, a febre amarela, o cólera e a hanseníase ainda ameaçam a população.
102. FILHOS DA PÁTRIA
17min - 2016 - DVD
Produção: Marte Filmes
Direção: Edilano Cavalcante
O Filme conta a história de 8 jovens migrantes que decidiram deixar seus estados (Ceará. Piauí, Maranhão e Pará) e ir para o Rio de Janeiro em busca de melhorias e novas oportunidades. O diretor do filme é um dos personagens e decide dividir seu ponto de vista com os outros jovens, questionando as relações que o migrante tem com a cidade e mais especificamente com a favela, local onde 90% dos migrantes moram.

113. HERANÇA SOCIAL
20min - 2016 - HD
Produção: Jafas Filmes/VideoSaúde Distribuidora/lcict/Fiocruz
Direção: Christian Jafas
Uma doença antiga, estudada e negligenciada. O Rio de Janeiro é uma das capitais com mais casos de tuberculose. Mas por que para algumas pessoas a tuberculose é hereditária? Hereditária é a situação social. Os lugares mais pobres dos lugares mais ricos reúnem condições precárias de vida que propagam uma doença que não deveria mais existir. Ontem ou hoje a alvorada lá no morro nem sempre foi uma beleza. O documentário revela que há décadas partilhamos a mesma herança social.

137. MUNDANÇA - TREM DOS MENDIGOS
13min - 1998 - HJ-EIGHT
Produção: Imaginação Produções
Direção: Alexandra Lima
Aborda o universo de pessoas sem destino certo, nem endereço fixo: suas condições de vida e a luta pela sobrevivência. Usa a história da ferrovia no Brasil para falar, em especial, do chamado trem dos mendigos, vagões destinados ao transporte de pessoas indesejadas na sociedade.
MENÇÃO HONROSA NA III MOSTRA VIDEOSAÚDE

150. OCUPAR, RESISTIR E PRODUZIR
39min - 1989 - DVD
Producão: Agência Vix
Direcão: Claves Mendes e Ricardo Sá
O Movimento Sem Terra no início de sua história no ES. Imagens e depoimentos em assentamentos e acampamentos em todo o estado do ES, acompanhadas pelos comentários de Rogério Medeiros. Comunidades indígenas guarani de Aracruz/ES.

220. VOZES VISÍVEIS NA ROCINHA
15min - 2007 - DVD
Produção: Viramundo/Threevoices
Direção: Coletivo de Oficineiros
Idealizado no âmbito do projeto Migração, Saúde e Vida Cotidiana na Rocinha, faz uso de entrevistas com moradores da comunidade, estudantes de medicina, dirigentes da faculdade de medicina da UFRJ e o presidente da FIOCRUZ, inteiramente roteirizadas, filmadas e editadas por oficineiros da própria comunidade, a fim de levantar questionamentos e alternativas acerca dos serviços de saúde, do acesso aos cuidados de saúde e do treinamento de graduados e médico em relação às condições de vida na favela.
24. ADOLESCENDO
54min - 2009 - DVCAM
Produção: Telenews Service Ltda
Direção: Pedro Carvana
Os quatro amigos: Luís, Nando, Márcia e Carol saem em viagem. Luís está super afim de Márcia. Ele é diabético. Márcia corresponde. Os dois ficam juntos e tomam o maior susto. Carol quer esquecer o ex-namorado, se acha gorda. Vive infeliz e passa a tomar laxantes para emagrecer à força. Nando e os outros percebem e todos se unem para tentar ajudar-se mutuamente nesse período difícil da vida. Eles estão ADOLESCENDO.
210. VAMOS ACABAR COM A DIARREIA
11min - 1993 - BETACAM
Produção: S.E.S-PE/FNS-PE
Direção: Paulo Costa
Abordagem bem humorada sobre a diarreia, trazendo esclarecimentos e orientações à população sobre como evitar a doença, tomando cuidados simples a fim de evitar que chegue ao estágio de desnutrição, uma das maiores causadoras da mortalidade infantil.
2º LUGAR NA III MOSTRA VIDEOSAÚDE
170. RECOMEÇOS
13min - 2016 - HD
Produção: Misturemídia UW/Canal Futura
Direção: Juliana Gama
Fugidas de um país em guerra, famílias sírias tentam reconstruir suas vidas no Brasil, entre a alegria do acolhimento e a incerteza do futuro. O documentário "Recomeços" conta a história desses grupos e sua jornada para iniciar uma nova vida a partir de personagens cuja trajetória individual espelha as dificuldades e esperanças dos sírios refugiados no Brasil.

198. TUPINAMBÁ - O RETORNO DA TERRA
25min - 2015 - HD
Produção: Repórter Brasil
Direção: Daniela Alarcon
A aldeia Serra do Padeiro, localizada no sul da Bahia, é pertencente a tribo dos Tupinambás, que há dez anos lutam pela reapropriação de suas terras junto aos órgãos brasileiros.A trajetória da tribo é marcada por confrontos, crises e descriminações. O documentário reúne depoimentos de índios que lutam para reaver sua terra.
76. DOENÇA DE CHAGAS - ONTEM E HOJE
26min - 2010 - DVCAM
Produção: VideoSaúde Distribuidora/lcict/Fiocruz
Direção: Eduardo Thielen
A transição epidemiológica da doença de Chagas e o impacto desta transição na saúde de milhares de brasileiros são explorados neste vídeo, realizado em Belém/PA e na cidade paraense de Abaetetuba. A transmissão via oral do agente causador da doença está fortemente associado aos hábitos alimentares e ao manejo dos alimentos, principalmente o açaí.

77. DOENÇA DE CHAGAS: VIRANDO O JOGO
28min - 2010 - DVD
Produção: Serviço de Produção e Tratamento de Imagem do Instituto Oswaldo Cruz
Direção: Joseli Lannes
Estimula a promoção da responsabilidade individual e coletiva na prevenção e controle da doença de Chagas, englobando uma visão ecológica da reinfestação das casas e dos riscos de infecção de seus moradores em regiões expostas a vetores infectados pelo "Trypanossoma cruzi", exemplificadas por localidades do estado do Ceará. Diante do cenário epidemiológico atual da doença de Chagas, a educação e a informação em saúde são trazidas como oportunidades para mudança deste cenário.
196. TRÊS IRMÃOS DE SANGUE
60min - 2006 - DVD
Produção: No Ar Comunicação
Direção: Ângela Patrícia Reiniger
Mostra a vida de Betinho, Henfil e Chico Mário, personalidades conhecidas no cenário brasileiro e como suas ações se misturam com a história política, social e cultural do Brasil na segunda metade do século XX. Suas contribuições para as principais transformações pelas quais passou o povo brasileiro nesse período. Hemofílicos, foram contaminados pelo vírus HIV via transfusão de sangue, a tragédia que os tornou um símbolo de combate à Aids no Brasil. Para eles, a luta pela vida sempre esteve em primeiro lugar.
49. CCZ - CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES - CAMPINAS
23min - 2010 - DVD
Produção: Estúdio 30
Direção: Estúdio 30
O trabalho desenvolvido pelos profissionais da saúde que atuam no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campinas, no estado de São Paulo, vinculado à secretaria de saúde do município. O cuidado e a prevenção de doenças causadas por animais.
103. FILIPE
14min - 2006 - DVD
Produção: Margarida Hernadez/Bucanero Filmes
Direção: Margarida Hernandez
Filipe é um garoto que precisa de um coração. Enquanto espera pelo transplante, ele escreve livros cheios de humor e otimismo e desenha sua vida no hospital.
2º LUGAR V MOSTRA VIDEOSAÚDE
4. A CIDADE
15min - 2012 - HD
Produção: Kiko Ferraz Stúdios/Tat Stúdio/Combo
Direção: Liliana Sulzbach
Em 1940, portadores do Mal de Hansen (Hanseníase) foram isolados, compulsoriamente, até os anos 70, numa pequena cidade do Rio Grande do Sul, que viria a se tonar a Colônia de ltapuã. O Hospital de ltapuã já atendeu 1.454 pessoas e, até 2012, apenas 35 moradores ainda viviam lá, todos com mais de 60 anos de idade. São alguns deles que vão te mostrar o lugar e suas histórias no documentário ''A cidade".

20. A VIDA NÃO PARA - RECONHECENDO E CURANDO A HANSENÍASE
13min - 2003 - MINI-DV
Produção: DCS/CICT/Fiocruz e SMS- Rio de Janeiro
Direção: José Mariani
Através das histórias de diversas pessoas, mostra que a hanseníase pode ser contraída por qualquer um, independente de classe social ou cor. Mostra o que é a doença, as suas características, as formas de contágio e o tratamento correto.

21. ABRE OLHO MUNDO -"TUBERCULOSE E O SUS"; E EU COM ISSO?
13min - 2007 - DVD
Produção: Transformarte
Direção: Murilo Peixoto da Mota
Através de entrevistas realizadas com lideranças e profissionais de saúde, entre outros atores diretamente envolvidos com os problemas da tuberculose, é esta belecido um debate focando como a questão da doença é tratada no contexto do Sistema Único
de Saúde - SUS.

22. ABRE OLHO MUNDO -"TUBERCULOSE X AIDS"- DESAFIOS PARA A SAÚDE PÚBLICA
10min - 2007 - DVD
Produção: Transformarte
Direção: Murilo Peixoto da Mota
Através de entrevistas realizadas com lideranças e profissionais de saúde, entre outros atores diretamente envolvidos com os problemas da coinfecção de HIV/ Aids e tuberculose, é estabelecido um debate apontando contradições, preconceito e desinformação.

190. SUPERAÇÃO
17min - 2007 - DVD
Produção: SP Filmes de São Paulo
Direção: Ugo Giogertti
A trajetória de uma paciente de hanseníase, do momento em que recebe o diagnóstico até a notícia da cura.

207. UM SIMPLES ABRAÇO
55min - 2006 - DVD
Produção: Pedro Caetano/Filipe Ferraz
Direção: Pedro Caetano
"Tenho AIDS. Se você não tem preconceitos, me abrace!" Segurando um cartaz com essa frase gritantemente provocadora, um jovem caminha pela região mais movimentada do Centro de Juiz de Fora, despertando atenção da população. Surpreendido ele recebe carinhosamente atenção e abraços dos transeuntes.

210. VAMOS ACABAR COM A DIARREIA
11min - 1993 - BETACAM
Produção: S.E.S-PE/FNS-PE
Direção: Paulo Costa
Abordagem bem humorada sobre a diarreia, trazendo esclarecimentos e orientações à população sobre como evitar a doença, tomando cuidados simples a fim de evitar que chegue ao estágio de desnutrição, uma das maiores causadoras da mortalidade infantil.
2º LUGAR NA III MOSTRA VIDEOSAÚDE

213. VÍDEO CORDEL XVI - PARA COMBATER A HANSENÍASE
15min - 2008 - DVD
Produção: Cabra Quente Filmes
Direção: Wilson Freire
Relata ações dos arte educadores e Agentes Comunitários de Saúde da Secretaria de Saúde de Olinda, no combate à Hanseníase.
78. DOENÇAS NEGLIGENCIADAS NO NORDESTE: SITUAÇÃO, DETERMINANTES E OS SERVIÇOS DE REFERÊNCIA DA FIOCRUZ PERNAMBUCO
17min - 2013 - N/T
Produção: Película Vídeo
Direção: Assessoria de Comunicação/CPqAM
"Doenças negligenciadas no Nordeste: situação, determinantes e os Serviços de Referência da Fiocruz PE" é um vídeo institucional que parte da discussão sobre essas enfermidades para apresentar o trabalho desenvolvido pelos seis serviços da unidade, que são referência nacional- em culicídeos vetores, filarioses e peste -e regional- em doença de Chagas, esquistossomose e leishmaniose.

96. ESQUISTOSSOMOSE - QUEBRANDO O CICLO
25min - 2010 - DVCAM
Produção: VideoSaúde Distribuidora/lcict/Fiocruz
Direção: Silvia Santos
O combate à esquistossomose esbarra nas dificuldades geradas pelas condições sanitárias a que muitas pessoas estão expostas, especialmente na região nordeste, devido à desigualdade social que ainda persiste no Brasil. Gravado na região metropolitana de Recife e Cabo de Santo Agostinho/PE, os principais objetivos deste vídeo são: oferecer aos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) uma visão ampliada sobre a doença; contribuir para o conhecimento do seu ciclo; e orientar quanto ao reconhecimento do agente etiológico, bem como os fatores que mantêm a transmissão da doença.
PROJETO COMUNICAÇÃO E SAÚDE

151. OLHAR DA USP: DOENÇAS ENDÊMICAS
28min - 2008 - DVCAM
Produção: TV USP
Direção: Ana Paula Chinelli
Em 2008, o Brasil enfrentou duas epidemias: de dengue e de febre amarela. Apesar dos meios de combater essas doenças serem conhecidas, por que elas ainda fazem vítimas em número recorde no país? E a tuberculose que mesmo com o tratamento disponível, ainda mata milhares de pessoas por ano? São todas doenças da pobreza?

157. PARA O QUÊ? PARACOCCIDIOIDOMICOSE - NÃO É PALAVRÃO E TEM CURA!
06min - 2011 - DVD
Produção: Multimagens/Serviço de Comunicação Visual/lcict/Fiocruz
Direção: Raul Santana
Apresenta os cuidados necessários para combater a paracoccidioidomicose, classificada como doença negligenciada, que não é contagiosa e tem cura, mas causa graves sequelas se não for diagnosticada precocemente. Animação baseada na cartilha produzida pelo Instituto de Pesquisa Clínica57Evandro Chagas/lPEC/Fiocruz.

158. PARACOCO - ENDEMIA BRASILEIRA
24min - 2013 - HD
Produção: VideoSaúde Distribuidora/lcict/Fiocruz
Direção: Eduardo Thielen
Através de depoimentos de médicos e portadores da doença, a principal micose sistêmica existente no Brasil é apresentada nos seus aspectos clínicos, epidemiológicos, históricos, sociais e culturais. Doença ocupacional do meio rural que precisa ser mais conhecida para um controle efetivo.

164. POR QUE ACONTECEM EPIDEMIAS?
25min - 2008 - MINI-DV
Produção: TV PUC Rio
Direção: TV PUC Rio
Com a chegada do verão de 2008, o Rio de Janeiro entrou na lista dos estados mais afetados com a epidemia de dengue. O programa traz um histórico de outras epidemias que o país enfrentou, como a de varíola, no início do século passado. E ainda, aponta o Brasil como 13º em um ranking dos países tropicais com potencial de desenvolver epidemias de graves proporções. Doenças pouco faladas como a leptospirose, a tuberculose, a febre amarela, o cólera e a hanseníase ainda ameaçam a população.
27. ALZHEIMER - MUDANÇAS NA COMUNICAÇÃO E NO COMPORTAMENTO
26min - 2011 - DVCAM
Produção: Kino Filmes
Direção: Thereza Jessouroun
A doença de Alzheimer é uma patologia neurológica degenerativa, progressiva e irreversível, que atinge toda a família, pois muda significativamente o cotidiano familiar e traz forte repercussão emocional, principalmente para aqueles que assumem a função de cuidador. Com o objetivo de tentar esclarecer algumas das incertezas que cercam os familiares durante a evolução da doença, este documentário apresenta informações básicas sobre mudanças na comunicação e no comportamento, que são os fatores de maior impacto e desestruturação na família.

47. CARTA DA ESPERANÇA
20min - 2015 - HD
Produção: Imaginação Artes Audiovisuais
Direção: João Inácio
Inspirado na história "Days with may father" (Dias com meu pai), de Phillip Tole dana, o vídeo fala sobre um acontecimento triste que envolve uma família. Pai e filho passam juntos por uma fase difícil de se lidar como perdas na família e situação de doença. Este vídeo foi dedicado aos cuidadores de pessoas acometidas por Alzheimer.

55. CLARITA
14min - 2007 - DVD
Produção: Thereza Jessouroun/Claudia Schuch
Direção: Thereza Jessouroun
Narrado na primeira pessoa e baseado na mãe da diretora do documentário, portadora da doença de Alzheimer, apresenta reflexões e questionamentos sobre o sentido da vida e a convivência com a morte.
MENÇÃO HONROSA V MOSTRA VIDEOSAÚDE
120. LEISHMANIOSE VISCERAL: CONHECER PARA CONTROLAR
25min - 2010 - DVCAM
Produção: VideoSaúde Distribuidora/lcict/Fiocruz
Direção: Eduardo Thielen
Através de depoimentos de médicos, médicos veterinários e doentes em tratamento são apresentadas as ações de vigilância e prevenção da doença. Com o objetivo de fortalecer a educação em saúde e divulgar para a população informações sobre a leishmaniose visceral. Documentário explica a doença e o ciclo de transmissão, o parasito leishmania, o vetor flebótoma, a doença no hospedeiro cão, a doença humana e sua identificação e tratamento, assim como a sua epidemiologia.
PROJETO COMUNICAÇÃO E SAÚDE
64. CRACK, REPENSAR
26min - 2015 - DVCAM
Produção: DOCTELA
Direção: Felipe Crepker Vieira/Rubens Passara
Em uma sociedade de dependentes, questões como a redução de danos, internação compulsória e regulação das drogas precisam ser repensadas. Essa é a proposta do documentário Crack, repensar, que reúne depoimentos de usuários, ex-usuários, especialistas em saúde pública,acadêmicos,gestores e profissionais que atuam na promoção da justiça em um polêmico debate sobre como conviver com as drogas em uma sociedade dependente.
PRÊMIO DE MELHOR CURTA-METRAGEM PELO JÚRI POPULAR DO RECINE - FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE ARQUIVO 2015

115. INFERNO
23min - 2016 - HD
Produção: Thiago Moulin
Direção: Thiago Moulin
O uso de crack no Brasil pelo ponto de vista dos usuários e ex-usuários da droga. Baseado em quatro personagens principais, INFERNO apresenta as histórias de Rodrigo Ribeiro (catador de papelão e morador de rua), Felipe Tolomei (jovem terapeuta de classe média), Genilton Queiroz (barbeiro) e Leandro Martins (funcionário de um centro de recuperação de dependentes químicos) - seus caminhos até a droga e suas relações com ela.

183. SÉRIE DROGAS E CIDADANIA EM DEBATE
32min - 2012 - DVD
Produção: Gunga - Som.Imagem.Movimento
Direção: Angel Luis/Farid Abdelnour
Série com seis vídeos que mostra diferentes temas relacionados ao uso de drogas, fazendo um debate com a sociedade. Entre os temas apresentados está a questão da medicalização e o crack como uma epidemia.
89. ENCONTRO COM MILTON SANTOS OU O MUNDO GLOBAL VISTO DO LADO DE CÁ
01h40min - 2006 - DVD
Produção: Calibam Produções
Direção: Sílvio Tendler
Tendo uma entrevista com o geógrafo Milton Santos como ponto de partida e referência, o documentário expõe um pensamento sobre globalização, necessária e desejada. Discute as distorções impostas aos países pobres que pagam injustamente pelo crescimento da economia dos países ricos e as consequências provenientes dessa lógica do capital, que amplia as diferenças ao invés de redistribuir as riquezas. Por outro lado, tenta mostrar um novo mundo, também sinalizado pelo professor Milton Santos, onde a união entre as "novas técnicas" e "os de baixo" podem fazer um futuro mais distinto para a humanidade.

201. TV UFES EM REGÊNCIA
07min - 2016 - HDV
Produção: TV Ufes
Direção: Camila Fregona
Um ano após o rompimento da barragem de Mariana, a TV Ufes foi até Regência, na foz do Rio Doce, verificar a situação da vila e participar do I DOC Regência, Mostra de Documentários sobre o Rio Doce. O evento ocorreu de 21 a 26 de novembro de 2016.

203. ÚLTIMOS DIAS EM REGÊNCIA
09min - 2015 - HDV
Produção: Danilela Zanetti/João Paulo Lyrio lzoton
Direção: Daniela Zanetti
Após rompimento das barragens da Samarco, em Marina/MG, e com os impactos no Espírito Santo, os grupos de pesquisa em Populações Pesqueiras e Desenvol vimento no Espírito Santo (Geppedes) e em Cultura, Audiovisual e Tecnologia (CAT), da Universidade Federal do Espírito Santo, foram até a vila de Regência, no município de Linhares/ES, registrar as impressões da comunidade sobre os reflexos sociais e econômicos na região.
32. APOIO EM AÇÃO: EXPERIÊNCIAS INTEGRADAS
50min - 2014 - DVD
Produção: LAPPIS/IMS/UERJ
Direção: Bruna Maciel
O documentário é parte integrante do projeto de pesquisa ''Áreas programáticas e Direito à Saúde: construção da integralidade no contexto do apoio institucional" desenvolvido no período de julho de 2012 a agosto de 2014 na linha de atuação Ensinasus do Grupo do CNPQ LAPPIS do IMS-UERJ. Contou com o apoio da OPAS e LAPPIS/IMS/UERJ para sua realização e o incentivo do Ministério da Saúde, no âmbito das políticas do SAS/DAPES/MS.

48. CATADORES ENCANTADORES
10min - 2008 - DVD
Produção: Adriano Rosa/Jales Silva/Tomas May
Direção: Denise Assis
O documentário "Catadores encantadores" traz o trabalho de agentes de saúde, do município de Campinas que ensinam a catadores medidas educativas e sus tentáveis para evitar doenças e cuidar do ecossistema.

66. CRIANÇAS CONTRA A ZIKA
07min - 2016 - HD
Produção: Ministério da Saúde
Direção: Baboo Matsusaki/Luciano Oreggia
A série animada "Crianças contra Zika" mostra diferentes formas de prevenção, combate e cuidados contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, em clipes musicais com a participação de artistas convidados.

123. LIXO,UMA QUESTÃO DE CONSCIÊNCIA
13min - 2008 - DVD
Produção: Alunos da Escola Municipal Antonio Ribeiro Carneiro/Guaçuí/ES
Direção: Alunos da Escola Municipal Antonio Ribeiro Carneiro/Guaçuí/ES Documentário que mostra jovens aprendendo a importância do descarte correto do lixo para a proteção da natureza.

157. PARA O QUÊ? PARACOCCIDIOIDOMICOSE - NÃO É PALAVRÃO E TEM CURA!
06min - 2011 - DVD
Produção: Multimagens/Serviço de Comunicação Visual/lcict/Fiocruz
Direção: Raul Santana
Apresenta os cuidados necessários para combater a paracoccidioidomicose, classificada como doença negligenciada, que não é contagiosa e tem cura, mas causa graves sequelas se não for diagnosticada precocemente. Animação baseada na cartilha produzida pelo Instituto de Pesquisa Clínica57Evandro Chagas/lPEC/Fiocruz.

158. PARACOCO - ENDEMIA BRASILEIRA
24min - 2013 - HD
Produção: VideoSaúde Distribuidora/lcict/Fiocruz
Direção: Eduardo Thielen
Através de depoimentos de médicos e portadores da doença, a principal micose sistêmica existente no Brasil é apresentada nos seus aspectos clínicos, epidemiológicos, históricos, sociais e culturais. Doença ocupacional do meio rural que precisa ser mais conhecida para um controle efetivo.

195. TRABALHO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE - NA CORDA BAMBA DE SOMBRINHA
26min - 2010 - DVD
Produção: Nuted/Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Video Saúde Distribuidora/lcict/Fiocruz
Direção: Júlio César França Lima/lalê Falleiros
Documentário que fornece um panorama do funcionamento do sistema de saúde no Brasil antes da Reforma Sanitária e implementação do Sistema Único de Saúde (SUS). O filme traz entrevistas com pessoas que participaram do processo de construção do SUS. Imagens da 8ª Conferência Nacional de Saúde (8ª CNS), da promulgação da Constituição Federal de 1988 e de Sérgio Arouca falando no Congresso.

199. TURMA DO ESCOVINHA EM UMA AVENTURA NO PARQUE
09min - 2006 - DVD
Produção: Fabiano Vieira Vilhena
Direção: Fabiano Vieira Vilhena
Conta a história de uma turma de amigos que durante um passeio no Parque Roberto Burle Marx, em São José dos Campos, São Paulo, são abordados pela gangue do Placão, personagens característicos de problemas de saúde bucal.

207. UM SIMPLES ABRAÇO
55min - 2006 - DVD
Produção: Pedro Caetano/Filipe Ferraz
Direção: Pedro Caetano
"Tenho AIDS. Se você não tem preconceitos, me abrace!" Segurando um cartaz com essa frase gritantemente provocadora, um jovem caminha pela região mais movimentada do Centro de Juiz de Fora, despertando atenção da população. Surpreendido ele recebe carinhosamente atenção e abraços dos transeuntes.

210. VAMOS ACABAR COM A DIARREIA
11min - 1993 - BETACAM
Produção: S.E.S-PE/FNS-PE
Direção: Paulo Costa
Abordagem bem humorada sobre a diarreia, trazendo esclarecimentos e orientações à população sobre como evitar a doença, tomando cuidados simples a fim de evitar que chegue ao estágio de desnutrição, uma das maiores causadoras da mortalidade infantil.
2º LUGAR NA III MOSTRA VIDEOSAÚDE

213. VÍDEO CORDEL XVI - PARA COMBATER A HANSENÍASE
15min - 2008 - DVD
Produção: Cabra Quente Filmes
Direção: Wilson Freire
Relata ações dos arte educadores e Agentes Comunitários de Saúde da Secretaria de Saúde de Olinda, no combate à Hanseníase.

217. VOZES DA INTEGRALIDADE
54min - 2006 - DVCAM
Produção: DCS/Cict/Fiocruz e Lappis/lMS/Uerj
Direção: Sergio Brito
A partir da fala de alunos, egressos, professores, pesquisadores, gestores de serviços de saúde, gestores educacionais e de usuários, são apresentadas diversas experiências no campo da formação universitária - graduação - de diferentes institu içõ es de ensino e cursos da área da saúde e que têm a Integralidade como princípio articulador dos projetos pedagógicos e de atuação nos serviços de saúde.

220. VOZES VISÍVEIS NA ROCINHA
15min - 2007 - DVD
Produção: Viramundo/Threevoices
Direção: Coletivo de Oficineiros
Idealizado no âmbito do projeto Migração, Saúde e Vida Cotidiana na Rocinha, faz uso de entrevistas com moradores da comunidade, estudantes de medicina, dirigentes da faculdade de medicina da UFRJ e o presidente da FIOCRUZ, inteiramente roteirizadas, filmadas e editadas por oficineiros da própria comunidade, a fim de levantar questionamentos e alternativas acerca dos serviços de saúde, do acesso aos cuidados de saúde e do treinamento de graduados e médico em relação às condições de vida na favela.
5. A CONSTRUÇÃO DA INTELIGÊNCIA NA PRIMEIRA INFÂNCIA: ODESENVOLVIMENTO DA NOÇÃO DE OBJETO
16min - 2006 - DVD
Produção: Incomum - Instituto de Comunicação Social e Cidadania
Direção: Heverton Lacerda
A constituição da inteligência em bebês. O objetivo é mostrar, a partir do referencial teórico da Epistemologia Genética como as crianças constroem a noção de objeto permanente. Essa importante aquisição, tanto para o desenvolvimento cognitivo como para o emocional, permite ao bebê, além do acesso à inteligência representativa, a construção da própria noção do eu.

18. A TERRA ENSINA
08min - 2016 - HDV
Produção: lntereferências Filmes e Escola da Terra Capixaba
Direção: Ricardo Sá/Escola da Terra Capixaba
Agricultores orgânicos compartilham seus conhecimentos sobre a terra, em época de racionamento de água.

54. CIRURGIA SEGURA - CHECKLIST
11min - 2011 - DVD
Produção: Proqualis/VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz
Direção: Charles Daves
Vídeo ficcional sobre a checagem em ambiente e em procedimento cirúrgico. Locação: Centro Cirúrgico do HFGA (Hospital da Força Aérea do Galeão).

65. CRIANÇA DÁ TRABALHO
21min - 2007 - DVD
Produção: Jah Comunicação Áudio Visual Ltda
Direção: Reginaldo Bianca
Dicas de pais e educadores de crianças com até seis meses de idade, considerada fase fundamental na vida da criança. Aborda questões importantes para a educação e o cuidado das crianças de até seis anos, como a comunidade entre adultos e crianças, o estímulo à autonomia e à imaginação, o desenvolvimento da sexualidade infantil, a proteção dentro e fora de casa, a importância da educação, dos limites e de crescerem com carinho e afeto.

88. EM BUSCA DAS VOZES DA INTEGRALIDADE
25min - 2006 - MINI-DV
Produção: DCS/CICT/Fiocruz E Lappis/lMS/Uerj
Direção: Sergio Brito/Tania Santos
As ações de um grupo de pesquisadores, professores e alunos que desenvolvem, em parceria com o Ministério da Saúde,o conceito de Integralidade nos currículos dos cursos de graduação da área da saúde, contribuindo com a mudança do olhar e da prática do profissional que sai da universidade para o mercado de trabalho.

90. ENSP: UMA HISTÓRIA DE CIDADANIA
26min - 2014 - DVD
Produção: Antonio Fuchs/Virginia Damas
Direção: Antonio Fuchs/Virginia Damas
'ENSP: uma história de cidadania' narra, brevemente, os 60 anos da Escola Na cional de Saúde Pública Sergio Arouca, uma das instituições técnico-científicas da Fundação Oswaldo Cruz que teve, neste período, 20 diretores empossados. O documentário traz o depoimento de oito ex-diretores da instituição, perpassando um período histórico que vai desde 1969 até o ano de 2013.

93. ERA UMA VEZ UMA FAMÍLIA
22min - 2007 - DVD
Produção: Jah Comunicação Áudio Visual Ltda
Direção: Reginaldo Bianco
Apresenta a história de uma família e os desafios cotidianos que pais e responsáveis enfrentam na criação e educação dos filhos. O objetivo é discutir as crenças, as opiniões e atitudes que os adultos apresentam diante do castigo físico e humilhante usado como medida disciplinar e educativa. Propõe uma reflexão crítica sobre essas questões.

94. ESCOLA SEM HOMOFOBIA: CONSTRUINDO PARA A DIVERSIDADE
18min - 2006 - DVD
Produção: Abia -Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids
Direção: Vagner de Almeida/Luciana Kamel
Integrante do projeto Escola sem Homofobia, este trabalho de intuito educativo, se propõe, através da realização de oficinas com professores da rede pública de ensino de Nova Iguaçu e de Duque de Caxias/RJ, a mostrar como a vivência na escola pode ser um caminho para o exercício da cidadania plena e um ambiente de respeito à diversidade sexual.

104. FILMEBALÃO
72min - 2015 - HDV
Produção: Instituto Geração
Direção: Marcos Valério Guimarães
Utilizando apenas material de arquivo produzido na década de 1980 em Vitória, pelo grupo de arte, cultura e política estudantil Balão Mágico, da UFES, o filme narra os eventos de uma luta contra as institucionalidades cristalizadas de uma cidade, em transição histórica.

122. LIXO ONDE É QUE EU JOGO?
17min -1992 - BETACAM
Produção: Projeto Semear/Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Governo do Ceará
Direção: Mauro Farias
A produção de lixo pelo homem constitui-se num grave problema nas grandes cidades. O trabalho de coleta do material, os aterros sanitários e a reciclagem do lixo. Os perigos para a saúde pública. A falta de educação ambiental da população. O sistema de coleta seletiva.
2º LUGAR NA II MOSTRA VIDEOSAÚDE

128. MELODIÁRIO - SOBRE A OBRA DE JACEGAY LINS
25min - 2015 - HDV
Produção: Instituto Geração
Direção: Marcos Valério Guimarães
Uma visão ensaística sobre a poética do músico, compositor erudito, trilheiro e montador de cinema, poeta e pesquisador da cultura popular, Jaceguay Lins.

133. MUDANDO O MUNDO
18min - 2015 - DVCAM
Produção: CoalaFilmes
Direção: Carla Gallo/Cesar Cabral
Em uma sala de aula, brinquedos e objetos ganham vida para ajudar a contar a história de descobertas científicas, na área da saúde, que mudaram o mundo. Em cinco divertidos episódios aprenda sobre Oswaldo Cruz e o combate à varíola; Adolpho Lutz e Emilio Ribas e a experiência sobre a transmissão da febre ama rela; Carlos Chagas e a descoberta do inseto transmissor da Doença de Chagas; Manoel Dias de Abreu e a invenção da técnica de abreugrafia e Zé Gotinha e a importância da vacinação.

138. MUNDOS POSSÍVEIS
27min - 2002 - BETACAM
Produção: Emília Moreira/Milena Rodrigues/Priscila Santos
Direção: Emília Moreira/Milena Rodrigues/Priscila Santos
Informa que o autista, quando devidamente estimulado e com acompanhamento adequado, desenvolve formas particulares de expressão. Mostra, através de três casos, que essa relação é passível de reciprocidade. Eles próprios nos ajudam a superar o preconceito, mostrando-nos que seu mundo é, antes de mais nada, possível.
2º LUGAR NA IV MOSTRA VIDEOSAÚDE

140. NI MIN NUM PEGA NÃO
05min - 2007 - DVD
Produção: Canal Saúde/Coopas Multimagens
Direção: Naldo Dias Alves
Neste vídeo, uma animação (desenho) de um rap é a base que reforça conceitos voltados ao público infantil.
SÉRIE CUIDAR DOS ALIMENTOS

144. O BRINCAR COMO ELEMENTO TRANSFORMADOR NA HUMANIZAÇÃO
14min - 2006 - DVCAM
Produção: 4 Ventos
Direção: Mareia Medeiros
No Instituto Fernandes Figueira-lFF, o brincar é utilizado como dispositivo do processo de humanização. Os atendimentos do Saúde e Brincar, programa interdisciplinar que utiliza o lúdico como intervenção terapêutica na experiência do adoecimento e hospitalização na infância, ocorrem nos espaços hospitalares, transformando o espaço e a dinâmica hospitalar.

168. PROFISSÃO CIENTISTA
44min - 2014 - HD
Produção: Jatobá Filmes
Direção: Ariane Mondo
A série "Profissão Cientista" é dividida em cinco episódios e conta a trajetória de pesquisadores da Fiocruz. O projeto, realizada pelo Observatório Juventude, Ciência e Tecnologia da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/ Fiocruz), foi criado a partir da experiência do Programa de Vocação Científica da escola e busca difundir informações sobre juventude, educação, ciência e tecnologia e inclusão social, incentivando jovens a seguirem carreiras científicas.

179. SAÚDE EM TRÂNSITO
26min - 2016 - HD
Produção: VideoSaúde Distribuidora/lcict/Fiocruz
Direção: Eduardo Thielen
A violência no trânsito é um problema de saúde pública no Brasil com altos índices de mortalidade e morbidade. O filme traz depoimentos de usuários e profissionais que discutem o tema e destacam a necessidade de medidas preventivas integradas.

180. SEM NOÇÃO - ZOAÇÃO TEM LIMITE?
15min - 2009 - DVCAM
Produção: VideoSaúde Distribuidora/lcict/Fiocruz
Direção: Coletiva
O vídeo aborda o termo bullying, usualmente descrito como ato de agressão física ou psicológica, intencional e repetida, praticado geralmente por um indiví duo ou um grupo, com o objetivo de intimidar, humilhar, perseguir e atormentar seus pares. Integra um projeto de pesquisa que aborda o fenômeno bullying no universo escolar. Adolescentes, especialistas e educadores compõem um painel, através de suas falas sobre o tema no ambiente escolar nos dias de hoje. Jovens falam o que pensam e sentem sobre o tema e relatam suas experiências sob a ótica de quem sofre e de quem pratica o bullying.

204. UM ABRAÇO
15min -1993 - U-MATIC
Produção: Ecos - Comunicação em Sexualidade
Direção: Reginaldo Bianca
Dirigido aos pais, educadores e ao próprio adolescente, enfatiza a necessidade de comunicação entre pais e filhos nos tempos da aids. Mostra a dificuldade que há nessa relação de se falar sobre sexo e os medos e as dúvidas dos adolescentes. Cenas de filmes e músicas modernas são alguns dos complementos.
1º LUGAR NA II MOSTRA VIDEOSAÚDE

212. VIDA MARIA
08min - 2006 - DVD
Produção: Márcio Ramos
Direção: Márcio Ramos
Maria José, uma menina de 5 anos de idade, é levada a largar os estudos para trabalhar. Enquanto trabalha, ela cresce, casa, tem filhos e envelhece.

215. VISÕES
19min - 2011 - DVD
Produção: WGV Produções
Direção: Vicentini Gomez
Aborda conceitos como a felicidade e o amor para pessoas de diversos segmentos sociais. A imagem estereotipada do cotidiano de pessoas com deficiência é questionada pela cadeirante Camila, mostrando que mesmo com limitações é possível usufruir de uma boa qualidade de vida. O curta-metragem apresenta outros casos de superação, como a trajetória do professor de hip hop e ex-menino de rua Léo, que hoje ensina meninos abandonados a dançar e a sonhar com um futuro melhor.
151. OLHAR DA USP: DOENÇAS ENDÊMICAS
28min - 2008 - DVCAM
Produção: TV USP
Direção: Ana Paula Chinelli
Em 2008, o Brasil enfrentou duas epidemias: de dengue e de febre amarela. Apesar dos meios de combater essas doenças serem conhecidas, por que elas ainda fazem vítimas em número recorde no país? E a tuberculose que mesmo com o tratamento disponível, ainda mata milhares de pessoas por ano? São todas doenças da pobreza?

157. PARA O QUÊ? PARACOCCIDIOIDOMICOSE - NÃO É PALAVRÃO E TEM CURA!
06min - 2011 - DVD
Produção: Multimagens/Serviço de Comunicação Visual/lcict/Fiocruz
Direção: Raul Santana
Apresenta os cuidados necessários para combater a paracoccidioidomicose, classificada como doença negligenciada, que não é contagiosa e tem cura, mas causa graves sequelas se não for diagnosticada precocemente. Animação baseada na cartilha produzida pelo Instituto de Pesquisa Clínica57Evandro Chagas/lPEC/Fiocruz.

158. PARACOCO - ENDEMIA BRASILEIRA
24min - 2013 - HD
Produção: VideoSaúde Distribuidora/lcict/Fiocruz
Direção: Eduardo Thielen
Através de depoimentos de médicos e portadores da doença, a principal micose sistêmica existente no Brasil é apresentada nos seus aspectos clínicos, epidemiológicos, históricos, sociais e culturais. Doença ocupacional do meio rural que precisa ser mais conhecida para um controle efetivo.
111. HÁ VIDA APÓS O LIXÃO?
11min - 2014 - DVD
Produção: Alunos do Centro Educacional lsrael/Guaçuí/ES
Direção: Alunos do Centro Educacional lsrael/Guaçuí/ES
O vídeo alerta para a preservação do meio ambiente e destaca iniciativas de moradores que implementaram fontes alternativas e renováveis de energia em seus cotidianos.
76. DOENÇA DE CHAGAS - ONTEM E HOJE
26min - 2010 - DVCAM
Produção: VideoSaúde Distribuidora/lcict/Fiocruz
Direção: Eduardo Thielen
A transição epidemiológica da doença de Chagas e o impacto desta transição na saúde de milhares de brasileiros são explorados neste vídeo, realizado em Belém/PA e na cidade paraense de Abaetetuba. A transmissão via oral do agente causador da doença está fortemente associado aos hábitos alimentares e ao manejo dos alimentos, principalmente o açaí.
96. ESQUISTOSSOMOSE - QUEBRANDO O CICLO
25min - 2010 - DVCAM
Produção: VideoSaúde Distribuidora/lcict/Fiocruz
Direção: Silvia Santos
O combate à esquistossomose esbarra nas dificuldades geradas pelas condições sanitárias a que muitas pessoas estão expostas, especialmente na região nordeste, devido à desigualdade social que ainda persiste no Brasil. Gravado na região metropolitana de Recife e Cabo de Santo Agostinho/PE, os principais objetivos deste vídeo são: oferecer aos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) uma visão ampliada sobre a doença; contribuir para o conhecimento do seu ciclo; e orientar quanto ao reconhecimento do agente etiológico, bem como os fatores que mantêm a transmissão da doença.
PROJETO COMUNICAÇÃO E SAÚDE
110. GERAIS
24min - 2014 - HD
Produção: Canal Saúde/VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz
Direção: Tiago Carvalho
Em 2014, foi criada, por decreto presidencial, da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Nascentes dos Gerais (RDS). A RDS é fruto da luta dos geraizeiros na região norte de Minas Gerais. O decreto visa proteger as nascentes dos córregos, garantir a conservação das áreas de extrativismo e o acesso ao território tradicional pela população local, além de promover o desenvolvimento socioambiental e estudos para conservação e uso sustentável do Cerrado.

182. SEMPRE VIVA
24min - 2015 - HD
Produção: Canal Saúde/VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz
Direção: Tiago Carvalho
As encostas da Serra do Espinhaço, em Minas Gerais, são habitadas há séculos por comunidades tradicionais que vivem da agricultura e da coleta de frutos e flores - as sempre-vivas - que crescem nas campinas, na cumeeira da serra. São quilombolas, caboclos e brancos que preservaram e transformaram aquelas paisagens. No começo dos anos 2000, parques estaduais e nacionais de proteção ambiental integral foram criados sobre essas áreas e o acesso dos apanhadores de flor foi impedido. Esses homens e mulheres hoje lutam em defesa de seu modo de vida e seu território.
53. CINEMATÓGRAFO BRASILEIRO EM DRESDEN
21min - 2011 - DVCAM
Produção: VideoSaúde Distribuidora/lCICT/COC/Fiocruz
Direção: Eduardo Thielen/Stella Oswaldo Cruz Penido
Com imagens de época e entrevistas com pesquisadores de história da saúde e do cinema, o documentário resgata dois filmes exibidos em 1911 no pavilhão brasileiro da Exposição Internacional de Higiene em Dresden, Alemanha. Tematizando o combate à febre amarela no Rio de Janeiro e a recém descoberta doença de Chagas em Lassance, Minas Gerais, são os primeiros filmes científicos brasileiros conhecidos, marcando o pioneirismo do Brasil e do Instituto Oswaldo Cruz na utilização de imagens em movimento na comunicação e informação em saúde.

151. OLHAR DA USP: DOENÇAS ENDÊMICAS
28min - 2008 - DVCAM
Produção: TV USP
Direção: Ana Paula Chinelli
Em 2008, o Brasil enfrentou duas epidemias: de dengue e de febre amarela. Apesar dos meios de combater essas doenças serem conhecidas, por que elas ainda fazem vítimas em número recorde no país? E a tuberculose que mesmo com o tratamento disponível, ainda mata milhares de pessoas por ano? São todas doenças da pobreza?
101. FÉ ETERNA NA CIÊNCIA
25min - 2013 - DVD
Produção: Casa de Oswaldo Cruz
Direção: Stella Oswaldo Cruz Penido
Documentário sobre o médico, poeta e pesquisador Luiz Fernando Ferreira, da Fiocruz. Criou a Paleoparasitologia, ciência que estuda parasitas em material arqueológico. Em meio ao ambiente do saber, Luiz Fernando conta suas histórias, "algumas verdadeiras outras nem tanto", como ele mesmo acentua. Desde jovem encantado com os sábios de Manguinhos, escolhe os caminhos da ciência. Neste documentário nos relata sua trajetória de pesquisas e aventuras permeadas por um imaginário povoado por lendas e mitologias.

108. FREDERICO SIMÕES BARBOSA: ciência e compromisso social
52min - 2016 - DVD
Produção: Fiocruz Pernambuco e VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz
Direção: Sílvia Santos
O professor e pesquisador Frederico foi, antes de tudo, um formador de pessoas. Ajudou a moldar diferentes gerações de profissionais,de todo país, impregnando em cada um a emergência dos temas de saúde coletiva. Pioneiro no desenvolvimento de epidemiologia do Brasil, destacado cientista da negligenciada esquistossomose, atuou como um dos incentivadores da estratégia de agentes de saúde da família. A trajetória deste homem público comprometido com a saúde pública é contada por meio de rico acervo histórico e por relatos de alunos, colegas e familiares, além do próprio Frederico, formando um instigante painel sobre a memória da saúde brasileira.

168. PROFISSÃO CIENTISTA
44min - 2014 - HD
Produção: Jatobá Filmes
Direção: Ariane Mondo
A série "Profissão Cientista" é dividida em cinco episódios e conta a trajetória de pesquisadores da Fiocruz. O projeto, realizada pelo Observatório Juventude, Ciência e Tecnologia da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/ Fiocruz), foi criado a partir da experiência do Programa de Vocação Científica da escola e busca difundir informações sobre juventude, educação, ciência e tecnologia e inclusão social, incentivando jovens a seguirem carreiras científicas.
15. A SAÚDE ESTÁ ENTRE NÓS
20min - 2013 - HD
Produção: Canal Saúde/VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz
Direção: Tiago Carvalho
O curta mostra o Projeto Grão de Mostarda, fundado em 1995, que atende à comunidade de Vargem Grande - zona Oeste do RJ ou "Sertão Carioca", com produtos caseiros fitoterápicos. Ali, busca-se o resgate dos ensinamentos dos antepassados e as lutas para que as plantas medicinais se tornem patrimônio material.
107. FOME: A DOR DO VAZIO
20min - 2001 - MINI-DV
Produção: TV PUC - Rio/Projeto Comunicar
Direção: TV PUC - Rio/Projeto Comunicar
Discute a fome que atinge quase 1/3 da populaçã o brasileira e mostra a realidade de 54 milhões de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza, em condições de miséria absoluta.
PRÊMIO ESPECIAL FOME ZERO NA IV MOSTRA VIDEOSAÚDE
62. CONTRACEPÇÃO E PLANEJAMENTO FAMILIAR E REPRODUTIVO NO BRASIL
22min - 2011 - DVD
Produção: Semina Produtos Educativos e Serviços Ltda
Direção: Semina
Material educativo que aborda a importância do planejamento familiar e do acesso à i nfor mação e à atenção contraceptiva, como suportes para o exercício dos direitos sexuais e reprodutivos. Discutindo impactos da gestação não-planejada, apresenta as alternativas de prevenção à gravidez disponíveis no SUS, suas formas de uso, características, vantagens e cuidados.

105. FIM DO SILÊNCIO
52min - 2008 - DVCAM
Produção: Thereza Jessouroun
Direção: Thereza Jessouroun
O aborto inseguro é, nos tempos atuais, um dos graves problemas para a saúde pública no nosso país, levando milhares de mulheres a vivenciarem situações de risco, ao sofrimento de sequelas físicas e psicológicas e à morte. O documentário traz, pela primeira vez, o depoimento dramático de algumas dessas mulheres, que falam abertamente, sem esconder rosto nem identidade, como e por que fizeram aborto.

106. FLOR DlLACERADA
15min - 2008 - MINI-DV
Produção: Curso de Cinema da Universidade Estácio de Sá
Direção: Flávi o Monteiro de Souza
São abordados aspectos epidemiológicos, técnicos, sociais e humanos da tragédia que significa a morte de uma mulher no ciclo grávido-puerperal.Utilizam-se como recursos depoimentos de professores e leigos, além de dramatizações.

126. LOUCAS PELO DIREITO DE DECIDIR
21min - 2007 - DVD
Produção: Sinos/ Loucas de Pedra Lilás
Direção: Aline Lucena/Ana Bosch
Apresenta 8 esquetes sobre o respeito à decisão das mulheres quando elas enfrentam uma gravidez indesejada.

132. MITÃ ODJAU RAMO
17min - 2015 - HDV
Produção: Interferências Filmes/Funcultura ES
Direção: Ricardo Sá
Teresa e Rosimara são duas índias guarani do Espírito Santo, que decidem ter seus filhos no hospital da cidade próxima da aldeia, quebrando uma tradição. Mas as parteiras e conselheiras da tribo continuam transmitindo seus conhecimentos às mulheres grávidas, na esperança de que a tradição não seja esquecida nas Aldeias guarani de Aracruz/ES.

159. PARIR É NATURAL
26min - 2015 - DVCAM
Produção: Caliban
Direção: SilvioTendler
O documentário apresenta depoimentos de mulheres que viveram a experiência do parto e o posicionamento de profissionais de saúde especialistas em parto e nascimento com o intuito de ampliar o debate sobre a banalização da cesárea e todas as suas consequências.

160. PARTEIRAS PANKARARU
40min - 2006 - MINI-DV
Produção: Associação Saúde sem Limites
Direção: Maria Borba
No sertão de Pernambuco um grupo de parteiras e aprendizes da comunidade indígena Pankararu participa de um curso de atualização, cujo objetivo principal é o estímulo e a revitalização de suas atividades. O aprendizado acontece através da rica troca entre saberes tradicionais e saberes científicos, tratando de temas relativos à gravidez, parto e pós-parto.

161. PARTO, DA VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA ÀS BOAS PRÁTICAS
20min - 2014 - DVCAM
Produção: Bia Fioretti
Direção: Bia Fioretti
O documentário "Parto, da violência obstétrica às boas práticas fala sobre as ambiguidades que vivemos na atenção ao parto e nascimento, excessos de intervenções ou descaso com pacientes que são negligenciadas e deixadas de lado. Muitos procedimentos passaram a ser usados de forma rotineira causando mais traumas do que benefícios. Qual é a realidade de nascer no Brasil e para que direção caminhamos?

187. SOZINHA SEM MIM
13min – 2006 - MINI-DV
Produção: Erd Filmes
Direção: Paola Teles
Dramatização. Monólogo de uma adolescente que se sente sozinha no momento mais difícil de sua vida, momento propício para informações e relatos de adolescentes sobre aborto e para questionamentos sobre educação sexual.

208. UMA HISTÓRIA SEVERINA
23min - 2005 - DVD
Produção: Imagens Livres
Direção: Débora Diniz/Eliane Brum
Severina teve seu destino alterado por uma decisão do Supremo Tribunal Federal. Grávida de 4 meses de um feto sem cérebro, ela estava internada no hospital na mesma tarde em que o STF cassou a permissão para interromper a gravidez. O documentário testemunha essa trajetória Severina - conta o longo dia que os ministros não acompanharam.

222. ZIKA
29min - 2016 - DVD
Produção: Itinerante Filmes
Direção: Débora Diniz
O documentário "Zika" apresenta relatos de mulheres sobre transmissão do vírus para gestantes e da relação com a microcefalia. Gestantes que contraíram a doença, mães de bebês diagnosticados com microcefalia e profissionais de saúde participaram desse filme com suas histórias e depoimentos.

4. A CIDADE
15min - 2012 - HD
Produção: Kiko Ferraz Stúdios/Tat Stúdio/Combo
Direção: Liliana Sulzbach
Em 1940, portadores do Mal de Hansen (Hanseníase) foram isolados, compulsoriamente, até os anos 70, numa pequena cidade do Rio Grande do Sul, que viria a se tonar a Colônia de ltapuã. O Hospital de ltapuã já atendeu 1.454 pessoas e, até 2012, apenas 35 moradores ainda viviam lá, todos com mais de 60 anos de idade. São alguns deles que vão te mostrar o lugar e suas histórias no documentário ''A cidade".

20. A VIDA NÃO PARA - RECONHECENDO E CURANDO A HANSENÍASE
13min - 2003 - MINI-DV
Produção: DCS/CICT/Fiocruz e SMS- Rio de Janeiro
Direção: José Mariani
Através das histórias de diversas pessoas, mostra que a hanseníase pode ser contraída por qualquer um, independente de classe social ou cor. Mostra o que é a doença, as suas características, as formas de contágio e o tratamento correto.

109. GERAÇÃO SAÚDE - HANSENÍASE
23min - 2006 - BETACAM-DIGITAL
Produção: MEC/TV Escola/Ana Laura Naves
Direção: Daniela Cucchiarelli
Um jovem estudante descobre que tem hanseníase e procura orientação médica. Um grupo de estudantes se mobiliza em uma campanha a favor da informação e contra o preconceito à doença. Durante o programa o público vai conhecer as causas e formas de transmissão da hanseníase e vai aprender a identificar os sintomas, manchas e nódulos suspeitos, além de desmistificar a doença por meio do conhecimento.

153. OS MELHORES ANOS DE NOSSAS VIDAS
63min - 2003 - BETACAM
Produção: Andrea Pasquini
Direção: Andrea Pasquini
Histórias de preconceito, abandono e superação contadas pelos moradores de Santo Ângelo, uma cidade erguida para o tratamento de hansenianos. O testemunho humano revela as marcas do tempo em que a internação era compulsória. Condenados ao isolamento, encontraram no amor e na revolução, na música e no cinema as principais armas para enfrentar seus dramas pessoais.
1º LUGAR NA IV MOSTRA VIDEOSAÚDE

190. SUPERAÇÃO
17min - 2007 - DVD
Produção: SP Filmes de São Paulo
Direção: Ugo Giogertti
A trajetória de uma paciente de hanseníase, do momento em que recebe o diagnóstico até a notícia da cura.

213. VÍDEO CORDEL XVI - PARA COMBATER A HANSENÍASE
15min - 2008 - DVD
Produção: Cabra Quente Filmes
Direção: Wilson Freire
Relata ações dos arte educadores e Agentes Comunitários de Saúde da Secretaria de Saúde de Olinda, no combate à Hanseníase.
4. A CIDADE
15min - 2012 - HD
Produção: Kiko Ferraz Stúdios/Tat Stúdio/Combo
Direção: Liliana Sulzbach
Em 1940, portadores do Mal de Hansen (Hanseníase) foram isolados, compulsoriamente, até os anos 70, numa pequena cidade do Rio Grande do Sul, que viria a se tonar a Colônia de ltapuã. O Hospital de ltapuã já atendeu 1.454 pessoas e, até 2012, apenas 35 moradores ainda viviam lá, todos com mais de 60 anos de idade. São alguns deles que vão te mostrar o lugar e suas histórias no documentário ''A cidade".

6. A DENGUE EM NOSSA HISTÓRIA
15min - 2011 - DVD
Produção: Prefeitura Municipal de Recife/PE
Direção: Fábio Nani
Filme que fala da dengue numa linha do tempo, quando os primeiros mosquitos foram identificados, entrando pela zona portuária, vindos de teras longínquas. Apresenta as ações de Oswaldo Cruz no início do século passado, sempre aliado aos grandes combates às epidemias. Fala da prevenção e do tratamento da doença e mostra as atividades dos agentes de saúde e suas ações na comunidade. O vídeo é produto do programa "Recife em defesa da vida".

56. COCAIS, A CIDADE REINVENTADA
15min - 2008 - DVD
Produção: Inês Cardoso/Plateau Produções
Direção: Inês Cardoso
Documentário poético realizado junto com pacientes e moradores de uma cidade-manicômio no interior de São Paulo. Conta a história de uma cidade que se reinventou através de um filme, ou a história de um filme que foi inventado por uma cidade.

90. ENSP: UMA HISTÓRIA DE CIDADANIA
26min - 2014 - DVD
Produção: Antonio Fuchs/Virginia Damas
Direção: Antonio Fuchs/Virginia Damas
'ENSP: uma história de cidadania' narra, brevemente, os 60 anos da Escola Na cional de Saúde Pública Sergio Arouca, uma das instituições técnico-científicas da Fundação Oswaldo Cruz que teve, neste período, 20 diretores empossados. O documentário traz o depoimento de oito ex-diretores da instituição, perpassando um período histórico que vai desde 1969 até o ano de 2013.

97. ESTACÃO ITUETA
17min - 2009 - HD
Produção: Bianca Sperandio - Ufes
Direção: Bianca Sperandio
Em meio aos pesados investimentos nacionais no setor de produção de energia elétrica, ltueta, uma pequena cidade localizada próxima à divisa de Minas Gerais com o Espírito Santo, foi inundada pelas águas represadas do Rio Doce. Mas, a memória e a história de seus moradores resistem.

101. FÉ ETERNA NA CIÊNCIA
25min - 2013 - DVD
Produção: Casa de Oswaldo Cruz
Direção: Stella Oswaldo Cruz Penido
Documentário sobre o médico, poeta e pesquisador Luiz Fernando Ferreira, da Fiocruz. Criou a Paleoparasitologia, ciência que estuda parasitas em material arqueológico. Em meio ao ambiente do saber, Luiz Fernando conta suas histórias, "algumas verdadeiras outras nem tanto", como ele mesmo acentua. Desde jovem encantado com os sábios de Manguinhos, escolhe os caminhos da ciência. Neste documentário nos relata sua trajetória de pesquisas e aventuras permeadas por um imaginário povoado por lendas e mitologias.

137. MUNDANÇA - TREM DOS MENDIGOS
13min - 1998 - HJ-EIGHT
Produção: Imaginação Produções
Direção: Alexandra Lima
Aborda o universo de pessoas sem destino certo, nem endereço fixo: suas condições de vida e a luta pela sobrevivência. Usa a história da ferrovia no Brasil para falar, em especial, do chamado trem dos mendigos, vagões destinados ao transporte de pessoas indesejadas na sociedade.
MENÇÃO HONROSA NA III MOSTRA VIDEOSAÚDE

165. PRA DURAR ENQUANTO O MUNDO DURASSE
26min - 2013 - HDV
Produção: Interferências Filmes/Lei Chico Prego do Município de Serra/ES
Direção: Ricardo Sá
A história da construção da igreja de Reis Magos em Nova Almeida, município da Serra/ES, erguida pelos indígenas, sob o comando dos jesuítas.

196. TRÊS IRMÃOS DE SANGUE
60min - 2006 - DVD
Produção: No Ar Comunicação
Direção: Ângela Patrícia Reiniger
Mostra a vida de Betinho, Henfil e Chico Mário, personalidades conhecidas no cenário brasileiro e como suas ações se misturam com a história política, social e cultural do Brasil na segunda metade do século XX. Suas contribuições para as principais transformações pelas quais passou o povo brasileiro nesse período. Hemofílicos, foram contaminados pelo vírus HIV via transfusão de sangue, a tragédia que os tornou um símbolo de combate à Aids no Brasil. Para eles, a luta pela vida sempre esteve em primeiro lugar.

206. UM RIO CHAMADO WATU
11min - 2016 - HDV
Produção: Escola da Terra Capixaba
Direção: Ricardo Sá
Viagem pela história do Rio Doce, através do poema de Carlos Brandão.
9. A HISTÓRIA DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL - 500 ANOS NA BUSCA DE SOLUÇÕES
17min -2015 - DVCAM
Produção: Vibe Films
Direção: Sylvia Jardim
Essa história começa com a chegada dos colonizadores portugueses, quando os problemas sanitários ficaram mais graves e começamos a busca de soluções para as questões de saúde dos brasileiros. Brasil Colônia, Brasil Império, Brasil República, um passeio pela história da saúde pública no país, sempre marcada pelas diferenças sociais.

13. A REVOLTA DA VACINA
20min -1994 - U-MATIC
Produção: COC - Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz
Direção: Eduardo Vilela Thielen
Análise, por médicos sanitaristas e historiadores, das questões sócio-político culturais que envolveram a campanha de vacinação no governo de Rodrigues Alves, na República Velha. Dramatização reconstituindo a revolta da vacina.

35. AS FACES DA MENTE
17min - 2009 - DVD
Produção: Prefeitura de Campinas (SP)/SMS - Campinas/Covisa/SUS/ Estúdio 30
Direção: Estúdio 30
O documentário mostra a luta antimanicomial iniciada em 1987, na cidade de Campinas, município do estado de São Paulo, que derrubou preconceitos e a indiferença por parte da sociedade, que limitavam muitas vidas ao isolamento dos manicômios.

53. CINEMATÓGRAFO BRASILEIRO EM DRESDEN
21min - 2011 - DVCAM
Produção: VideoSaúde Distribuidora/lCICT/COC/Fiocruz
Direção: Eduardo Thielen/Stella Oswaldo Cruz Penido
Com imagens de época e entrevistas com pesquisadores de história da saúde e do cinema, o documentário resgata dois filmes exibidos em 1911 no pavilhão brasileiro da Exposição Internacional de Higiene em Dresden, Alemanha. Tematizando o combate à febre amarela no Rio de Janeiro e a recém descoberta doença de Chagas em Lassance, Minas Gerais, são os primeiros filmes científicos brasileiros conhecidos, marcando o pioneirismo do Brasil e do Instituto Oswaldo Cruz na utilização de imagens em movimento na comunicação e informação em saúde.

86. ELEUTÉRIO RODRIGUEZ NETO - UMA HOMENAGEM DA ABRASCO
22min - 2014 - DVD
Produção: Ninoca Comunicação
Direção: Abrasco - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
Ao longo de vários depoimentos, dentre eles, o da viúva Lúcia Ypiranga, o vídeo conta a trajetória da Saúde Coletiva no Brasil, com a atuação de Eleutério, sempre combativa, às vezes contundente e incômoda' como refere José Gomes Temporão e Henri E. Jouval Jr. O sanitarista Eleutério Rodriguez Neto foi vice-presidente da Abrasco. Um dos fundadores do Centro de Estudos Brasileiros em Saúde (Cebes), e Secretário Geral do Ministério da Saúde durante a 8ª Conferência de Saúde, realizada em 1986 e que fundou as bases para a criação do Sistema Único de Saúde (SUS).

108. FREDERICO SIMÕES BARBOSA: ciência e compromisso social
52min - 2016 - DVD
Produção: Fiocruz Pernambuco e VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz
Direção: Sílvia Santos
O professor e pesquisador Frederico foi, antes de tudo, um formador de pessoas. Ajudou a moldar diferentes gerações de profissionais,de todo país, impregnando em cada um a emergência dos temas de saúde coletiva. Pioneiro no desenvolvimento de epidemiologia do Brasil, destacado cientista da negligenciada esquistossomose, atuou como um dos incentivadores da estratégia de agentes de saúde da família. A trajetória deste homem público comprometido com a saúde pública é contada por meio de rico acervo histórico e por relatos de alunos, colegas e familiares, além do próprio Frederico, formando um instigante painel sobre a memória da saúde brasileira.

133. MUDANDO O MUNDO
18min - 2015 - DVCAM
Produção: CoalaFilmes
Direção: Carla Gallo/Cesar Cabral
Em uma sala de aula, brinquedos e objetos ganham vida para ajudar a contar a história de descobertas científicas, na área da saúde, que mudaram o mundo. Em cinco divertidos episódios aprenda sobre Oswaldo Cruz e o combate à varíola; Adolpho Lutz e Emilio Ribas e a experiência sobre a transmissão da febre ama rela; Carlos Chagas e a descoberta do inseto transmissor da Doença de Chagas; Manoel Dias de Abreu e a invenção da técnica de abreugrafia e Zé Gotinha e a importância da vacinação.

152. ONDE ESTÁ FRANCO?
33min - 1997 - U- MATIC
Produção: La Palazzina/Capes
Direção: Luis Antonio Baptista
A avaliação de Franco Fuzzi, um ex-paciente internado durante 32 anos no hospital psiquiátrico de Ímola , Itália, sobre a lei 180 de fechamento dos manicômios. Narra, também, a sua relação com a cidade e seus projetos futuros.
MENÇÃO HONROSA NA III MOSTRA VIDEOSAÚDE

153. OS MELHORES ANOS DE NOSSAS VIDAS
63min - 2003 - BETACAM
Produção: Andrea Pasquini
Direção: Andrea Pasquini
Histórias de preconceito, abandono e superação contadas pelos moradores de Santo Ângelo, uma cidade erguida para o tratamento de hansenianos. O testemunho humano revela as marcas do tempo em que a internação era compulsória. Condenados ao isolamento, encontraram no amor e na revolução, na música e no cinema as principais armas para enfrentar seus dramas pessoais.
1º LUGAR NA IV MOSTRA VIDEOSAÚDE

155. OSWALDO CRUZ NA AMAZÔNIA
55min - 2002 - BETACAM
Produção: COC - Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz
Direção: Stella Cruz Pennido/Eduardo Villela Thielen
Documentário histórico que resgata as viagens de Oswaldo Cruz à Amazônia. Em 1905 Oswaldo Cruz realizou viagem de inspeção sanitária aos portos do Norte, entrando no Amazonas até Manaus. Em 1910 realizou uma campanha contra a febre amarela em Belém e estabeleceu um plano de combate à malária nas obras de construção da ferrovia Madeira-Mamoré. O filme mostra filmes, fotografias, caricaturas, cartas e relatórios de Oswaldo Cruz. Quase um século depois, uma equipe de pesquisadores da Casa de Oswaldo Cruz refaz seu percurso na Amazônia, documentando essa memória e atualizando as principais questões de saúde por ele observadas.

163. POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL: UM SÉCULO DE LUTA PELO DIREITO À SAÚDE
60min - 2006 - MINI-DV
Produção: Tapiri Cinematográfica Ltda
Direção: Renato Tapajós
Através de narrativa ficcional, aliada a imagens reais e à linguagem dos meios de comunicação de cada época, conta a história das políticas de saúde no Brasil, mostrando como se articulou, desde 1900 até 2006, com a história política brasileira. Dentre muitos fatos históricos, são retratadas a criação das caixas e dos IAPS; a luta pela criação do Sistema Único de Saúde (SUS) e seu estabelecimento em Lei, em 1988, quando a saúde passou a ser um direito do cidadão e um dever do estado; e a situação do SUS e das políticas de saúde já no século XXI.

164. POR QUE ACONTECEM EPIDEMIAS?
25min - 2008 - MINI-DV
Produção: TV PUC Rio
Direção: TV PUC Rio
Com a chegada do verão de 2008, o Rio de Janeiro entrou na lista dos estados mais afetados com a epidemia de dengue. O programa traz um histórico de outras epidemias que o país enfrentou, como a de varíola, no início do século passado. E ainda, aponta o Brasil como 13º em um ranking dos países tropicais com potencial de desenvolver epidemias de graves proporções. Doenças pouco faladas como a leptospirose, a tuberculose, a febre amarela, o cólera e a hanseníase ainda ameaçam a população.

175. RUÍNAS DA LOUCURA
26min - 2008 - DVCAM
Produção: Modus Produtora de lmagens/Cris Reque
Direção: Karine Emerich/Mirela Kruel
Um retrato do cotidiano de Ecton, Jorge, Israel, Abel, Marli e seus dois irmãos: Manoel e Regina. As histórias de vidas que se cruzam e a possibilidade de viver diferente num lar - o Serviço Residencial Terapêutico Morada Viamão, criado em 2005, para abrigar ex-pacientes do hospital psiquiátrico São Pedro.

191. SUS 25 ANOS
25min - 2014 - DVCAM
Produção: VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz
Direção: Eduardo Thielen
Em 2013, o Sistema Único de Saúde, o SUS, completou 25 anos de existência. Conquista da população brasileira mobilizada em torno do direito à saúde e garantida pela Constituição Brasileira de 1988. Para celebrar este um quarto de século, a VideoSaúde entrevistou pesquisadores e profissionais da saúde pública que falaram sobre questões como o conceito ampliado de saúde; comunicação e informação; conquistas, problemas e desafios enfrentados na implantação e funcionamento do SUS.
22. ABRE OLHO MUNDO -"TUBERCULOSE X AIDS"- DESAFIOS PARA A SAÚDE PÚBLICA
10min - 2007 - DVD
Produção: Transformarte
Direção: Murilo Peixoto da Mota
Através de entrevistas realizadas com lideranças e profissionais de saúde, entre outros atores diretamente envolvidos com os problemas da coinfecção de HIV/ Aids e tuberculose, é estabelecido um debate apontando contradições, preconceito e desinformação.

71. DEPOIS DE ONTEM
20min - 2009 - DVD
Produção: Grupo Pela Vidda/RJ
Direção: Grupo Pela Vidda/RJ
A partir de um roteiro elaborado pelo grupo de adolescentes frequentadores do Projeto Encontro Marcado, o Grupo Pela Vidda/RJ recorre uma história ficcional para falar das descobertas, medos, angústias e esperanças de um casal de jovens, frente ao viver com HIV/AIDS.

83. E AGORA, AURORA?
21min - 1998 - BETACAM
Produção: Três Laranjas Comunicação
Direção: Reginaldo Bianca
Com bom humor, aborda doenças sexualmente transmissíveis, as chamadas DST, e planejamento familiar no dia-a-dia de um casamento.
MENÇÃO HONROSA NA III MOSTRA VIDEOSAÚDE

114. HOMENS
23min - 1994 - BETACAM
Produção: Abia/Grupo Pela Vida do Rio de Janeiro/Grupo pela Vida de São Paulo
Direção: Alfredo Alves
Três homossexuais masculinos relatam suas vidas discutem questões relacionadas a amor, sexo, identidade, preconceito, discriminacão e trabalho. Abordam ainda o impacto da epidemia da aids e sua seropositividade.
MENÇÃO HONROSA NA II MOSTRA VIDEOSAÚDE

134. MUITO PRAZER - UM OLHAR SOBRE A AIDS
14min - 2002 - S-VHS
Produção: BEM TV/Educação e Comunicação
Direção: Grupo Nós na Fita (Coletiva)
A partir da estatística do Ministério da Saúde de que 30% de todos os bebês que nascem anualmente no Brasil são de mães adolescentes, um grupo integrado por 10 jovens moradores do morro do Preventório, em Niterói, com idades entre 16 e 21 anos, tenta investigar as causas e consequências da gravidez precoce.
MENÇÃO HONROSA NA IV MOSTRA VIDEOSAÚDE

147. O DIA DA CURA
22min -1993 - VHS
Produção: Abia/lbase Vídeo
Direção: Alfredo Alves
Imaginando o dia em que a cura da aids será anunciada no mundo, personagens
vivenciam sentimentos que tocam suas vidas e as dos que os cercam. A possibilidade da cura modifica o comportamento das pessoas diante da doença e da vida.
MENÇÃO HONROSA NA II MOSTRA VIDEOSAÚDE

186. SOMOS MULHERES INTEIRAS... COM PRAZER!
22min - 2007 - DVD
Produção: Transformarte
Direção: Vicente Duque
Através de entrevistas diretas são levantados depoimentos com mulheres portadoras ou não do vírus HIV e familiares. São estabelecidas reflexões no contexto das relações de gênero, do uso do preservativo e do preconceito em relação a Aids.

194. TPC - O NOSSO TRABALHO SOBRE SIDA
29min - 2003 - DVD
Produção: Jah Comunicação Áudio Visual Ltda
Direção: Reginaldo Bianco
Através de recursos ficcionais, informa sobre os mitos a respeito das formas de contágio do vírus HIV. Esclarece algumas dúvidas e destaca a importância do uso do preservativo no ato sexual, inclusive entre pessoas de relacionamentos estáveis.

196. TRÊS IRMÃOS DE SANGUE
60min - 2006 - DVD
Produção: No Ar Comunicação
Direção: Ângela Patrícia Reiniger
Mostra a vida de Betinho, Henfil e Chico Mário, personalidades conhecidas no cenário brasileiro e como suas ações se misturam com a história política, social e cultural do Brasil na segunda metade do século XX. Suas contribuições para as principais transformações pelas quais passou o povo brasileiro nesse período. Hemofílicos, foram contaminados pelo vírus HIV via transfusão de sangue, a tragédia que os tornou um símbolo de combate à Aids no Brasil. Para eles, a luta pela vida sempre esteve em primeiro lugar.

207. UM SIMPLES ABRAÇO
55min - 2006 - DVD
Produção: Pedro Caetano/Filipe Ferraz
Direção: Pedro Caetano
"Tenho AIDS. Se você não tem preconceitos, me abrace!" Segurando um cartaz com essa frase gritantemente provocadora, um jovem caminha pela região mais movimentada do Centro de Juiz de Fora, despertando atenção da população. Surpreendido ele recebe carinhosamente atenção e abraços dos transeuntes.

216. VER E CONVIVER
19min - 2004 - DVD
Produção: Jah Comunicação Áudio Visual Ltda
Direção: Reginaldo Bianca
Mostra um grupo de jovens amigos e os diferentes posicionamentos em relação a comportamento preventivo e ao viver e conviver com HIV/Aids. Ao acompanhar a es tória de um destes jovens que se descobre soropositivo,há uma representação do cho que dessa descoberta,a relação com a família,com a comunidade e o peso da discrimi nação. Objetiva sensibilizar as pessoas no combate ao preconceito e à discriminação.

219. VOZES DO MORRO
28min - 2002 - MINI-DV
Produção: Rec Produtores Associados
Direção: Adelina Pontual
Retrata o cotidiano das pessoas que fazem parte do grupo de mulheres do morro da Conceição, em Recife-PE, que luta contra a aids em sua comunidade. Mostra as dificuldades enfrentadas e a luta pela superação dos obstáculos, e o impacto que esse processo teve em suas vidas e na comunidade, na descoberta de suas limitações e superação de preconceitos.
3º LUGAR NA IV MOSTRA VIDEOSAÚDE
114. HOMENS
23min - 1994 - BETACAM
Produção: Abia/Grupo Pela Vida do Rio de Janeiro/Grupo pela Vida de São Paulo
Direção: Alfredo Alves
Três homossexuais masculinos relatam suas vidas discutem questões relacionadas a amor, sexo, identidade, preconceito, discriminacão e trabalho. Abordam ainda o impacto da epidemia da aids e sua seropositividade.
MENÇÃO HONROSA NA II MOSTRA VIDEOSAÚDE
19. A TV PINEL NA LUTA ANTIMANICOMIAL (TV PINEL 7)
22min - 1997 - S-VHS
Produção: Núcleo de Vídeo/Cict/Fiocruz/lnstituto Philippe Pinel
Direção: Equipe da TV Pinel
As diversas iniciativas com os pacientes do Instituto Philippe Pinel: enquete produzida por atores da instituição perguntando aos transeuntes da Cinelândia sobre o que é ser normal. O evento do dia da luta antimanicomial contou com a participação das TV s comunitárias "Maxambomba", "Sala de Espera", "Facha" e "Bem TV".
3º LUGAR NA III VIDEOSAÚDE

50. CENTRO DE REFERÊNCIA A SAÚDE DO IDOSOS (CRI - CAMPINAS)
18min - 2010 - DVD
Produção: Tomas May
Direção: Fátima Solange Freitas
Mostra a proposta de trabalho do CRI, Centro de Referência à Saúde do Idoso, criado em abril de 2008 no município de Campinas, estado de São Paulo, em uma ação conjunta do Ministério da Saúde com a Secretaria Municipal de Saúde. O CRI promove o atendimento especializado e multiprofissional à população idosa da cidade com maior risco de fragilidade, prevenindo possíveis complicações de saúde. São mostradas as diversas atividades desenvolvidas bem como os espaços físicos que o centro de referência abriga.

60. II CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE HUMANIZAÇÃO DO PARTO E NASCIMENTO (PARTO HUMANIZADO)
52min - 2006 - DVCAM
Produção: DCS/CICT/Fiocruz
Direção: Homero Carvalho/Umberto Trigueiros
Profissionais de saúde e representantes da sociedade civil reuniram-se, no Rio de Janeiro, para a II Conferência Internacional Sobre Humanização do Parto e Nascimento, em 2005. O evento também marcou os 20 anos da articulação por práticas mais adequadas de assistência da mãe e do bebê. Costurado por depoimentos, profissionais falam dos aspectos culturais e fisiológicos que compõem o processo da gestação e nascimento, o alto índice de cesáreas praticadas pela rede particular, a política pública de estímulo ao parto normal, dentre outros.

81. DOUTORES DA ALEGRIA - O FILME
01h36min - 2005 - DVD
Produção: Mamo Filmes/Grifa Mixer
Direção: Mara Mourão
O registro do trabalho que o grupo "Doutores da Alegria" desenvolve com milhares de crianças hospitalizadas em todo o Brasil. O objetivo é transmitir a importância do papel social da arte, enfocando o triunfo da alegria em meio à adversidade, gerada pelos encontros de crianças e palhaços dentro do hospital. Além de acompanhar o dia-a-dia dos "clowns" nos ambulatórios, enfermarias e UTls, a equipe do documentàrio registrou o treinamento que recebem e toda a preparação desses palhaços.

85. EHCIMAKÎ KIRWAÑHE: UM DEBATE NA SAÚDE INDÍGENA
27min - 2008 - DVCAM
Produção: Giuliano Jorge/Marcus Leopoldina/ Paula Saules/Pedro Perazzo/Tunico Amâncio
Direção: Giuliano Jorge/Marcus Leopoldina/Paula Saules/Pedro Perazzo/ Tunico Amâncio
A discussão sobre a estruturação e funcionamento da rede de saúde indígena no oeste do Pará, região de Mapuera. Participam diferentes interlocutores, agentes indígenas de saúde, profissionais da Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai), sanitaristas e outros profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). Apresenta reflexões e diálogos sobre o uso da medicina tradicional, a produção da demanda pelo Serviço de Saúde indígena e a relação com a diferença a partir do olhar proposto pela Política Nacional de Humanização da Assistência em Saúde.

144. O BRINCAR COMO ELEMENTO TRANSFORMADOR NA HUMANIZAÇÃO
14min - 2006 - DVCAM
Produção: 4 Ventos
Direção: Mareia Medeiros
No Instituto Fernandes Figueira-lFF, o brincar é utilizado como dispositivo do processo de humanização. Os atendimentos do Saúde e Brincar, programa interdisciplinar que utiliza o lúdico como intervenção terapêutica na experiência do adoecimento e hospitalização na infância, ocorrem nos espaços hospitalares, transformando o espaço e a dinâmica hospitalar.
29. AMIGAS DO PEITO
20min - 2016 - DVCAM
Produção: Roberto Abib/Marcelo Queiroz/Laryssa Rocha
Direção: Roberto Abib
O Programa Amigas do Peito aborda o afeto como estratégia de superação em um grupo de pacientes do Hospital Federal Cardoso Fontes. A experiência será o piloto de humanização no tratamento de mulheres mastectomizadas nos hospitais federais. O documentário registrou a rotina das pacientes no hospital e no dia a dia. Ao longo dos encontros as mulheres trocam informações; visitam outras pacientes que vão passar por cirurgia, mostrando como fica a vida após a retirada da mama.

43. CABEÇA NUA
15min - 2016 - DVD
Produção: Misturemídia UW/Canal Futura
Direção: lsis Drumond
O documentário "Cabeça Nua" mostra as várias nuances da relação das pacientes de quimioterapia com o lenço para, num sentido amplo, debater o quanto o tra tamento interfere na autoestima das mulheres e o quanto o estigma social em torno do câncer ainda é presente, apesar dos avanços na detecção e tratamento da doença. Afinal, o lenço liberta ou oprime? Enfeita ou marca? Esconde ou expõe?
184. SERTÃOMAR
13min - 1994 - U- MATIC
Produção: Marcus Vilar
Direção: MarcusVilar
Um paralelo entre a aspereza da terra e o reconforto da água, tendo como referência uma família que mora no alto sertão paraibano, onde três irmãos sofrem de uma doença rara chamada ictiose, que provoca uma mutação física com características semelhantes à hanseníase.
MENÇÃO HONROSA NA II MOSTRA VIDEOSAÚDE
139. NADA SOBRE NÓS SEM NÓS
21min - 2009 - MINI-DV
Produção: Cecip - Centro de Criação de Imagem Popular
Direção: Gustavo Cascon
O vídeo registra os debates da Oficina Nacional de Indicação de Políticas Públicas Culturais para a Inclusão de Pessoas com Deficiência. Além de mostrar a participação direta das pessoas com deficiência nas discussões e deliberações, a apresentação do vídeo torna o produto acessível aos deficientes visuais, com a narração das indicações de imagens e de entrevistas contidas no roteiro.
7. A ESTRADA SILVESTRE
37min - 2009 - HDV
Produção: Interferências Filmes
Direção: Ricardo Sá
Os hábitos interculturais de quilombolas, indígenas e pomeranos do Espírito Santo, que vivem no campo e na floresta. Comunidades quilombolas de Presidente Kennedy, Cachoeiro do ltapemirim e Santa Leopoldina. Comunidades indígenas de Aracruz e comunidades pomeranas de Domingos Martins e Santa Maria do Jetibá.

41. BANIWA - UMA HISTÓRIA DE PLANTAS E CURAS
53min - 2005 - DVD
Produção: COC - Casa de Oswaldo Cruz e Núcleo de Vídeo/Fiocruz
Direção: Stella Oswaldo Cruz Penido
Mostra as práticas de cura do povo indígena Baniwa, do alto Rio Negro, Amazonas, e as concepções de saúde e doença que orientam as ações de curandeiros e benzedores. Aborda a permanência dessas práticas nos dias atuais, depois do contato com outras realidades.

46. CANÇÕES DE RESISTÊNCIA GUARANI
22min - 2009 - DIGITAL
Produção: Interferências Filmes
Direção: Ricardo Sá
A jornada dos índios guarani, que vivem nas comunidades indígenas guarani de Aracruz-ES, mas que vieram do sul do Brasil, numa caminhada de quase 40 anos, alimentados pelo desejo de encontrar a Terra sem Males.

68. DASADAWA WEDA - SAÚDE BUCAL
15min - 2000 - BETACAM
Produção: Rui Arantes
Direção: Rui Arantes
Filme educativo sobre saúde bucal, cujo objetivo é ensinar novos conceitos sobre saúde e doenças bucais para os índios xavantes do Mato Grosso. Filmado e editado pelos próprios índios, resgata as condições de saúde bucal dos xavantes no passado e apresenta os principais problemas decorrentes do contato com a sociedade não indígena. Também são apresentados os métodos e medidas preventivas necessários para se evitar novas doenças, consequentes dos novos hábitos alimentares e condições de vida.
MENÇÃO HONROSA NA IV MOSTRA VIDEOSAÚDE

118. KAMENÃ
04min - 1995 - BETACAM
Produção: Núcleo de Cinema de Animação de CampinasDireção: W.Llazaretti/M. squarisi
Produção realizada em oficinas indígenas, no alto Xingu e Amazonas, tendo como tema uma lenda da destruição da floresta.
1º LUGAR NA III MOSTRA VIDEOSAÚDE

132. MITÃ ODJAU RAMO
17min - 2015 - HDV
Produção: Interferências Filmes/Funcultura ES
Direção: Ricardo Sá
Teresa e Rosimara são duas índias guarani do Espírito Santo, que decidem ter seus filhos no hospital da cidade próxima da aldeia, quebrando uma tradição. Mas as parteiras e conselheiras da tribo continuam transmitindo seus conhecimentos às mulheres grávidas, na esperança de que a tradição não seja esquecida nas Aldeias guarani de Aracruz/ES.

165. PRA DURAR ENQUANTO O MUNDO DURASSE
26min - 2013 - HDV
Produção: Interferências Filmes/Lei Chico Prego do Município de Serra/ES
Direção: Ricardo Sá
A história da construção da igreja de Reis Magos em Nova Almeida, município da Serra/ES, erguida pelos indígenas, sob o comando dos jesuítas.

172. REIKWAAPA - RITOS DE PASSAGEM GUARANI
11min - 2011 - HDV
Produção: Interferências Filmes/Associação Guarani Boapy Pindó
Direção: Werá Djekupé (Marcelo Guarani) e Ricardo Salles Sá
A passagem da infância para a adolescência é um dos ritos vivenciados pelos mbya-guarani que vivem nas aldeias-comunidades indígenas guarani de Aracruz do ES. O contato e a convivência com a cultura do povo branco, esta e outras tradições foram se transformando. Mas os mais velhos insistem em transmitir seus conhecimentos para os mais jovens, na esperança da preservação de suas culturas.

178. SAÚDE E ALIMENTAÇÃO DO POVO XAVANTE
26min - 2007 - DVD
Produção: Associação Nossa Tribo
Direção: Leandro Parinai'Á/Jony Xavante
O ancião mais velho da aldeia Wederã, da Terra Indígena de Pimentel Barbosa, em Mato Grosso, Cidaneri, conta como era a alimentação do povo Xavante antes do contato com o branco. Explica também porque os índios Xavante estão ficando doentes depois que foram inseridos alimentos industria li zad os como o açúcar, os refrigerantes e salgadinhos. Estas mudanças na alimentação provocam doenças que eram inexistentes.

193. TEPRIGE-SORRISO BONITO
21min - 2007 - DVD
Produção: Pró-Nativos
Direção: Rui Arantes
Filmado e editado pelos próprios índios Ikpeng com a participação de professores, alunos e membros da comunidade. O filme objetiva ensinar, de forma dinâmica e ilustrativa, a importância dos cuidados com a saúde bucal. Fala ainda sobre as principais causas das doenças bucais e as formas de autocuidado adotados atualmente pela cultura Ikpeng.

19. A TV PINEL NA LUTA ANTIMANICOMIAL (TV PINEL 7)
22min - 1997 - S-VHS
Produção: Núcleo de Vídeo/Cict/Fiocruz/lnstituto Philippe Pinel
Direção: Equipe da TV Pinel
As diversas iniciativas com os pacientes do Instituto Philippe Pinel: enquete produzida por atores da instituição perguntando aos transeuntes da Cinelândia sobre o que é ser normal. O evento do dia da luta antimanicomial contou com a participação das TV s comunitárias "Maxambomba", "Sala de Espera", "Facha" e "Bem TV".
3º LUGAR NA III VIDEOSAÚDE
27. ALZHEIMER - MUDANÇAS NA COMUNICAÇÃO E NO COMPORTAMENTO
26min - 2011 - DVCAM
Produção: Kino Filmes
Direção: Thereza Jessouroun
A doença de Alzheimer é uma patologia neurológica degenerativa, progressiva e irreversível, que atinge toda a família, pois muda significativamente o cotidiano familiar e traz forte repercussão emocional, principalmente para aqueles que assumem a função de cuidador. Com o objetivo de tentar esclarecer algumas das incertezas que cercam os familiares durante a evolução da doença, este documentário apresenta informações básicas sobre mudanças na comunicação e no comportamento, que são os fatores de maior impacto e desestruturação na família.

30. ANIMA DENGUE
15min - 2009 - DVD
Produção: Centro de Pesquisa Rene Rachou (CPqRR)/Fundação Oswaldo Cruz
Direção: Cecis/CPqRR
O uso do desenho animado como instrumento de comunicação e informação sobre a dengue - formas de transmissão e combate, a ação e colaboração da população como parceiro do governo para o controle e extinção dos focos e consequente epidemia.

31. ANTES QUE SEJA TARDE
10min -1996 - BETACAM
Produção: Paiad/UFPB/Prac/Coex
Direção: Torquato Joel/M. Vilar
Com depoimentos de dependentes e de profissional de saúde, são abordados os problemas psíquicos e sociais enfrentados pelos alcoólicos.
MENÇÃO HONROSA NA III MOSTRA VIDEOSAÚDE

58. COMPROMISSO COM A EQUIDADE
52min - 2005 - DVCAM
Produção: DCS/CICT/Fiocruz
Direção: Homero T. Carvalho
Apresenta entrevistas com os conferencistas do 9° Congresso Mundial de Informação em Saúde e Bibliotecas, o ICML9, que reuniu profissionais de informação e saúde para discutir e trocar experiências de gestão e maneiras de gerar, armazenar e disseminar conteúdo técnico-científico em saúde. Entre os entrevistados estão Pierre Levy, da Universidade de Quebec; Lúcia Santaella, da PUC SP, e Pedro Urra, do Centro Nacional de Ciências Médicas, de Cuba.

77. DOENÇA DE CHAGAS: VIRANDO O JOGO
28min - 2010 - DVD
Produção: Serviço de Produção e Tratamento de Imagem do Instituto Oswaldo Cruz
Direção: Joseli Lannes
Estimula a promoção da responsabilidade individual e coletiva na prevenção e controle da doença de Chagas, englobando uma visão ecológica da reinfestação das casas e dos riscos de infecção de seus moradores em regiões expostas a vetores infectados pelo "Trypanossoma cruzi", exemplificadas por localidades do estado do Ceará. Diante do cenário epidemiológico atual da doença de Chagas, a educação e a informação em saúde são trazidas como oportunidades para mudança deste cenário.

78. DOENÇAS NEGLIGENCIADAS NO NORDESTE: SITUAÇÃO, DETERMINANTES E OS SERVIÇOS DE REFERÊNCIA DA FIOCRUZ PERNAMBUCO
17min - 2013 - N/T
Produção: Película Vídeo
Direção: Assessoria de Comunicação/CPqAM
"Doenças negligenciadas no Nordeste: situação, determinantes e os Serviços de Referência da Fiocruz PE" é um vídeo institucional que parte da discussão sobre essas enfermidades para apresentar o trabalho desenvolvido pelos seis serviços da unidade, que são referência nacional- em culicídeos vetores, filarioses e peste -e regional- em doença de Chagas, esquistossomose e leishmaniose.

109. GERAÇÃO SAÚDE - HANSENÍASE
23min - 2006 - BETACAM-DIGITAL
Produção: MEC/TV Escola/Ana Laura Naves
Direção: Daniela Cucchiarelli
Um jovem estudante descobre que tem hanseníase e procura orientação médica. Um grupo de estudantes se mobiliza em uma campanha a favor da informação e contra o preconceito à doença. Durante o programa o público vai conhecer as causas e formas de transmissão da hanseníase e vai aprender a identificar os sintomas, manchas e nódulos suspeitos, além de desmistificar a doença por meio do conhecimento.

119. LA CLINICA DEL JACARÉ
13min - N/T - DVD
Produção: Diego Larrea/Fernando Sallis/Henrique Antunes
Direção: Diego Larrea/Fernando Sallis/Henrique Antunes
Em "La clinica del Jacare", você vai perceber como o agente comunitário de saúde (ACS) é peça fundamental para disseminar informação e ações de saúde pública.
2. A BAGAGEM DAS MULHERES DA FLORESTA
50min - 2007 - DVD
Produção: A Grande Árvore Educomunicação
Direção: Markus Ribeiro
Produzido para o Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS), com apoio técnico e financeiro do PNDST-AIDS/MS, aborda questões de saúde integral, incluindo a discussão ambiental: a saúde dos rios e da água, a saúde da floresta e dos homens da floresta.

32. APOIO EM AÇÃO: EXPERIÊNCIAS INTEGRADAS
50min - 2014 - DVD
Produção: LAPPIS/IMS/UERJ
Direção: Bruna Maciel
O documentário é parte integrante do projeto de pesquisa ''Áreas programáticas e Direito à Saúde: construção da integralidade no contexto do apoio institucional" desenvolvido no período de julho de 2012 a agosto de 2014 na linha de atuação Ensinasus do Grupo do CNPQ LAPPIS do IMS-UERJ. Contou com o apoio da OPAS e LAPPIS/IMS/UERJ para sua realização e o incentivo do Ministério da Saúde, no âmbito das políticas do SAS/DAPES/MS.

88. EM BUSCA DAS VOZES DA INTEGRALIDADE
25min - 2006 - MINI-DV
Produção: DCS/CICT/Fiocruz E Lappis/lMS/Uerj
Direção: Sergio Brito/Tania Santos
As ações de um grupo de pesquisadores, professores e alunos que desenvolvem, em parceria com o Ministério da Saúde,o conceito de Integralidade nos currículos dos cursos de graduação da área da saúde, contribuindo com a mudança do olhar e da prática do profissional que sai da universidade para o mercado de trabalho.

217. VOZES DA INTEGRALIDADE
54min - 2006 - DVCAM
Produção: DCS/Cict/Fiocruz e Lappis/lMS/Uerj
Direção: Sergio Brito
A partir da fala de alunos, egressos, professores, pesquisadores, gestores de serviços de saúde, gestores educacionais e de usuários, são apresentadas diversas experiências no campo da formação universitária - graduação - de diferentes institu içõ es de ensino e cursos da área da saúde e que têm a Integralidade como princípio articulador dos projetos pedagógicos e de atuação nos serviços de saúde.
84. É ISSO AÍ - ESTATUTO DA JUVENTUDE EM DEBATE
22min - 2015 - HD
Produção: Pajé Produções Culturais
Direção: Beta Novaes/Regina Novaes
O vídeo fala sobre o estatuto da juventude, sobre os direitos de acesso à cultura esporte e ao lazer. Apresenta a sua importância como instrumento legal na reafirmação da constituição sobre os direitos dos jovens que devem ser garantidos e promovidos pelo Estado.

112. HABEAS CORPUS
20min - 2005 - DVD
Produção: Imagens Livres
Direção: Débora Diniz/Ramon Navarro
O documentário acompanha o sofrimento de Tatielle, uma jovem mulher de Morrinhes, interior de Goiás. Grávida de 5 meses de um feto que não sobreviveria ao parto, um habeas corpus apresentado por um padre, que sequer a conhecia, impediu Tatielle de interromper a gestação. Mandada de volta para casa do hospital em que estava, a jovem agonizou por cinco dias as dores de um parto proibido pela religião e pela justiça.

197. TRIBUNAL DOS CRIMES DA PAZ: O HOSPITAL PSIQUIÁTRICO NO BANCO DOS RÉUS
21min - 2002 - DVD
Produção: Conselho Federal de Psicologia
Direção: Fernão Clampa
O documentário traz depoimentos de ex-pacientes com doenças mentais, familiares e profissionais envolvidos com o sistema psiquiátrico. É revelada a violência e as atrocidades cometidas contra internos, além de serem tratadas as questões da reforma psiquiátrica e do fim dos manicômios.

208. UMA HISTÓRIA SEVERINA
23min - 2005 - DVD
Produção: Imagens Livres
Direção: Débora Diniz/Eliane Brum
Severina teve seu destino alterado por uma decisão do Supremo Tribunal Federal. Grávida de 4 meses de um feto sem cérebro, ela estava internada no hospital na mesma tarde em que o STF cassou a permissão para interromper a gravidez. O documentário testemunha essa trajetória Severina - conta o longo dia que os ministros não acompanharam.
120. LEISHMANIOSE VISCERAL: CONHECER PARA CONTROLAR
25min - 2010 - DVCAM
Produção: VideoSaúde Distribuidora/lcict/Fiocruz
Direção: Eduardo Thielen
Através de depoimentos de médicos, médicos veterinários e doentes em tratamento são apresentadas as ações de vigilância e prevenção da doença. Com o objetivo de fortalecer a educação em saúde e divulgar para a população informações sobre a leishmaniose visceral. Documentário explica a doença e o ciclo de transmissão, o parasito leishmania, o vetor flebótoma, a doença no hospedeiro cão, a doença humana e sua identificação e tratamento, assim como a sua epidemiologia.
PROJETO COMUNICAÇÃO E SAÚDE
74. DIVERSIDADE - MEDICALIZAÇÃO NA APRENDIZAGEM
28min - 2008 - BETACAM
Produção: TV PUC-SP
Direção: Eduardo Ramos
Aborda o problema da medicalização do ensino, um fenômeno que tem se tornado frequente no ambiente escolar, beneficiando as indústrias do diagnóstico e farmacêutica. Pais, professores e psicólogos discutem quando e como a dificuldade de aprendizagem deve ser tratada como doença. Especialistas alertam sobre as sequelas da medicalização desnecessária e atentam que muitas vezes o problema pode estar no sistema educacional e não no jovem e na criança.
15. A SAÚDE ESTÁ ENTRE NÓS
20min - 2013 - HD
Produção: Canal Saúde/VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz
Direção: Tiago Carvalho
O curta mostra o Projeto Grão de Mostarda, fundado em 1995, que atende à comunidade de Vargem Grande - zona Oeste do RJ ou "Sertão Carioca", com produtos caseiros fitoterápicos. Ali, busca-se o resgate dos ensinamentos dos antepassados e as lutas para que as plantas medicinais se tornem patrimônio material.

173. REZAS, CURAS E MITOS
15min - 2007 - DVD
Produção: Clovis Fazio
Direção: Clovis Fazio/Avir Shamaim
Resgate das crenças e mitos do povo nordestino através de depoimentos de rezadeiras, curandeiros, da cultura popular e estudiosos do tema. Aborda em linguagem de cordel a cura por métodos não convencionais à medicina tradicional.
1. 11/01/2011 - A EXPERIÊNCIA LIMITE
27min - 2015 - DVD
Produção: Ponto de Equilíbrio Imagens
Direção: Sérgio Luiz Portela/Simone Santos Oliveira/Guilherme Planel
Baseado no desastre ocorrido na Região Serrana do Rio de Janeiro. Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo que foram os municípios mais afetados com fortes chuvas. Foram 750 deslizamentos de encostas em diferentes pontos da região causando mais de 900 mortes. O filme traz relatos de moradores, voluntários e profissionais que ajudaram e vivenciaram a tragédia.

2. A BAGAGEM DAS MULHERES DA FLORESTA
50min - 2007 - DVD
Produção: A Grande Árvore Educomunicação
Direção: Markus Ribeiro
Produzido para o Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS), com apoio técnico e financeiro do PNDST-AIDS/MS, aborda questões de saúde integral, incluindo a discussão ambiental: a saúde dos rios e da água, a saúde da floresta e dos homens da floresta.

40. BAÍA DO ESPÍRITO SANTO - UM OLHAR CANELA-VERDE
15min - 2014 - HD
Produção: Claudino de Jesus
Direção: Claudino de Jesus
As transformações paisagísticas, sociais e culturais da Baía de Vitória são mostradas por meio de imagens de arquivos e atuais e por depoimentos, construindo um jogo de memória e atualidade.

48. CATADORES ENCANTADORES
10min - 2008 - DVD
Produção: Adriano Rosa/Jales Silva/Tomas May
Direção: Denise Assis
O documentário "Catadores encantadores" traz o trabalho de agentes de saúde, do município de Campinas que ensinam a catadores medidas educativas e sus tentáveis para evitar doenças e cuidar do ecossistema.

52. CHAPADA DO APODI - MORTE E VIDA
28min - 2013 - HD
Produção: Canal Saúde/VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz
Direção: Tiago Carvalho
O curta é dedicado aos trabalhadores de Cidade Alta, Limoeiro do Norte e às famílias do assentamento Moaci Lucena. Faz uma retrospectiva, desde 1970, sobre os projetos do Ministério do Interior/Governo Federal, cuja responsabilidade era levar o verde até os campos ressecados do Nordeste do Brasil. Em 2013, na Chapada do Apodi - divisa do Ceará com o Rio Grande do Norte, é instalado um projeto de irrigação contra as secas pelo Departamento de Obras, no lado das terras cearenses. Quais os benefícios trazidos por esta iniciativa?

99. EXTRATIVISMO SUSTENTÁVEL DE CAGAITA
07 min - 2014 - DVD
Produção: Gunga
Direção: Farid Abdelnour/Diego Mendonça/Eduardo Garcês
A produção comunitária e sustentável de Cagaita, fruto típico do cerrado brasileiro, na região do Grande Sertão Veredas - MG.

110. GERAIS
24min - 2014 - HD
Produção: Canal Saúde/VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz
Direção: Tiago Carvalho
Em 2014, foi criada, por decreto presidencial, da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Nascentes dos Gerais (RDS). A RDS é fruto da luta dos geraizeiros na região norte de Minas Gerais. O decreto visa proteger as nascentes dos córregos, garantir a conservação das áreas de extrativismo e o acesso ao território tradicional pela população local, além de promover o desenvolvimento socioambiental e estudos para conservação e uso sustentável do Cerrado.

111. HÁ VIDA APÓS O LIXÃO?
11min - 2014 - DVD
Produção: Alunos do Centro Educacional lsrael/Guaçuí/ES
Direção: Alunos do Centro Educacional lsrael/Guaçuí/ES
O vídeo alerta para a preservação do meio ambiente e destaca iniciativas de moradores que implementaram fontes alternativas e renováveis de energia em seus cotidianos.

117. JORNAL DO CAIC
13min - 2008 - DVD
Produção: Alunos da Escola lzau ra Marques da Silva/Guaçuí/ES
Direção: Alunos da Escola lzaura Marques da Silva/Guaçuí/ES
O documentário debate a importância do descarte correto de resíduos hospitalares para prevenir contaminações.

118. KAMENÃ
04min - 1995 - BETACAM
Produção: Núcleo de Cinema de Animação de CampinasDireção: W.Llazaretti/M. squarisi
Produção realizada em oficinas indígenas, no alto Xingu e Amazonas, tendo como tema uma lenda da destruição da floresta.
1º LUGAR NA III MOSTRA VIDEOSAÚDE

122. LIXO ONDE É QUE EU JOGO?
17min -1992 - BETACAM
Produção: Projeto Semear/Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Governo do Ceará
Direção: Mauro Farias
A produção de lixo pelo homem constitui-se num grave problema nas grandes cidades. O trabalho de coleta do material, os aterros sanitários e a reciclagem do lixo. Os perigos para a saúde pública. A falta de educação ambiental da população. O sistema de coleta seletiva.
2º LUGAR NA II MOSTRA VIDEOSAÚDE

123. LIXO,UMA QUESTÃO DE CONSCIÊNCIA
13min - 2008 - DVD
Produção: Alunos da Escola Municipal Antonio Ribeiro Carneiro/Guaçuí/ES
Direção: Alunos da Escola Municipal Antonio Ribeiro Carneiro/Guaçuí/ES Documentário que mostra jovens aprendendo a importância do descarte correto do lixo para a proteção da natureza.

129. MEU CORPO, MEU MUNDO
16min - 2009 - DVCAM
Produção: Érica Valle
Direção: Érica Valle
O professor Lecré, com ajuda da família tal, mostra como toda a vida na terra está interligada e como simples atitudes cotidianas podem melhorar o meio ambiente e a nossa saúde.
SÉRIE ANIMA SAÚDE

135. MULHERES DAS ÁGUAS - Uma história de mulheres e marés
32min - 2016 - DVD
Produção: UFRJ/lcict/Fiocruz
Direção: Beta Novaes
O documentário retrata a vida e as lutas das pescadoras nos manguezais do Nordeste do Brasil. O modo de vida e a sobrevivência de suas famílias estão ameaçados pela poluição das grandes indústrias e pelo turismo predatório que causam danos ao ecossistema dos manguezais, onde inúmeras espécies marinhas se reproduzem. Destaca o engajamento e a resistência dessas mulheres em busca da preservação e demarcação dos territórios pesqueiros, manutenção e ampliação de seus direitos sociais e melhoria das condições de trabalho e saúde.

146. O CORDEL DOS ATINGIDOS
22min - 2004 - HDV
Produção: Campo Vale
Direção: Ricardo Sá
No vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, a construção de uma hidrelétrica vai inundar os territórios ribeirinhos de diversas comunidades tradicionais. Seus moradores falam de suas preocupações com a mudança que virá.

148. O VENENO ESTÁ NA MESA
50min - 2011 - DVD
Produção: Calibam Produções Cinematográficas
Direção: Sílvio Tendler
Desde 2008, o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos. Cada brasileiro consome, em média 5,2l de agrotóxico por ano. Em nome da produtividade, os agrotóxicos estão sendo aprovados para uso na terra, na alimentação e estão prejudicando a saúde do homem e da natureza.

154. OS QUILOMBOLAS DO ANGELIM
14min - 2000 -HDV
Produção: Fase/ES
Direção: Ricardo Sá
No vale do Angelim, em Conceição da Barra, os quilombolas resistem ao processo de isolamento imposto pela instalação da monocultura do eucalipto na região. Seu Coxi, mestre do Ticumbi, é um deles. Comunidades quilombolas do vale do Angelim, Conceição da Barra/ES

156. PAQUEQUER QUE TE QUERO VIVO
18min - N/T - BETACAM
Produção: Paé Produções Culturais
Direção: Miguel Freire
O equilíbrio e o futuro do planeta dependem da preservação da água e seus ciclos. A preservação dos mares e oceanos é fundamental pois é por onde começam os ciclos. A água é rara e dispendiosa e pode escassear em qualquer região do mundo. O Rio Paquequer é o rio mais importante da cidade de Teresópolis, nasce na Serra dos Órgãos e tem recebido todo chorume dos depósitos de lixo, deteriorando a qualidade das suas águas.

162. PEDRAS PRETAS - ITAÚNAS DE SÃO BENEDITO E SÃO SEBASTIÃO
25min - 2012 - DVD
Produção: Panela Audiovisual
Direção: Marcos Valério Guimarães
A festa de São Benedito e São Sebastião, em ltaúnas, norte do Espírito Santo, é o momento principal do folclore da região. Expressão de uma forma histórica de vida, marcada por escravidão, tragédia ecológica e a modernidade industrial do eucalipto e do álcool, o folclore é também uma forma de exercício político, o direito à vida e o bem simbólico maior.

171. REFLEXOS DO RIO
19min - 2008 - DVD
Produção: André Lion/Filipe Machado/Gustavo MC Nair
Direção: André Lion/Filipe Machado/Gustavo MC Nair
Discute a relação entre o rio Tietê e a população de São Paulo a partir da exposição "Quase Líquido" de Eduardo Srur.

174. RIO PAQUEQUER FOTOGRAFIAS
14 MIN - N/T - BETACAM
Produção: Bruno Peixoto/Marcela Chermont/Marcelle Pereira
Direção: Paulo Freire
O rio Paquequer é o rio mais importante da cidade de Teresópolis, nasce na serra dos Órgãos e corta o Estado do Rio de Janeiro. Desde a Pedra do Sino, no Vale das Orquídeas, Campo das Antas. Foram tiradas fotografias das nascentes principais do Rio Paquequer que vai desta região até encontrar o Rio Paraíba.

177. SAPO NO PÉ DO BOI SEMPRE SAI PISADO
11min - 2008 - Digital
Produção: Interferências Filmes/Fase-ES
Direção: Ricardo Salles Sá
Revela a luta cotidiana nas comun idades quilombolas do Sapê do Norte - São Mateus e Conceição da Barra - no Espírito Santos, pelo acesso à água. Mostra a importância da água na vida dessas comunidades e os impactos sobre as nascentes, rios e córregos, causados pela invasão do território com a monocultura de eucalipto da Aracruz Celulose. Quilombolas refletem sobre o assunto, fazendo uso de ditados e saberes populares.

182. SEMPRE VIVA
24min - 2015 - HD
Produção: Canal Saúde/VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz
Direção: Tiago Carvalho
As encostas da Serra do Espinhaço, em Minas Gerais, são habitadas há séculos por comunidades tradicionais que vivem da agricultura e da coleta de frutos e flores - as sempre-vivas - que crescem nas campinas, na cumeeira da serra. São quilombolas, caboclos e brancos que preservaram e transformaram aquelas paisagens. No começo dos anos 2000, parques estaduais e nacionais de proteção ambiental integral foram criados sobre essas áreas e o acesso dos apanhadores de flor foi impedido. Esses homens e mulheres hoje lutam em defesa de seu modo de vida e seu território.

201. TV UFES EM REGÊNCIA
07min - 2016 - HDV
Produção: TV Ufes
Direção: Camila Fregona
Um ano após o rompimento da barragem de Mariana, a TV Ufes foi até Regência, na foz do Rio Doce, verificar a situação da vila e participar do I DOC Regência, Mostra de Documentários sobre o Rio Doce. O evento ocorreu de 21 a 26 de novembro de 2016.

202. TV VILA: AMBIENTE, COISA & TAL
17min - 1993 - BETACAM
Produção: Unidade Clínica de Adolescentes do Hospital Universitário Pedro Ernesto/Dept. de Geologia e Engenharia
Direção: Sérgio Bloch
Em formato de programa televisivo, são abordados os problemas de saneamento de algumas favelas do Rio de Janeiro. Enfoca a influência do lixo sobre a segurança do terreno, os riscos de desmoronamento e infiltrações e o perigo de doenças.
3º LUGAR NA II MOSTRA VIDEOSAÚDE

203. ÚLTIMOS DIAS EM REGÊNCIA
09min - 2015 - HDV
Produção: Danilela Zanetti/João Paulo Lyrio lzoton
Direção: Daniela Zanetti
Após rompimento das barragens da Samarco, em Marina/MG, e com os impactos no Espírito Santo, os grupos de pesquisa em Populações Pesqueiras e Desenvol vimento no Espírito Santo (Geppedes) e em Cultura, Audiovisual e Tecnologia (CAT), da Universidade Federal do Espírito Santo, foram até a vila de Regência, no município de Linhares/ES, registrar as impressões da comunidade sobre os reflexos sociais e econômicos na região.

206. UM RIO CHAMADO WATU
11min - 2016 - HDV
Produção: Escola da Terra Capixaba
Direção: Ricardo Sá
Viagem pela história do Rio Doce, através do poema de Carlos Brandão.

209. URBANISMO
04min - 2005 - DVD
Produção: Caranguejo.com/Univille
Direção: Chicolam
Mostra o reflexo do urbanismo e o crescimento e o progresso de uma sociedade e uma região nela vinculada. Mostra um caranguejo nas diversas situações cotidianas da cidade e como isso afeta seus modos de vida e seu habitat.

214. VIGILÂNCIA EM SAÚDE NOS DESASTRES: A EXPERIÊNCIA DE RIO BRANCO/AC
20min - 2010 - DVCAM
Produção: VideoSaúde Distribuidora/lcict/Fiocruz
Direção: leda Rozenfeld
Na enchente de 2006, em Rio Branco, Acre, cerca de 35 mil pessoas foram atin gidas, com 8 mil casas danificadas. Graças às ações coordenadas e integradas entre as três esferas de governo - Município, Estado e União, no enfrentamento da situação, não houve perda de vidas humanas. O vídeo mostra as ações desenvolvidas pelo Vigidesastres/MS - e também o trabalho dos Agentes de Saúde que percorrem a região orientando a população sobre higienização de moradias e a prevenção de doenças oriundas das alagações.
PROJETO COMUNICAÇÃO E SAÚDE

218. VOZES DO CLIMA NO SAPÊ DO NORTE
11min - 2009 - HDV
Produção: Fase-ES
Direção: Ricardo Sá
Quilombolas do Sapê do Norte, São Mateus e Conceição da Barra/ES, visitam algumas regiões de floresta, canavial e eucaliptal comentando sobre as mudanças climáticas provocadas pelas monoculturas na região do norte do Espírito Santo.
128. MELODIÁRIO - SOBRE A OBRA DE JACEGAY LINS
25min - 2015 - HDV
Produção: Instituto Geração
Direção: Marcos Valério Guimarães
Uma visão ensaística sobre a poética do músico, compositor erudito, trilheiro e montador de cinema, poeta e pesquisador da cultura popular, Jaceguay Lins.

221. WALTER FIRMO: UM OLHAR SOBRE BISPO DO ROSÁRIO
10min - 2013 - DVD
Produção: Caos e Cinema
Direção: Flávia Carpas
Documentário que aborda a exposição sobre Bispo do Rosário - artista renomado e interno manicomial no Rio de Janeiro, que em 1985 foi entrevistado por José Castello e fotografado Walter Firmo, ocasião na qual puderam constatar a vivência da loucura e da grande realidade em que vivia Bispo. Suas celas e suas obras abriram a possibilidade de autorreflexão e o entendimento da vida, da condição humana e da arte contemporânea brasileira.
4. A CIDADE
15min - 2012 - HD
Produção: Kiko Ferraz Stúdios/Tat Stúdio/Combo
Direção: Liliana Sulzbach
Em 1940, portadores do Mal de Hansen (Hanseníase) foram isolados, compulsoriamente, até os anos 70, numa pequena cidade do Rio Grande do Sul, que viria a se tonar a Colônia de ltapuã. O Hospital de ltapuã já atendeu 1.454 pessoas e, até 2012, apenas 35 moradores ainda viviam lá, todos com mais de 60 anos de idade. São alguns deles que vão te mostrar o lugar e suas histórias no documentário ''A cidade".

17. A TERRA E O TEMPO - VOZES DO QUILOMBO
52min - 2006 - DVCAM
Produção: SB Produções
Direção: Sergio Brito
A partir de suas memórias pessoais e coletivas, mulheres e homens das comunidades remanescentes do complexo quilombo Mata Cavalo, em Mato Grosso, falam sobre as origens do quilombo, a vida comunitária, do trabalho coletivo, das festas e, principalmente, sobre a história da luta pela retomada definitiva das terras que pertenceram aos seus ancestrais.

25. ALIENADOS
15min - 2008 - DVD
Produção: RBS TV
Direção: Marta Biavaschi
Em 1964, ano do golpe militar no Brasil, Edgar Koetz, artista plástico é internado numa instituição manicomial. Lá, ele produz as principais obras de sua carreira, retratando vários pacientes. Ainda vive no hospital e se reconhece nesta obra 40 anos depois.

56. COCAIS, A CIDADE REINVENTADA
15min - 2008 - DVD
Produção: Inês Cardoso/Plateau Produções
Direção: Inês Cardoso
Documentário poético realizado junto com pacientes e moradores de uma cidade-manicômio no interior de São Paulo. Conta a história de uma cidade que se reinventou através de um filme, ou a história de um filme que foi inventado por uma cidade.

59. CONSELHO ESTADUAL DE DIREITOS HUMANOS: DUAS DÉCADAS DE LUTA
15min - 2015 - HDV
Produção: TV Ufes
Direção: Ana Paula Vieira
Reportagem especial produzida pela TV UFES, em homenagem ao Dia Mundial dos Direitos Humanos e da comemoração dos 20 anos de história e luta do Conselho Estadual de Direitos Humanos do Espírito Santo.

69. DEMOCRACIA É SAÚDE
42min - 2013 - DVD
Produção: Comissão Organizadora da VIII C.N.S./Fiocruz
Direção: Comissão Organizadora da VIII C.N.S./Fiocruz
Pronunciamento considerado histórico realizado pelo professor e sanitarista, Sérgio Arouca, na abertura da VIII Conferência Nacional de Saúde, onde foram abordados o conceito ampliado de saúde, a avaliação dos serviços e propostas para o Sistema Único de Saúde, a cultura e a diversidade.
VÍDEO RESTAURADO PELA VIDEOSAÚDE DISTRIBUIDORA

87. EM (SI) MESMA
24min - 2006 - MINI-DV
Produção: Andréa Barbosa
Direção: Andréa Barbosa
Michele e Dalva são pacientes em desinternação progressiva do Manicômio Judiciário de Franco da Rocha/São Paulo. Margarida é psicóloga na mesma instituição. Três mulheres ligadas pela fotografia, instrumento que sela uma relação de respeito e desejo pela vida.

91. ERA ASSIM NAQUELA ÉPOCA
36min - 2013 - HDV
Produção: Interferências Filmes
Direção: Ricardo Salles Sá
A memória dos descendentes de imigrantes europeus no Espírito Santo. Personagens entre 80 e 105 anos relatam suas lembranças de infância, numa terra com poucos recursos e muito trabalho.

97. ESTACÃO ITUETA
17min - 2009 - HD
Produção: Bianca Sperandio - Ufes
Direção: Bianca Sperandio
Em meio aos pesados investimentos nacionais no setor de produção de energia elétrica, ltueta, uma pequena cidade localizada próxima à divisa de Minas Gerais com o Espírito Santo, foi inundada pelas águas represadas do Rio Doce. Mas, a memória e a história de seus moradores resistem.

104. FILMEBALÃO
72min - 2015 - HDV
Produção: Instituto Geração
Direção: Marcos Valério Guimarães
Utilizando apenas material de arquivo produzido na década de 1980 em Vitória, pelo grupo de arte, cultura e política estudantil Balão Mágico, da UFES, o filme narra os eventos de uma luta contra as institucionalidades cristalizadas de uma cidade, em transição histórica.

113. HERANÇA SOCIAL
20min - 2016 - HD
Produção: Jafas Filmes/VideoSaúde Distribuidora/lcict/Fiocruz
Direção: Christian Jafas
Uma doença antiga, estudada e negligenciada. O Rio de Janeiro é uma das capitais com mais casos de tuberculose. Mas por que para algumas pessoas a tuberculose é hereditária? Hereditária é a situação social. Os lugares mais pobres dos lugares mais ricos reúnem condições precárias de vida que propagam uma doença que não deveria mais existir. Ontem ou hoje a alvorada lá no morro nem sempre foi uma beleza. O documentário revela que há décadas partilhamos a mesma herança social.

132. MITÃ ODJAU RAMO
17min - 2015 - HDV
Produção: Interferências Filmes/Funcultura ES
Direção: Ricardo Sá
Teresa e Rosimara são duas índias guarani do Espírito Santo, que decidem ter seus filhos no hospital da cidade próxima da aldeia, quebrando uma tradição. Mas as parteiras e conselheiras da tribo continuam transmitindo seus conhecimentos às mulheres grávidas, na esperança de que a tradição não seja esquecida nas Aldeias guarani de Aracruz/ES.

141. NOS TEMPOS DO JUQUIÁ
10min - 2013/2017 - HDV
Produção: Escola da Terra Capixaba
Direção: Ricardo Sá
Um grupo de quilombolas de Araçatiba, município de Vianna/ES, se reúne para reconstruir o Juquiá e relembrar os tempos antigos.

143. O BOM DA BRINCADEIRA
15min - 2015 - HDV
Produção: Itamar Palauro/Lei João Bananeira/Cariacica
Direção: Ricardo Sá
O carnaval de congo de Roda D'agua, comunidade do município de Cariacica-ES registrado durante 3 décadas. As imagens destes registros foram apresentadas para os integrantes das bandas de congo da região, que analisaram o processo de desenvolvimento de uma das festas populares mais representativas do Espírito Santo.

146. O CORDEL DOS ATINGIDOS
22min - 2004 - HDV
Produção: Campo Vale
Direção: Ricardo Sá
No vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, a construção de uma hidrelétrica vai inundar os territórios ribeirinhos de diversas comunidades tradicionais. Seus moradores falam de suas preocupações com a mudança que virá.

162. PEDRAS PRETAS - ITAÚNAS DE SÃO BENEDITO E SÃO SEBASTIÃO
25min - 2012 - DVD
Produção: Panela Audiovisual
Direção: Marcos Valério Guimarães
A festa de São Benedito e São Sebastião, em ltaúnas, norte do Espírito Santo, é o momento principal do folclore da região. Expressão de uma forma histórica de vida, marcada por escravidão, tragédia ecológica e a modernidade industrial do eucalipto e do álcool, o folclore é também uma forma de exercício político, o direito à vida e o bem simbólico maior.

165. PRA DURAR ENQUANTO O MUNDO DURASSE
26min - 2013 - HDV
Produção: Interferências Filmes/Lei Chico Prego do Município de Serra/ES
Direção: Ricardo Sá
A história da construção da igreja de Reis Magos em Nova Almeida, município da Serra/ES, erguida pelos indígenas, sob o comando dos jesuítas.

166. PROCURANDO MADALENA
26min - 2010 - HDV
Produção: Video e Arte/Funcultura ES
Direção: Ricardo Sá
A busca bem humorada pela origem da toada MADALENA, que conquistou o mundo na voz de Martinho da Vila.

172. REIKWAAPA - RITOS DE PASSAGEM GUARANI
11min - 2011 - HDV
Produção: Interferências Filmes/Associação Guarani Boapy Pindó
Direção: Werá Djekupé (Marcelo Guarani) e Ricardo Salles Sá
A passagem da infância para a adolescência é um dos ritos vivenciados pelos mbya-guarani que vivem nas aldeias-comunidades indígenas guarani de Aracruz do ES. O contato e a convivência com a cultura do povo branco, esta e outras tradições foram se transformando. Mas os mais velhos insistem em transmitir seus conhecimentos para os mais jovens, na esperança da preservação de suas culturas.

176. SABOROSAS MEMÓRIAS QUILOMBOLAS
08min - 2016 - HDV
Produção: Escola da Terra Capixaba
Direção: Ricardo Sá
Memórias da comida, feita em fogão a lenha, a partir de alimentos colhidos na própria terra, pelas pessoas moradoras das comunidades quilombolas do sul do Espírito Santo, gerando resistência cultural.

211. VIDA DE CONGO
32min - 2013 - DVD
Produção: Panela Audiovisual
Direção: Marcos Valério Guimarães
Na comunidade de Santiago, no extremo norte do município de Serra/ES, uma banda de Congo, manifestação folclórica típica do ES, faz um trabalho de cultura, cuidados sociais, entretenimento e representação cultural. Val, a rainha e liderança da banda, dirige e organiza os desfiles e apresentações da devoção ao santo Benedito, nos festejos de sua data, em 27 de dezembro. Crianças e adultos envolvem-se numa frenética preparação para os dias de devoção.
222. ZIKA
29min - 2016 - DVD
Produção: Itinerante Filmes
Direção: Débora Diniz
O documentário "Zika" apresenta relatos de mulheres sobre transmissão do vírus para gestantes e da relação com a microcefalia. Gestantes que contraíram a doença, mães de bebês diagnosticados com microcefalia e profissionais de saúde participaram desse filme com suas histórias e depoimentos.
12. A RETOMADA DO LINHARINHO
11min - 2009 - HDV
Produção: Fase-ES
Direção: Ricardo Sá
Conceição da Barra/ES. Em 2007, com o anúncio do Decreto de reconhecimento de um território pelo INCRA, fez com que centenas de quilombolas se unissem para voltar ao lugar que lhes foi tomado por uma empresa produtora de celulose. Mas a empreitada durou não mais do que 20 dias, quando a polícia retomou a terra e expulsou os verdadeiros donos da terra.

36. AS SEMENTES
30min - 2015 - HD
Produção: Terra Firme Produções
Direção: Beta Novaes/Cleisson Vidal
O documentário ''As sementes" evidencia o papel da mulher junto ao movimento agroecológico. O curta, dirigido pelo cineasta Beto Novaes, retrata a trajetória de mulheres agricultoras que participam ativamente de ações políticas e sociais, contribuindo para o crescimento da atividade.

135. MULHERES DAS ÁGUAS - Uma história de mulheres e marés
32min - 2016 - DVD
Produção: UFRJ/lcict/Fiocruz
Direção: Beta Novaes
O documentário retrata a vida e as lutas das pescadoras nos manguezais do Nordeste do Brasil. O modo de vida e a sobrevivência de suas famílias estão ameaçados pela poluição das grandes indústrias e pelo turismo predatório que causam danos ao ecossistema dos manguezais, onde inúmeras espécies marinhas se reproduzem. Destaca o engajamento e a resistência dessas mulheres em busca da preservação e demarcação dos territórios pesqueiros, manutenção e ampliação de seus direitos sociais e melhoria das condições de trabalho e saúde.

136. MULHERES GUERREIRAS
23min - 2011 - DVD
Produção: Fátima Martins
Direção: Carlos Nogueira
A atuação das mulheres guerreiras da Rocinha e do Vidigal. Mulheres educadoras, donas de casa, trabalhadoras buscando suas identidades, unindo-se a grupos de trabalho para promover a educação, combater a violência, defender o meio ambiente nas comunidades onde vivem e trabalham e consolidar a inclusão social que buscam. O documentário mostra a atuação destas mulheres fora e dentro das ONGs Gasco, Grupo Ação Social Comunitário.

145. O CIRCUITO
15min - 2013 - HD
Produção: Canal Saúde/VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz
Direção: Tiago Carvalho
O circuito estratégia de circulação de produtos agroecológicos criado pela Rede Ecovida de Agroecologia, conecta consumidores e agricultores nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo que fornecem alimentos saudáveis e fortalecem o comércio justo nessas regiões.

150. OCUPAR, RESISTIR E PRODUZIR
39min - 1989 - DVD
Producão: Agência Vix
Direcão: Claves Mendes e Ricardo Sá
O Movimento Sem Terra no início de sua história no ES. Imagens e depoimentos em assentamentos e acampamentos em todo o estado do ES, acompanhadas pelos comentários de Rogério Medeiros. Comunidades indígenas guarani de Aracruz/ES.

154. OS QUILOMBOLAS DO ANGELIM
14min - 2000 -HDV
Produção: Fase/ES
Direção: Ricardo Sá
No vale do Angelim, em Conceição da Barra, os quilombolas resistem ao processo de isolamento imposto pela instalação da monocultura do eucalipto na região. Seu Coxi, mestre do Ticumbi, é um deles. Comunidades quilombolas do vale do Angelim, Conceição da Barra/ES
8. A FEITICEIRA DE TUCUNDUVA
15min - 2007 - DVD
Produção: RBS TV
Direção: Márcio Schoenardie
Diferentes métodos de cura, conflitos religiosos e fé. Mistura ficção e depoimentos para contar a história baseada numa benzedeira que viveu no Brasil.

36. AS SEMENTES
30min - 2015 - HD
Produção: Terra Firme Produções
Direção: Beta Novaes/Cleisson Vidal
O documentário ''As sementes" evidencia o papel da mulher junto ao movimento agroecológico. O curta, dirigido pelo cineasta Beto Novaes, retrata a trajetória de mulheres agricultoras que participam ativamente de ações políticas e sociais, contribuindo para o crescimento da atividade.

38. ATÉ QUE AVIOLÊNCIA AS SEPARE
22min - 2008 - MINI-DV
Produção: Hot Vídeo Produções
Direção: Carolina Gonçalves
Mulheres vítimas de violência doméstica relatam suas experiências traumáticas enquanto profissionais da saúde analisam os comportamentos das agredidas e dos agressores, apontando caminhos para o empoderamento feminino.

51. CESÁREA, MITOS E RISCOS
17min - 2014 - HD
Produção: Bia Fioretti
Direção: Bia Fioretti
Um país com 56% de taxa de cesárea, sendo 88% nos hospitais privados. O que as mulheres brasileiras acham disso, será que elas sabem dos riscos? As vozes da pesquisa "Nascer no Brasil - Inquérito Nacional sobre Parto e Nascimento" são reveladas no documentário "Cesárea, mitos e riscos", coproduzido e distribuído pela VideoSaúde.

55. CLARITA
14min - 2007 - DVD
Produção: Thereza Jessouroun/Claudia Schuch
Direção: Thereza Jessouroun
Narrado na primeira pessoa e baseado na mãe da diretora do documentário, portadora da doença de Alzheimer, apresenta reflexões e questionamentos sobre o sentido da vida e a convivência com a morte.
MENÇÃO HONROSA V MOSTRA VIDEOSAÚDE

57. COMO AREIA DO MAR
19min - 2016 - HDV
Produção: Raphael Sampaio
Direção: Raphael Sampaio
Compilado de memórias de três idosas, onde suas histórias de vida se cruzam e se misturam a serviço de sensações múltiplas, refletindo suas dores, traumas e opressões vividas.

60. II CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE HUMANIZAÇÃO DO PARTO E NASCIMENTO (PARTO HUMANIZADO)
52min - 2006 - DVCAM
Produção: DCS/CICT/Fiocruz
Direção: Homero Carvalho/Umberto Trigueiros
Profissionais de saúde e representantes da sociedade civil reuniram-se, no Rio de Janeiro, para a II Conferência Internacional Sobre Humanização do Parto e Nascimento, em 2005. O evento também marcou os 20 anos da articulação por práticas mais adequadas de assistência da mãe e do bebê. Costurado por depoimentos, profissionais falam dos aspectos culturais e fisiológicos que compõem o processo da gestação e nascimento, o alto índice de cesáreas praticadas pela rede particular, a política pública de estímulo ao parto normal, dentre outros.

62. CONTRACEPÇÃO E PLANEJAMENTO FAMILIAR E REPRODUTIVO NO BRASIL
22min - 2011 - DVD
Produção: Semina Produtos Educativos e Serviços Ltda
Direção: Semina
Material educativo que aborda a importância do planejamento familiar e do acesso à i nfor mação e à atenção contraceptiva, como suportes para o exercício dos direitos sexuais e reprodutivos. Discutindo impactos da gestação não-planejada, apresenta as alternativas de prevenção à gravidez disponíveis no SUS, suas formas de uso, características, vantagens e cuidados.

63. CORAGEM É UM DOM
13min - 2014 - HD
Produção: Canal Saúde/VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz
Direção: Tiago Carvalho
Depois de 35 anos andando por essas "quebradas do sertão", como dizia Luís Gonzaga, é com uma boa dose de emoção que se apresenta esse curta dirigido por Tiago Carvalho, produzido em parceria pela Articulação Nacional de Agroe cologia (ANA), Canal Saúde e a VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz. O semiárido denso de Remanso, D. Gracinha e sua família vivendo com dignidade num período que em outras épocas seria uma tragédia social.

70. DENTRO DE CASA
14min - 2016 - HDV
Produção: Yasmim Nolasco
Direção: Yasmin Nolasco
Paula é uma mulher jovem, casada, e vive um relacionamento em que não possui voz. Seu marido, Eric, exerce um forte controle sobre ela, mascarado de preocupação. Aos poucos, Paula passa a perceber sinais de que sua relação não é saudável e começa a encarar o difícil processo de libertação.

80. DONA SANTINHA
24min - 2006 - BETACAM
Produção: TV UNIBH
Direção: Andréa Resende
Conta a história de Maria dos Santos Faria, mais conhecida como dona Santinha, parteira muito conhecida na pequena Milho Verde, região que fica a 353 km de Belo Horizonte/Minas Gerais. Da experiência de ter realizado 507 partos, comenta sobre os mistérios e alegrias das parteiras.

83. E AGORA, AURORA?
21min - 1998 - BETACAM
Produção: Três Laranjas Comunicação
Direção: Reginaldo Bianca
Com bom humor, aborda doenças sexualmente transmissíveis, as chamadas DST, e planejamento familiar no dia-a-dia de um casamento.
MENÇÃO HONROSA NA III MOSTRA VIDEOSAÚDE

87. EM (SI) MESMA
24min - 2006 - MINI-DV
Produção: Andréa Barbosa
Direção: Andréa Barbosa
Michele e Dalva são pacientes em desinternação progressiva do Manicômio Judiciário de Franco da Rocha/São Paulo. Margarida é psicóloga na mesma instituição. Três mulheres ligadas pela fotografia, instrumento que sela uma relação de respeito e desejo pela vida.

92. ERA UMA VEZ OUTRA MARIA
20 MIN - 2006 - DVD
Produção: Jah Comunicação Áudio Visual Ltda
Direção: Reginaldo Bianco
Apresenta a história de Maria, uma menina, como muitas outras, que questiona os padrões culturais que ditam o que uma mulher deve ou não deve ser, o que pode e o que não pode fazer. Mostra experiências comuns a mulheres jovens e aborda assuntos como: saúde sexual e reprodutiva, violência, gravidez, maternidade e trabalho.

105. FIM DO SILÊNCIO
52min - 2008 - DVCAM
Produção: Thereza Jessouroun
Direção: Thereza Jessouroun
O aborto inseguro é, nos tempos atuais, um dos graves problemas para a saúde pública no nosso país, levando milhares de mulheres a vivenciarem situações de risco, ao sofrimento de sequelas físicas e psicológicas e à morte. O documentário traz, pela primeira vez, o depoimento dramático de algumas dessas mulheres, que falam abertamente, sem esconder rosto nem identidade, como e por que fizeram aborto.

106. FLOR DlLACERADA
15min - 2008 - MINI-DV
Produção: Curso de Cinema da Universidade Estácio de Sá
Direção: Flávi o Monteiro de Souza
São abordados aspectos epidemiológicos, técnicos, sociais e humanos da tragédia que significa a morte de uma mulher no ciclo grávido-puerperal.Utilizam-se como recursos depoimentos de professores e leigos, além de dramatizações.

112. HABEAS CORPUS
20min - 2005 - DVD
Produção: Imagens Livres
Direção: Débora Diniz/Ramon Navarro
O documentário acompanha o sofrimento de Tatielle, uma jovem mulher de Morrinhes, interior de Goiás. Grávida de 5 meses de um feto que não sobreviveria ao parto, um habeas corpus apresentado por um padre, que sequer a conhecia, impediu Tatielle de interromper a gestação. Mandada de volta para casa do hospital em que estava, a jovem agonizou por cinco dias as dores de um parto proibido pela religião e pela justiça.

126. LOUCAS PELO DIREITO DE DECIDIR
21min - 2007 - DVD
Produção: Sinos/ Loucas de Pedra Lilás
Direção: Aline Lucena/Ana Bosch
Apresenta 8 esquetes sobre o respeito à decisão das mulheres quando elas enfrentam uma gravidez indesejada.

131. MINHA VIDA É NO MEIO DO MUNDO
25min - 2014 - HD
Produção: Canal Saúde/VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz
Direção: Tiago Carvalho
Um documentário sobre a construção de um movimento de mulheres agricultoras do Polo da Borborema, Agreste da Paraíba. Ao saírem de casa para ganhar o mundo, as agricultoras falam sobre as diversas manifestações da violência, mas sobretudo, contam como foram construindo caminhos para superação desse quadro a partir da vivência da agroecologia.

132. MITÃ ODJAU RAMO
17min - 2015 - HDV
Produção: Interferências Filmes/Funcultura ES
Direção: Ricardo Sá
Teresa e Rosimara são duas índias guarani do Espírito Santo, que decidem ter seus filhos no hospital da cidade próxima da aldeia, quebrando uma tradição. Mas as parteiras e conselheiras da tribo continuam transmitindo seus conhecimentos às mulheres grávidas, na esperança de que a tradição não seja esquecida nas Aldeias guarani de Aracruz/ES.

135. MULHERES DAS ÁGUAS - Uma história de mulheres e marés
32min - 2016 - DVD
Produção: UFRJ/lcict/Fiocruz
Direção: Beta Novaes
O documentário retrata a vida e as lutas das pescadoras nos manguezais do Nordeste do Brasil. O modo de vida e a sobrevivência de suas famílias estão ameaçados pela poluição das grandes indústrias e pelo turismo predatório que causam danos ao ecossistema dos manguezais, onde inúmeras espécies marinhas se reproduzem. Destaca o engajamento e a resistência dessas mulheres em busca da preservação e demarcação dos territórios pesqueiros, manutenção e ampliação de seus direitos sociais e melhoria das condições de trabalho e saúde.

136. MULHERES GUERREIRAS
23min - 2011 - DVD
Produção: Fátima Martins
Direção: Carlos Nogueira
A atuação das mulheres guerreiras da Rocinha e do Vidigal. Mulheres educadoras, donas de casa, trabalhadoras buscando suas identidades, unindo-se a grupos de trabalho para promover a educação, combater a violência, defender o meio ambiente nas comunidades onde vivem e trabalham e consolidar a inclusão social que buscam. O documentário mostra a atuação destas mulheres fora e dentro das ONGs Gasco, Grupo Ação Social Comunitário.

159. PARIR É NATURAL
26min - 2015 - DVCAM
Produção: Caliban
Direção: SilvioTendler
O documentário apresenta depoimentos de mulheres que viveram a experiência do parto e o posicionamento de profissionais de saúde especialistas em parto e nascimento com o intuito de ampliar o debate sobre a banalização da cesárea e todas as suas consequências.

160. PARTEIRAS PANKARARU
40min - 2006 - MINI-DV
Produção: Associação Saúde sem Limites
Direção: Maria Borba
No sertão de Pernambuco um grupo de parteiras e aprendizes da comunidade indígena Pankararu participa de um curso de atualização, cujo objetivo principal é o estímulo e a revitalização de suas atividades. O aprendizado acontece através da rica troca entre saberes tradicionais e saberes científicos, tratando de temas relativos à gravidez, parto e pós-parto.

161. PARTO, DA VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA ÀS BOAS PRÁTICAS
20min - 2014 - DVCAM
Produção: Bia Fioretti
Direção: Bia Fioretti
O documentário "Parto, da violência obstétrica às boas práticas fala sobre as ambiguidades que vivemos na atenção ao parto e nascimento, excessos de intervenções ou descaso com pacientes que são negligenciadas e deixadas de lado. Muitos procedimentos passaram a ser usados de forma rotineira causando mais traumas do que benefícios. Qual é a realidade de nascer no Brasil e para que direção caminhamos?

186. SOMOS MULHERES INTEIRAS... COM PRAZER!
22min - 2007 - DVD
Produção: Transformarte
Direção: Vicente Duque
Através de entrevistas diretas são levantados depoimentos com mulheres portadoras ou não do vírus HIV e familiares. São estabelecidas reflexões no contexto das relações de gênero, do uso do preservativo e do preconceito em relação a Aids.

187. SOZINHA SEM MIM
13min – 2006 - MINI-DV
Produção: Erd Filmes
Direção: Paola Teles
Dramatização. Monólogo de uma adolescente que se sente sozinha no momento mais difícil de sua vida, momento propício para informações e relatos de adolescentes sobre aborto e para questionamentos sobre educação sexual.

208. UMA HISTÓRIA SEVERINA
23min - 2005 - DVD
Produção: Imagens Livres
Direção: Débora Diniz/Eliane Brum
Severina teve seu destino alterado por uma decisão do Supremo Tribunal Federal. Grávida de 4 meses de um feto sem cérebro, ela estava internada no hospital na mesma tarde em que o STF cassou a permissão para interromper a gravidez. O documentário testemunha essa trajetória Severina - conta o longo dia que os ministros não acompanharam.

212. VIDA MARIA
08min - 2006 - DVD
Produção: Márcio Ramos
Direção: Márcio Ramos
Maria José, uma menina de 5 anos de idade, é levada a largar os estudos para trabalhar. Enquanto trabalha, ela cresce, casa, tem filhos e envelhece.

219. VOZES DO MORRO
28min - 2002 - MINI-DV
Produção: Rec Produtores Associados
Direção: Adelina Pontual
Retrata o cotidiano das pessoas que fazem parte do grupo de mulheres do morro da Conceição, em Recife-PE, que luta contra a aids em sua comunidade. Mostra as dificuldades enfrentadas e a luta pela superação dos obstáculos, e o impacto que esse processo teve em suas vidas e na comunidade, na descoberta de suas limitações e superação de preconceitos.
3º LUGAR NA IV MOSTRA VIDEOSAÚDE

222. ZIKA
29min - 2016 - DVD
Produção: Itinerante Filmes
Direção: Débora Diniz
O documentário "Zika" apresenta relatos de mulheres sobre transmissão do vírus para gestantes e da relação com a microcefalia. Gestantes que contraíram a doença, mães de bebês diagnosticados com microcefalia e profissionais de saúde participaram desse filme com suas histórias e depoimentos.
14. A SAÚDE EM REDE CONTRA OS SURTOS: DIARREIA E OUTROS SINTOMAS DE CONTAMINAÇÃO
20min - 2010 - DVCAM
Produção: VideoSaúde Distribuidora/lcict/Fiocruz
Direção: Homero T. Carvalho
Apresenta medidas adotadas pelas áreas de vigilância epidemiológica e sanitária no enfrentamento de dois surtos, ocasionados pela circulação de microrga nismos em ambientes coletivos de convívio e de consumo de alimentos, ocorridos em cidades brasileiras em 2010: surto de rotavírus, em Goiânia/GO, e o surto de infecção alimentar, em Brasília/DF.
PROJETO COMUNICAÇÃO E SAÚDE

16. A SOJA NO MATO GROSSO
35min - 2015 - DVD
Produção: Josef StöckliDireção: Josef Stöckli/Lotti Stöckli
Pequenos agricultores falam de como suas plantações, isoladas entres as plantações de soja no Estado de Mato Grosso, são atingidas pelo uso de herbicidas e pesticidas. Os pequenos produtores na região são prejudicados pela pulverização dos agrotóxicos. Estes pequenos produtores precisam trazer seus alimentos para consumo próprio de muito longe porque suas terras estão prejudicadas. Hoje os assentamentos se tornaram favelas rurais devido à desigualdade e ao uso de pesticidas.

18. A TERRA ENSINA
08min - 2016 - HDV
Produção: lntereferências Filmes e Escola da Terra Capixaba
Direção: Ricardo Sá/Escola da Terra Capixaba
Agricultores orgânicos compartilham seus conhecimentos sobre a terra, em época de racionamento de água.

26. ALIMENTO SEGURO
17min - 2007 - DVD
Produção: Canal Saúde/Coopas Multimagens
Direção: Naldo Dias Alves
Neste vídeo, uma aula de culinária em que as alunas são uma gestante e uma idosa, é o cenário. Trata da higienização e armazenamento de alimentos e do ambiente no espaço domiciliar.
SÉRIE CUIDAR DOS ALIMENTOS

28. AMAMENTAÇÃO: MUITO MAIS DO QUE ALIMENTAR A CRIANÇA
22min - 2010 - DVD
Produção: Ministério da Saúde/SUS/Sociedade Brasileira de Pediatria
Direção: Emanuel Erasmo/Elielson Pita
Dúvidas e preocupações como a melhor posição para amamentar, a alimentação recomendada pré e pós-parto, os cuidados que se deve ter com o corpo, a importância do contato com o bebê na hora do nascimento, a frequência e intervalos de amamentação estão entre as questões abordadas.

67. CULINÁRIA, SAÚDE E PRAZER
14min - 2006 - DVCAM
Produção: lnad - Pref. Mun. Rio De Janeiro
Direção: llana Braia
Registro do Projeto Culinária, Saúde e Prazer, premiado pelo Ministério da Saúde na I Mostra de Experiências Bem-Sucedidas em Alimentação e Nutrição - 2005, que visa sensibilizar e motivar adolescentes, profissionais de educação e profissionais de saúde para adoção de práticas alimentares saudáveis no cotidiano.

99. EXTRATIVISMO SUSTENTÁVEL DE CAGAITA
07 min - 2014 - DVD
Produção: Gunga
Direção: Farid Abdelnour/Diego Mendonça/Eduardo Garcês
A produção comunitária e sustentável de Cagaita, fruto típico do cerrado brasileiro, na região do Grande Sertão Veredas - MG.

100. FAMÍLIA VAI ÀS COMPRAS
12min - 2007 - DVD
Produção: Canal Saúde/Coopas Multimagens
Direção: Naldo Dias Alves
Neste vídeo, enquanto duas amigas (uma delas grávida e a outra em recuperação de enfermidade) fazem compras em um supermercado, vários conceitos relacionados à segurança dos alimentos são transmitidos.
SÉRIE CUIDAR DOS ALIMENTOS

107. FOME: A DOR DO VAZIO
20min - 2001 - MINI-DV
Produção: TV PUC - Rio/Projeto Comunicar
Direção: TV PUC - Rio/Projeto Comunicar
Discute a fome que atinge quase 1/3 da populaçã o brasileira e mostra a realidade de 54 milhões de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza, em condições de miséria absoluta.
PRÊMIO ESPECIAL FOME ZERO NA IV MOSTRA VIDEOSAÚDE

140. NI MIN NUM PEGA NÃO
05min - 2007 - DVD
Produção: Canal Saúde/Coopas Multimagens
Direção: Naldo Dias Alves
Neste vídeo, uma animação (desenho) de um rap é a base que reforça conceitos voltados ao público infantil.
SÉRIE CUIDAR DOS ALIMENTOS

145. O CIRCUITO
15min - 2013 - HD
Produção: Canal Saúde/VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz
Direção: Tiago Carvalho
O circuito estratégia de circulação de produtos agroecológicos criado pela Rede Ecovida de Agroecologia, conecta consumidores e agricultores nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo que fornecem alimentos saudáveis e fortalecem o comércio justo nessas regiões.

148. O VENENO ESTÁ NA MESA
50min - 2011 - DVD
Produção: Calibam Produções Cinematográficas
Direção: Sílvio Tendler
Desde 2008, o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos. Cada brasileiro consome, em média 5,2l de agrotóxico por ano. Em nome da produtividade, os agrotóxicos estão sendo aprovados para uso na terra, na alimentação e estão prejudicando a saúde do homem e da natureza.

176. SABOROSAS MEMÓRIAS QUILOMBOLAS
08min - 2016 - HDV
Produção: Escola da Terra Capixaba
Direção: Ricardo Sá
Memórias da comida, feita em fogão a lenha, a partir de alimentos colhidos na própria terra, pelas pessoas moradoras das comunidades quilombolas do sul do Espírito Santo, gerando resistência cultural.

178. SAÚDE E ALIMENTAÇÃO DO POVO XAVANTE
26min - 2007 - DVD
Produção: Associação Nossa Tribo
Direção: Leandro Parinai'Á/Jony Xavante
O ancião mais velho da aldeia Wederã, da Terra Indígena de Pimentel Barbosa, em Mato Grosso, Cidaneri, conta como era a alimentação do povo Xavante antes do contato com o branco. Explica também porque os índios Xavante estão ficando doentes depois que foram inseridos alimentos industria li zad os como o açúcar, os refrigerantes e salgadinhos. Estas mudanças na alimentação provocam doenças que eram inexistentes.

181. SEMENTES E HISTÓRIA
11min - 2014 - HD
Produção: Canal Saúde/VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz
Direção: Tiago Carvalho
Buscando dar visibilidade às experiências de preservação e multiplicação das sementes crioulas na região centro sul do Paraná, "Sementes e histórias" mostra o trabalho dos agricultores familiares em uma região com desafios relacionados ao cultivo do fumo e à expansão das sementes transgênicas. O curta mostra também os impactos positivos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no apoio a redes locais de uso e conservação das sementes crioulas.

189. SUPER PLUNF
09min - 2014 - DVCAM
Produção: Lapis/Laboratório de Pesquisa em Imagem e Som
Direção: Camila Kauling Rumpf/Henrique Luiz Pereira Oliveira
Super Plunf é uma animação em Stop Motion que aborda as transformações no preparo e consumo de alimentos no ambiente doméstico. O personagem principal é um menino que consome somente comida instantânea e é conduzido a conhecer outras práticas alimentares.

192. TACO DE TERRA
24min - 2015 - HD
Produção: Canal Saúde/VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz
Direção: Tiago Carvalho
Na Mata Sul de Pernambuco, agricultores familiares deixam o monocultivo da cana para trás e mostram que, com reforma agrária, é possível produzir alimentos saudáveis para a região. O vídeo integra a série Curta Agroecologia, produzida pela Articulação Nacional de Agroecologia, em parceria com o Canal Saúde e a VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz.
24. ADOLESCENDO
54min - 2009 - DVCAM
Produção: Telenews Service Ltda
Direção: Pedro Carvana
Os quatro amigos: Luís, Nando, Márcia e Carol saem em viagem. Luís está super afim de Márcia. Ele é diabético. Márcia corresponde. Os dois ficam juntos e tomam o maior susto. Carol quer esquecer o ex-namorado, se acha gorda. Vive infeliz e passa a tomar laxantes para emagrecer à força. Nando e os outros percebem e todos se unem para tentar ajudar-se mutuamente nesse período difícil da vida. Eles estão ADOLESCENDO.
53. CINEMATÓGRAFO BRASILEIRO EM DRESDEN
21min - 2011 - DVCAM
Produção: VideoSaúde Distribuidora/lCICT/COC/Fiocruz
Direção: Eduardo Thielen/Stella Oswaldo Cruz Penido
Com imagens de época e entrevistas com pesquisadores de história da saúde e do cinema, o documentário resgata dois filmes exibidos em 1911 no pavilhão brasileiro da Exposição Internacional de Higiene em Dresden, Alemanha. Tematizando o combate à febre amarela no Rio de Janeiro e a recém descoberta doença de Chagas em Lassance, Minas Gerais, são os primeiros filmes científicos brasileiros conhecidos, marcando o pioneirismo do Brasil e do Instituto Oswaldo Cruz na utilização de imagens em movimento na comunicação e informação em saúde.

169. RATTUS RATTUS
16min - 2009 - DVCAM
Produção: Zé Brandão
Direção: Zé Brandão
Rio de Janeiro, 1904, Oswaldo Cruz promove intenso combate à peste bubônica, Heitor, um pequeno imigrante, descobre uma maneira inusitada de ganhar dinheiro: caçar ratos.
SÉRIE ANIMA SAÚDE
61. CONSTRÓI FÁCIL
24min - 2007 - MINI-DV
Produção: Cecip/SPDAv/lcict/Fiocruz e Cesteh/Fiocruz
Direção: Telêmaco Montenegro
Retrata uma experiência de cidadania bem-sucedida. Trabalhadores da construção civil formam cooperativa e trabalham com empreendimento solidário, cons truindo moradias mais baratas, gerando emprego e promovendo a cidadania.

99. EXTRATIVISMO SUSTENTÁVEL DE CAGAITA
07 min - 2014 - DVD
Produção: Gunga
Direção: Farid Abdelnour/Diego Mendonça/Eduardo Garcês
A produção comunitária e sustentável de Cagaita, fruto típico do cerrado brasileiro, na região do Grande Sertão Veredas - MG.

110. GERAIS
24min - 2014 - HD
Produção: Canal Saúde/VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz
Direção: Tiago Carvalho
Em 2014, foi criada, por decreto presidencial, da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Nascentes dos Gerais (RDS). A RDS é fruto da luta dos geraizeiros na região norte de Minas Gerais. O decreto visa proteger as nascentes dos córregos, garantir a conservação das áreas de extrativismo e o acesso ao território tradicional pela população local, além de promover o desenvolvimento socioambiental e estudos para conservação e uso sustentável do Cerrado.
80. DONA SANTINHA
24min - 2006 - BETACAM
Produção: TV UNIBH
Direção: Andréa Resende
Conta a história de Maria dos Santos Faria, mais conhecida como dona Santinha, parteira muito conhecida na pequena Milho Verde, região que fica a 353 km de Belo Horizonte/Minas Gerais. Da experiência de ter realizado 507 partos, comenta sobre os mistérios e alegrias das parteiras.
51. CESÁREA, MITOS E RISCOS
17min - 2014 - HD
Produção: Bia Fioretti
Direção: Bia Fioretti
Um país com 56% de taxa de cesárea, sendo 88% nos hospitais privados. O que as mulheres brasileiras acham disso, será que elas sabem dos riscos? As vozes da pesquisa "Nascer no Brasil - Inquérito Nacional sobre Parto e Nascimento" são reveladas no documentário "Cesárea, mitos e riscos", coproduzido e distribuído pela VideoSaúde.

159. PARIR É NATURAL
26min - 2015 - DVCAM
Produção: Caliban
Direção: SilvioTendler
O documentário apresenta depoimentos de mulheres que viveram a experiência do parto e o posicionamento de profissionais de saúde especialistas em parto e nascimento com o intuito de ampliar o debate sobre a banalização da cesárea e todas as suas consequências.

160. PARTEIRAS PANKARARU
40min - 2006 - MINI-DV
Produção: Associação Saúde sem Limites
Direção: Maria Borba
No sertão de Pernambuco um grupo de parteiras e aprendizes da comunidade indígena Pankararu participa de um curso de atualização, cujo objetivo principal é o estímulo e a revitalização de suas atividades. O aprendizado acontece através da rica troca entre saberes tradicionais e saberes científicos, tratando de temas relativos à gravidez, parto e pós-parto.

161. PARTO, DA VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA ÀS BOAS PRÁTICAS
20min - 2014 - DVCAM
Produção: Bia Fioretti
Direção: Bia Fioretti
O documentário "Parto, da violência obstétrica às boas práticas fala sobre as ambiguidades que vivemos na atenção ao parto e nascimento, excessos de intervenções ou descaso com pacientes que são negligenciadas e deixadas de lado. Muitos procedimentos passaram a ser usados de forma rotineira causando mais traumas do que benefícios. Qual é a realidade de nascer no Brasil e para que direção caminhamos?
104. FILMEBALÃO
72min - 2015 - HDV
Produção: Instituto Geração
Direção: Marcos Valério Guimarães
Utilizando apenas material de arquivo produzido na década de 1980 em Vitória, pelo grupo de arte, cultura e política estudantil Balão Mágico, da UFES, o filme narra os eventos de uma luta contra as institucionalidades cristalizadas de uma cidade, em transição histórica.

163. POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL: UM SÉCULO DE LUTA PELO DIREITO À SAÚDE
60min - 2006 - MINI-DV
Produção: Tapiri Cinematográfica Ltda
Direção: Renato Tapajós
Através de narrativa ficcional, aliada a imagens reais e à linguagem dos meios de comunicação de cada época, conta a história das políticas de saúde no Brasil, mostrando como se articulou, desde 1900 até 2006, com a história política brasileira. Dentre muitos fatos históricos, são retratadas a criação das caixas e dos IAPS; a luta pela criação do Sistema Único de Saúde (SUS) e seu estabelecimento em Lei, em 1988, quando a saúde passou a ser um direito do cidadão e um dever do estado; e a situação do SUS e das políticas de saúde já no século XXI.
13. A REVOLTA DA VACINA
20min -1994 - U-MATIC
Produção: COC - Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz
Direção: Eduardo Vilela Thielen
Análise, por médicos sanitaristas e historiadores, das questões sócio-político culturais que envolveram a campanha de vacinação no governo de Rodrigues Alves, na República Velha. Dramatização reconstituindo a revolta da vacina.

39. ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE
22min - 2011 - DVD
Produção: Rede de Investigação em Sistema e Serviço de Saúde no Cone Sul
Direção: Mili Bursztyn
Equipes de profissionais de saúde do Paraguai, Argentina e Uruguai, que participaram do Estudo Multicêntrico em Atenção Primária em Saúde, falam sobre experiências que deram certo. O filme trata de saúde pública e ressalta a importância de políticas que promovam e aproximem uma comunidade dos serviços que lhe são oferecidos.

41. BANIWA - UMA HISTÓRIA DE PLANTAS E CURAS
53min - 2005 - DVD
Produção: COC - Casa de Oswaldo Cruz e Núcleo de Vídeo/Fiocruz
Direção: Stella Oswaldo Cruz Penido
Mostra as práticas de cura do povo indígena Baniwa, do alto Rio Negro, Amazonas, e as concepções de saúde e doença que orientam as ações de curandeiros e benzedores. Aborda a permanência dessas práticas nos dias atuais, depois do contato com outras realidades.

69. DEMOCRACIA É SAÚDE
42min - 2013 - DVD
Produção: Comissão Organizadora da VIII C.N.S./Fiocruz
Direção: Comissão Organizadora da VIII C.N.S./Fiocruz
Pronunciamento considerado histórico realizado pelo professor e sanitarista, Sérgio Arouca, na abertura da VIII Conferência Nacional de Saúde, onde foram abordados o conceito ampliado de saúde, a avaliação dos serviços e propostas para o Sistema Único de Saúde, a cultura e a diversidade.
VÍDEO RESTAURADO PELA VIDEOSAÚDE DISTRIBUIDORA

85. EHCIMAKÎ KIRWAÑHE: UM DEBATE NA SAÚDE INDÍGENA
27min - 2008 - DVCAM
Produção: Giuliano Jorge/Marcus Leopoldina/ Paula Saules/Pedro Perazzo/Tunico Amâncio
Direção: Giuliano Jorge/Marcus Leopoldina/Paula Saules/Pedro Perazzo/ Tunico Amâncio
A discussão sobre a estruturação e funcionamento da rede de saúde indígena no oeste do Pará, região de Mapuera. Participam diferentes interlocutores, agentes indígenas de saúde, profissionais da Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai), sanitaristas e outros profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). Apresenta reflexões e diálogos sobre o uso da medicina tradicional, a produção da demanda pelo Serviço de Saúde indígena e a relação com a diferença a partir do olhar proposto pela Política Nacional de Humanização da Assistência em Saúde.

86. ELEUTÉRIO RODRIGUEZ NETO - UMA HOMENAGEM DA ABRASCO
22min - 2014 - DVD
Produção: Ninoca Comunicação
Direção: Abrasco - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
Ao longo de vários depoimentos, dentre eles, o da viúva Lúcia Ypiranga, o vídeo conta a trajetória da Saúde Coletiva no Brasil, com a atuação de Eleutério, sempre combativa, às vezes contundente e incômoda' como refere José Gomes Temporão e Henri E. Jouval Jr. O sanitarista Eleutério Rodriguez Neto foi vice-presidente da Abrasco. Um dos fundadores do Centro de Estudos Brasileiros em Saúde (Cebes), e Secretário Geral do Ministério da Saúde durante a 8ª Conferência de Saúde, realizada em 1986 e que fundou as bases para a criação do Sistema Único de Saúde (SUS).

119. LA CLINICA DEL JACARÉ
13min - N/T - DVD
Produção: Diego Larrea/Fernando Sallis/Henrique Antunes
Direção: Diego Larrea/Fernando Sallis/Henrique Antunes
Em "La clinica del Jacare", você vai perceber como o agente comunitário de saúde (ACS) é peça fundamental para disseminar informação e ações de saúde pública.

121. LINHA DE CORTE
28min - 2013 - HD
Produção: Terra Firme/MP2 Produções/VideoSaúde Distribuidora
Direção: Beta Novaes
Quais são os limites do corpo humano? Correr 15 km em 52 minutos e 12 segundos? Cortar 52 toneladas de cana por dia? Essas marcas foram alcançadas por dois cortadores de cana que tinham em comum o árduo trabalho no campo. Com esse tempo, Maria Zeferina Baldaia conquistou o primeiro lugar na São Silvestre em 2001. Valdecir da Silva Reis conquistou um salário um pouco maior, muitas dores e uma morte prematura. O documentário "Linha de corte" mostra o impacto do sistema de pagamento por produção na saúde do trabalhador rural, desnudando a precariedade do trabalho no interior dos canaviais.

124. LOCUS - a loucura mora em qualquer lugar
26min - 2011 - HDV
Produção: Estudio Quase e Mirabólica
Direção: Klaus'Berg
Locus, documentário, gravado na cidade de Alegre/ES, aborda a problemática da convivência com a loucura no espaço público através de um passeio de estranhamento pela cidade. Com depoimentos de moradores, especialistas e autoridades, a narrativa propõe um debate sobre o imaginário do que é loucura e de quem é o louco em Alegre. A cultura local e as relações sociais da vida cotidiana são retratadas por meio da perspectiva aberta pelos protagonistas do filme, figuras populares, que mesmo vistas com metáforas de alteridade e loucura, são necessárias para o convívio "normal" na cidade.

153. OS MELHORES ANOS DE NOSSAS VIDAS
63min - 2003 - BETACAM
Produção: Andrea Pasquini
Direção: Andrea Pasquini
Histórias de preconceito, abandono e superação contadas pelos moradores de Santo Ângelo, uma cidade erguida para o tratamento de hansenianos. O testemunho humano revela as marcas do tempo em que a internação era compulsória. Condenados ao isolamento, encontraram no amor e na revolução, na música e no cinema as principais armas para enfrentar seus dramas pessoais.
1º LUGAR NA IV MOSTRA VIDEOSAÚDE

155. OSWALDO CRUZ NA AMAZÔNIA
55min - 2002 - BETACAM
Produção: COC - Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz
Direção: Stella Cruz Pennido/Eduardo Villela Thielen
Documentário histórico que resgata as viagens de Oswaldo Cruz à Amazônia. Em 1905 Oswaldo Cruz realizou viagem de inspeção sanitária aos portos do Norte, entrando no Amazonas até Manaus. Em 1910 realizou uma campanha contra a febre amarela em Belém e estabeleceu um plano de combate à malária nas obras de construção da ferrovia Madeira-Mamoré. O filme mostra filmes, fotografias, caricaturas, cartas e relatórios de Oswaldo Cruz. Quase um século depois, uma equipe de pesquisadores da Casa de Oswaldo Cruz refaz seu percurso na Amazônia, documentando essa memória e atualizando as principais questões de saúde por ele observadas.

163. POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL: UM SÉCULO DE LUTA PELO DIREITO À SAÚDE
60min - 2006 - MINI-DV
Produção: Tapiri Cinematográfica Ltda
Direção: Renato Tapajós
Através de narrativa ficcional, aliada a imagens reais e à linguagem dos meios de comunicação de cada época, conta a história das políticas de saúde no Brasil, mostrando como se articulou, desde 1900 até 2006, com a história política brasileira. Dentre muitos fatos históricos, são retratadas a criação das caixas e dos IAPS; a luta pela criação do Sistema Único de Saúde (SUS) e seu estabelecimento em Lei, em 1988, quando a saúde passou a ser um direito do cidadão e um dever do estado; e a situação do SUS e das políticas de saúde já no século XXI.

191. SUS 25 ANOS
25min - 2014 - DVCAM
Produção: VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz
Direção: Eduardo Thielen
Em 2013, o Sistema Único de Saúde, o SUS, completou 25 anos de existência. Conquista da população brasileira mobilizada em torno do direito à saúde e garantida pela Constituição Brasileira de 1988. Para celebrar este um quarto de século, a VideoSaúde entrevistou pesquisadores e profissionais da saúde pública que falaram sobre questões como o conceito ampliado de saúde; comunicação e informação; conquistas, problemas e desafios enfrentados na implantação e funcionamento do SUS.

217. VOZES DA INTEGRALIDADE
54min - 2006 - DVCAM
Produção: DCS/Cict/Fiocruz e Lappis/lMS/Uerj
Direção: Sergio Brito
A partir da fala de alunos, egressos, professores, pesquisadores, gestores de serviços de saúde, gestores educacionais e de usuários, são apresentadas diversas experiências no campo da formação universitária - graduação - de diferentes institu içõ es de ensino e cursos da área da saúde e que têm a Integralidade como princípio articulador dos projetos pedagógicos e de atuação nos serviços de saúde.
84. É ISSO AÍ - ESTATUTO DA JUVENTUDE EM DEBATE
22min - 2015 - HD
Produção: Pajé Produções Culturais
Direção: Beta Novaes/Regina Novaes
O vídeo fala sobre o estatuto da juventude, sobre os direitos de acesso à cultura esporte e ao lazer. Apresenta a sua importância como instrumento legal na reafirmação da constituição sobre os direitos dos jovens que devem ser garantidos e promovidos pelo Estado.

127. LOUCOS PELA DIVERSIDADE
25min - 2007 - MINI-DV
Produção: Laps-Ensp-Fiocruz/Sind-Minc/TV Pinel
Direção: Noale Toja
Mostra o processo da Oficina Nacional de Indicação de Políticas Públicas Culturais para Pessoas em Sofrimento Mental e em Situação de Risco Social, elaborada pelo Ministério da Cultura e a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.
7. A ESTRADA SILVESTRE
37min - 2009 - HDV
Produção: Interferências Filmes
Direção: Ricardo Sá
Os hábitos interculturais de quilombolas, indígenas e pomeranos do Espírito Santo, que vivem no campo e na floresta. Comunidades quilombolas de Presidente Kennedy, Cachoeiro do ltapemirim e Santa Leopoldina. Comunidades indígenas de Aracruz e comunidades pomeranas de Domingos Martins e Santa Maria do Jetibá.

12. A RETOMADA DO LINHARINHO
11min - 2009 - HDV
Produção: Fase-ES
Direção: Ricardo Sá
Conceição da Barra/ES. Em 2007, com o anúncio do Decreto de reconhecimento de um território pelo INCRA, fez com que centenas de quilombolas se unissem para voltar ao lugar que lhes foi tomado por uma empresa produtora de celulose. Mas a empreitada durou não mais do que 20 dias, quando a polícia retomou a terra e expulsou os verdadeiros donos da terra.

17. A TERRA E O TEMPO - VOZES DO QUILOMBO
52min - 2006 - DVCAM
Produção: SB Produções
Direção: Sergio Brito
A partir de suas memórias pessoais e coletivas, mulheres e homens das comunidades remanescentes do complexo quilombo Mata Cavalo, em Mato Grosso, falam sobre as origens do quilombo, a vida comunitária, do trabalho coletivo, das festas e, principalmente, sobre a história da luta pela retomada definitiva das terras que pertenceram aos seus ancestrais.

37. ATÉ ONDE A VISTA ALCANÇA
20min - 2007 - N/T
Produção: REC Produtores Associados
Direção: Felipe Peres Calheiros
Documentário dedicado a todas as famílias da comunidade quilombola do Sambaquim e do Riachão do Sambaquim, localizadas na zona rural do município pernambucano de Panelas, a 201 km do Recife. Descendentes de uma população negra do extinto Quilombo de Palmares. Estas famílias nunca tiveram o registro de suas terras, as quais foram tomadas por fazendeiros da região que as "compraram" em cartórios no começo do século XX. Aqueles que resistiram ao êxodo e a falta de terra e renda ainda hoje guardam oralmente a história de luta de seu povo.

141. NOS TEMPOS DO JUQUIÁ
10min - 2013/2017 - HDV
Produção: Escola da Terra Capixaba
Direção: Ricardo Sá
Um grupo de quilombolas de Araçatiba, município de Vianna/ES, se reúne para reconstruir o Juquiá e relembrar os tempos antigos.

154. OS QUILOMBOLAS DO ANGELIM
14min - 2000 -HDV
Produção: Fase/ES
Direção: Ricardo Sá
No vale do Angelim, em Conceição da Barra, os quilombolas resistem ao processo de isolamento imposto pela instalação da monocultura do eucalipto na região. Seu Coxi, mestre do Ticumbi, é um deles. Comunidades quilombolas do vale do Angelim, Conceição da Barra/ES

218. VOZES DO CLIMA NO SAPÊ DO NORTE
11min - 2009 - HDV
Produção: Fase-ES
Direção: Ricardo Sá
Quilombolas do Sapê do Norte, São Mateus e Conceição da Barra/ES, visitam algumas regiões de floresta, canavial e eucaliptal comentando sobre as mudanças climáticas provocadas pelas monoculturas na região do norte do Espírito Santo.

176. SABOROSAS MEMÓRIAS QUILOMBOLAS
08min - 2016 - HDV
Produção: Escola da Terra Capixaba
Direção: Ricardo Sá
Memórias da comida, feita em fogão a lenha, a partir de alimentos colhidos na própria terra, pelas pessoas moradoras das comunidades quilombolas do sul do Espírito Santo, gerando resistência cultural.

177. SAPO NO PÉ DO BOI SEMPRE SAI PISADO
11min - 2008 - Digital
Produção: Interferências Filmes/Fase-ES
Direção: Ricardo Salles Sá
Revela a luta cotidiana nas comun idades quilombolas do Sapê do Norte - São Mateus e Conceição da Barra - no Espírito Santos, pelo acesso à água. Mostra a importância da água na vida dessas comunidades e os impactos sobre as nascentes, rios e córregos, causados pela invasão do território com a monocultura de eucalipto da Aracruz Celulose. Quilombolas refletem sobre o assunto, fazendo uso de ditados e saberes populares.
33. ARTE, CULTURA E ACESSIBILIDADE
24min - 2013 - DVD
Produção: Pós-Pós Projetos Culturais/UFRJ
Direção: Flávia Corpas
O projeto ''Arte, Cultura e Acessibilidade" é realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pelo curso de Terapia Ocupacional, e conta com a parceria do Ministério da Cultura. O projeto visa o desenvolvimento criativo, artístico e social de crianças e adolescentes com autismo. As atividades transdisciplinares aplicadas no dia a dia do projeto têm como base obras e performances dos artistas Lygia Clark, Hélio Oiticica e Neide Sá.

44. CADÊO MEU ÔNIBUS?
10min - 2008 - MINI-DV
Produção:Vicentini Gomez
Direção: Vicentini Gomez
Os desafios cotidianos que pessoas portadoras de deficiência auditiva e visual enfrentam em cidades que não são adaptadas às suas necessidades, especialmente a dificuldade de locomoção em transportes públicos.

75. DO LUTO À LUTA
01h16min - 2004 - DVD
Produção: Casa Azul Produções
Direção: Evaldo Mocarzel
O mundo dos portadores de síndrome de Down, que atinge cerca de 8 mil bebês a cada ano no Brasil. A partir da ótica de um downiano, que tem uma visão muito peculiar, sensorial e engraçada são apresentadas as dificuldades enfrentadas no cotidiano, o preconceito da sociedade e as suas potencialidades são reveladas no filme.

79. DOIS MUNDOS
15min - 2009 - DVD
Produção: Kino Filmes
Direção: Thereza Jessouroun
A maioria dos surdos vive no silêncio total. Alguns estabelecem o elo com o mundo do som através do aparelho auditivo ou do implante coclear. As vivências e descobertas das pessoas que transitam entre o mundo da surdez e o mundo sonoro.

82. DREZNICA
14min - 2008 - 35MM
Produção: HY Brasil Filmes
Direção: Anna Azevedo
Dreznica é o lugar onde a neve encontra o mar. Os dias são repletos de estrelas. As noites cobertas de sol. Mas o não ver é a única forma de percebê-la. Uma lírica jornada através de imagens e sensações reveladas na memória e nos sonhos de pessoas que não enxergam.

138. MUNDOS POSSÍVEIS
27min - 2002 - BETACAM
Produção: Emília Moreira/Milena Rodrigues/Priscila Santos
Direção: Emília Moreira/Milena Rodrigues/Priscila Santos
Informa que o autista, quando devidamente estimulado e com acompanhamento adequado, desenvolve formas particulares de expressão. Mostra, através de três casos, que essa relação é passível de reciprocidade. Eles próprios nos ajudam a superar o preconceito, mostrando-nos que seu mundo é, antes de mais nada, possível.
2º LUGAR NA IV MOSTRA VIDEOSAÚDE

139. NADA SOBRE NÓS SEM NÓS
21min - 2009 - MINI-DV
Produção: Cecip - Centro de Criação de Imagem Popular
Direção: Gustavo Cascon
O vídeo registra os debates da Oficina Nacional de Indicação de Políticas Públicas Culturais para a Inclusão de Pessoas com Deficiência. Além de mostrar a participação direta das pessoas com deficiência nas discussões e deliberações, a apresentação do vídeo torna o produto acessível aos deficientes visuais, com a narração das indicações de imagens e de entrevistas contidas no roteiro.

215. VISÕES
19min - 2011 - DVD
Produção: WGV Produções
Direção: Vicentini Gomez
Aborda conceitos como a felicidade e o amor para pessoas de diversos segmentos sociais. A imagem estereotipada do cotidiano de pessoas com deficiência é questionada pela cadeirante Camila, mostrando que mesmo com limitações é possível usufruir de uma boa qualidade de vida. O curta-metragem apresenta outros casos de superação, como a trajetória do professor de hip hop e ex-menino de rua Léo, que hoje ensina meninos abandonados a dançar e a sonhar com um futuro melhor.
31. ANTES QUE SEJA TARDE
10min -1996 - BETACAM
Produção: Paiad/UFPB/Prac/Coex
Direção: Torquato Joel/M. Vilar
Com depoimentos de dependentes e de profissional de saúde, são abordados os problemas psíquicos e sociais enfrentados pelos alcoólicos.
MENÇÃO HONROSA NA III MOSTRA VIDEOSAÚDE

70. DENTRO DE CASA
14min - 2016 - HDV
Produção: Yasmim Nolasco
Direção: Yasmin Nolasco
Paula é uma mulher jovem, casada, e vive um relacionamento em que não possui voz. Seu marido, Eric, exerce um forte controle sobre ela, mascarado de preocupação. Aos poucos, Paula passa a perceber sinais de que sua relação não é saudável e começa a encarar o difícil processo de libertação.

147. O DIA DA CURA
22min -1993 - VHS
Produção: Abia/lbase Vídeo
Direção: Alfredo Alves
Imaginando o dia em que a cura da aids será anunciada no mundo, personagens
vivenciam sentimentos que tocam suas vidas e as dos que os cercam. A possibilidade da cura modifica o comportamento das pessoas diante da doença e da vida.
MENÇÃO HONROSA NA II MOSTRA VIDEOSAÚDE
6. A DENGUE EM NOSSA HISTÓRIA
15min - 2011 - DVD
Produção: Prefeitura Municipal de Recife/PE
Direção: Fábio Nani
Filme que fala da dengue numa linha do tempo, quando os primeiros mosquitos foram identificados, entrando pela zona portuária, vindos de terras longínquas. Apresenta as ações de Oswaldo Cruz no início do século passado, sempre aliado aos grandes combates às epidemias. Fala da prevenção e do tratamento da doença e mostra as atividades dos agentes de saúde e suas ações na comunidade. O vídeo é produto do programa "Recife em defesa da vida".

30. ANIMA DENGUE
15min - 2009 - DVD
Produção: Centro de Pesquisa Rene Rachou (CPqRR)/Fundação Oswaldo Cruz
Direção: Cecis/CPqRR
O uso do desenho animado como instrumento de comunicação e informação sobre a dengue - formas de transmissão e combate, a ação e colaboração da população como parceiro do governo para o controle e extinção dos focos e consequente epidemia.

38. ATÉ QUE AVIOLÊNCIA AS SEPARE
22min - 2008 - MINI-DV
Produção: Hot Vídeo Produções
Direção: Carolina Gonçalves
Mulheres vítimas de violência doméstica relatam suas experiências traumáticas enquanto profissionais da saúde analisam os comportamentos das agredidas e dos agressores, apontando caminhos para o empoderamento feminino.

49. CCZ - CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES - CAMPINAS
23min - 2010 - DVD
Produção: Estúdio 30
Direção: Estúdio 30
O trabalho desenvolvido pelos profissionais da saúde que atuam no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campinas, no estado de São Paulo, vinculado à secretaria de saúde do município. O cuidado e a prevenção de doenças causadas por animais.

51. CESÁREA, MITOS E RISCOS
17min - 2014 - HD
Produção: Bia Fioretti
Direção: Bia Fioretti
Um país com 56% de taxa de cesárea, sendo 88% nos hospitais privados. O que as mulheres brasileiras acham disso, será que elas sabem dos riscos? As vozes da pesquisa "Nascer no Brasil - Inquérito Nacional sobre Parto e Nascimento" são reveladas no documentário "Cesárea, mitos e riscos", coproduzido e distribuído pela VideoSaúde.

66. CRIANÇAS CONTRA A ZIKA
07min - 2016 - HD
Produção: Ministério da Saúde
Direção: Baboo Matsusaki/Luciano Oreggia
A série animada "Crianças contra Zika" mostra diferentes formas de prevenção, combate e cuidados contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, em clipes musicais com a participação de artistas convidados.

76. DOENÇA DE CHAGAS - ONTEM E HOJE
26min - 2010 - DVCAM
Produção: VideoSaúde Distribuidora/lcict/Fiocruz
Direção: Eduardo Thielen
A transição epidemiológica da doença de Chagas e o impacto desta transição na saúde de milhares de brasileiros são explorados neste vídeo, realizado em Belém/PA e na cidade paraense de Abaetetuba. A transmissão via oral do agente causador da doença está fortemente associado aos hábitos alimentares e ao manejo dos alimentos, principalmente o açaí.

77. DOENÇA DE CHAGAS: VIRANDO O JOGO
28min - 2010 - DVD
Produção: Serviço de Produção e Tratamento de Imagem do Instituto Oswaldo Cruz
Direção: Joseli Lannes
Estimula a promoção da responsabilidade individual e coletiva na prevenção e controle da doença de Chagas, englobando uma visão ecológica da reinfestação das casas e dos riscos de infecção de seus moradores em regiões expostas a vetores infectados pelo "Trypanossoma cruzi", exemplificadas por localidades do estado do Ceará. Diante do cenário epidemiológico atual da doença de Chagas, a educação e a informação em saúde são trazidas como oportunidades para mudança deste cenário.

83. E AGORA, AURORA?
21min - 1998 - BETACAM
Produção: Três Laranjas Comunicação
Direção: Reginaldo Bianca
Com bom humor, aborda doenças sexualmente transmissíveis, as chamadas DST, e planejamento familiar no dia-a-dia de um casamento.
MENÇÃO HONROSA NA III MOSTRA VIDEOSAÚDE

98. EXITE
06min - 2007 - DVD
Produção: Adriana Castanho/Bruno Belucci/Gabriel Reis/Tatiana Lola
Direção: César Netto
Através de quatro personagens de idades, etnias e classes sociais diferentes, moradores de uma grande metrópole, enfoca a síndrome do pânico.

106. FLOR DlLACERADA
15min - 2008 - MINI-DV
Produção: Curso de Cinema da Universidade Estácio de Sá
Direção: Flávi o Monteiro de Souza
São abordados aspectos epidemiológicos, técnicos, sociais e humanos da tragédia que significa a morte de uma mulher no ciclo grávido-puerperal.Utilizam-se como recursos depoimentos de professores e leigos, além de dramatizações.

109. GERAÇÃO SAÚDE - HANSENÍASE
23min - 2006 - BETACAM-DIGITAL
Produção: MEC/TV Escola/Ana Laura Naves
Direção: Daniela Cucchiarelli
Um jovem estudante descobre que tem hanseníase e procura orientação médica. Um grupo de estudantes se mobiliza em uma campanha a favor da informação e contra o preconceito à doença. Durante o programa o público vai conhecer as causas e formas de transmissão da hanseníase e vai aprender a identificar os sintomas, manchas e nódulos suspeitos, além de desmistificar a doença por meio do conhecimento.

115. INFERNO
23min - 2016 - HD
Produção: Thiago Moulin
Direção: Thiago Moulin
O uso de crack no Brasil pelo ponto de vista dos usuários e ex-usuários da droga. Baseado em quatro personagens principais, INFERNO apresenta as histórias de Rodrigo Ribeiro (catador de papelão e morador de rua), Felipe Tolomei (jovem terapeuta de classe média), Genilton Queiroz (barbeiro) e Leandro Martins (funcionário de um centro de recuperação de dependentes químicos) - seus caminhos até a droga e suas relações com ela.

117. JORNAL DO CAIC
13min - 2008 - DVD
Produção: Alunos da Escola lzau ra Marques da Silva/Guaçuí/ES
Direção: Alunos da Escola lzaura Marques da Silva/Guaçuí/ES
O documentário debate a importância do descarte correto de resíduos hospitalares para prevenir contaminações.

120. LEISHMANIOSE VISCERAL: CONHECER PARA CONTROLAR
25min - 2010 - DVCAM
Produção: VideoSaúde Distribuidora/lcict/Fiocruz
Direção: Eduardo Thielen
Através de depoimentos de médicos, médicos veterinários e doentes em tratamento são apresentadas as ações de vigilância e prevenção da doença. Com o objetivo de fortalecer a educação em saúde e divulgar para a população informações sobre a leishmaniose visceral. Documentário explica a doença e o ciclo de transmissão, o parasito leishmania, o vetor flebótoma, a doença no hospedeiro cão, a doença humana e sua identificação e tratamento, assim como a sua epidemiologia.
PROJETO COMUNICAÇÃO E SAÚDE

179. SAÚDE EM TRÂNSITO
26min - 2016 - HD
Produção: VideoSaúde Distribuidora/lcict/Fiocruz
Direção: Eduardo Thielen
A violência no trânsito é um problema de saúde pública no Brasil com altos índices de mortalidade e morbidade. O filme traz depoimentos de usuários e profissionais que discutem o tema e destacam a necessidade de medidas preventivas integradas.

183. SÉRIE DROGAS E CIDADANIA EM DEBATE
32min - 2012 - DVD
Produção: Gunga - Som.Imagem.Movimento
Direção: Angel Luis/Farid Abdelnour
Série com seis vídeos que mostra diferentes temas relacionados ao uso de drogas, fazendo um debate com a sociedade. Entre os temas apresentados está a questão da medicalização e o crack como uma epidemia.

185. SOLITÁRIO ANÔNIMO
18min - 2007 - DVD
Produção: Imagens Livres
Direção: Débora Diniz
Um idoso deitado na grama à espera da morte. No bolso, um bilhete anunciava ser de terras distantes. Não havia documentos ou posses. Seu desejo era morrer solitário e anônimo. Esse é o início da história de um homem obstinado a planejar e controlar sua morte.

186. SOMOS MULHERES INTEIRAS... COM PRAZER!
22min - 2007 - DVD
Produção: Transformarte
Direção: Vicente Duque
Através de entrevistas diretas são levantados depoimentos com mulheres portadoras ou não do vírus HIV e familiares. São estabelecidas reflexões no contexto das relações de gênero, do uso do preservativo e do preconceito em relação a Aids.

188. SUICÍDIO NO BRASIL
23min - 2012 - HD
Produção: VideoSaúde Distribuidora/Grupo de Pesquisa de Prevenção do Suicídio/lcict/Fiocruz
Direção: Eduardo Thielen
O Filme aborda o delicado e pouco conhecido problema de saúde pública, apresentando dados epidemiológicos, percepção social e formas de enfrentamento.

193. TEPRIGE-SORRISO BONITO
21min - 2007 - DVD
Produção: Pró-Nativos
Direção: Rui Arantes
Filmado e editado pelos próprios índios Ikpeng com a participação de professores, alunos e membros da comunidade. O filme objetiva ensinar, de forma dinâmica e ilustrativa, a importância dos cuidados com a saúde bucal. Fala ainda sobre as principais causas das doenças bucais e as formas de autocuidado adotados atualmente pela cultura Ikpeng.

202. TV VILA: AMBIENTE, COISA & TAL
17min - 1993 - BETACAM
Produção: Unidade Clínica de Adolescentes do Hospital Universitário Pedro Ernesto/Dept. de Geologia e Engenharia
Direção: Sérgio Bloch
Em formato de programa televisivo, são abordados os problemas de saneamento de algumas favelas do Rio de Janeiro. Enfoca a influência do lixo sobre a segurança do terreno, os riscos de desmoronamento e infiltrações e o perigo de doenças.
3º LUGAR NA II MOSTRA VIDEOSAÚDE

216. VER E CONVIVER
19min - 2004 - DVD
Produção: Jah Comunicação Áudio Visual Ltda
Direção: Reginaldo Bianca
Mostra um grupo de jovens amigos e os diferentes posicionamentos em relação a comportamento preventivo e ao viver e conviver com HIV/Aids. Ao acompanhar a es tória de um destes jovens que se descobre soropositivo,há uma representação do cho que dessa descoberta,a relação com a família,com a comunidade e o peso da discrimi nação. Objetiva sensibilizar as pessoas no combate ao preconceito e à discriminação.
195. TRABALHO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE - NA CORDA BAMBA DE SOMBRINHA
26min - 2010 - DVD
Produção: Nuted/Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Video Saúde Distribuidora/lcict/Fiocruz
Direção: Júlio César França Lima/lalê Falleiros
Documentário que fornece um panorama do funcionamento do sistema de saúde no Brasil antes da Reforma Sanitária e implementação do Sistema Único de Saúde (SUS). O filme traz entrevistas com pessoas que participaram do processo de construção do SUS. Imagens da 8ª Conferência Nacional de Saúde (8ª CNS), da promulgação da Constituição Federal de 1988 e de Sérgio Arouca falando no Congresso.
45. CAMELÔ DA SAÚDE
07min - 2015 - DVD
Produção: RE Produções
Direção: Rebecca Joviano
Hoje o conceito de saúde já não se restringe a quantidade de hospitais, postos ou profissionais de saúde. Hoje a qualidade de vida, como moradia, educação, alimentação de qualidade, saneamento básico, emprego e lazer, é condição básica para se alcançar mais saúde. Na falta ou dificuldade de acesso aos serviços básicos ou de emprego e moradia, a população inventa e re-inventa meios para se manter sau dável. Camelô da Saúde conta a história de um homem que trabalha com saúde nas calçadas de Belford Roxo, uma cidade do Estado do Rio de Janeiro.

58. COMPROMISSO COM A EQUIDADE
52min - 2005 - DVCAM
Produção: DCS/CICT/Fiocruz
Direção: Homero T. Carvalho
Apresenta entrevistas com os conferencistas do 9° Congresso Mundial de Informação em Saúde e Bibliotecas, o ICML9, que reuniu profissionais de informação e saúde para discutir e trocar experiências de gestão e maneiras de gerar, armazenar e disseminar conteúdo técnico-científico em saúde. Entre os entrevistados estão Pierre Levy, da Universidade de Quebec; Lúcia Santaella, da PUC SP, e Pedro Urra, do Centro Nacional de Ciências Médicas, de Cuba.

67. CULINÁRIA, SAÚDE E PRAZER
14min - 2006 - DVCAM
Produção: lnad - Pref. Mun. Rio De Janeiro
Direção: llana Braia
Registro do Projeto Culinária, Saúde e Prazer, premiado pelo Ministério da Saúde na I Mostra de Experiências Bem-Sucedidas em Alimentação e Nutrição - 2005, que visa sensibilizar e motivar adolescentes, profissionais de educação e profissionais de saúde para adoção de práticas alimentares saudáveis no cotidiano.

68. DASADAWA WEDA - SAÚDE BUCAL
15min - 2000 - BETACAM
Produção: Rui Arantes
Direção: Rui Arantes
Filme educativo sobre saúde bucal, cujo objetivo é ensinar novos conceitos sobre saúde e doenças bucais para os índios xavantes do Mato Grosso. Filmado e editado pelos próprios índios, resgata as condições de saúde bucal dos xavantes no passado e apresenta os principais problemas decorrentes do contato com a sociedade não indígena. Também são apresentados os métodos e medidas preventivas necessários para se evitar novas doenças, consequentes dos novos hábitos alimentares e condições de vida.
MENÇÃO HONROSA NA IV MOSTRA VIDEOSAÚDE

81. DOUTORES DA ALEGRIA - O FILME
01h36min - 2005 - DVD
Produção: Mamo Filmes/Grifa Mixer
Direção: Mara Mourão
O registro do trabalho que o grupo "Doutores da Alegria" desenvolve com milhares de crianças hospitalizadas em todo o Brasil. O objetivo é transmitir a importância do papel social da arte, enfocando o triunfo da alegria em meio à adversidade, gerada pelos encontros de crianças e palhaços dentro do hospital. Além de acompanhar o dia-a-dia dos "clowns" nos ambulatórios, enfermarias e UTls, a equipe do documentàrio registrou o treinamento que recebem e toda a preparação desses palhaços.

100. FAMÍLIA VAI ÀS COMPRAS
12min - 2007 - DVD
Produção: Canal Saúde/Coopas Multimagens
Direção: Naldo Dias Alves
Neste vídeo, enquanto duas amigas (uma delas grávida e a outra em recuperação de enfermidade) fazem compras em um supermercado, vários conceitos relacionados à segurança dos alimentos são transmitidos.
SÉRIE CUIDAR DOS ALIMENTOS

129. MEU CORPO, MEU MUNDO
16min - 2009 - DVCAM
Produção: Érica Valle
Direção: Érica Valle
O professor Lecré, com ajuda da família tal, mostra como toda a vida na terra está interligada e como simples atitudes cotidianas podem melhorar o meio ambiente e a nossa saúde.
SÉRIE ANIMA SAÚDE
8. A FEITICEIRA DE TUCUNDUVA
15min - 2007 - DVD
Produção: RBS TV
Direção: Márcio Schoenardie
Diferentes métodos de cura, conflitos religiosos e fé. Mistura ficção e depoimentos para contar a história baseada numa benzedeira que viveu no Brasil.

41. BANIWA - UMA HISTÓRIA DE PLANTAS E CURAS
53min - 2005 - DVD
Produção: COC - Casa de Oswaldo Cruz e Núcleo de Vídeo/Fiocruz
Direção: Stella Oswaldo Cruz Penido
Mostra as práticas de cura do povo indígena Baniwa, do alto Rio Negro, Amazonas, e as concepções de saúde e doença que orientam as ações de curandeiros e benzedores. Aborda a permanência dessas práticas nos dias atuais, depois do contato com outras realidades.

173. REZAS, CURAS E MITOS
15min - 2007 - DVD
Produção: Clovis Fazio
Direção: Clovis Fazio/Avir Shamaim
Resgate das crenças e mitos do povo nordestino através de depoimentos de rezadeiras, curandeiros, da cultura popular e estudiosos do tema. Aborda em linguagem de cordel a cura por métodos não convencionais à medicina tradicional.

211. VIDA DE CONGO
32min - 2013 - DVD
Produção: Panela Audiovisual
Direção: Marcos Valério Guimarães
Na comunidade de Santiago, no extremo norte do município de Serra/ES, uma banda de Congo, manifestação folclórica típica do ES, faz um trabalho de cultura, cuidados sociais, entretenimento e representação cultural. Val, a rainha e liderança da banda, dirige e organiza os desfiles e apresentações da devoção ao santo Benedito, nos festejos de sua data, em 27 de dezembro. Crianças e adultos envolvem-se numa frenética preparação para os dias de devoção.
122. LIXO ONDE É QUE EU JOGO?
17min -1992 - BETACAM
Produção: Projeto Semear/Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Governo do Ceará
Direção: Mauro Farias
A produção de lixo pelo homem constitui-se num grave problema nas grandes cidades. O trabalho de coleta do material, os aterros sanitários e a reciclagem do lixo. Os perigos para a saúde pública. A falta de educação ambiental da população. O sistema de coleta seletiva.
2º LUGAR NA II MOSTRA VIDEOSAÚDE
68. DASADAWA WEDA - SAÚDE BUCAL
15min - 2000 - BETACAM
Produção: Rui Arantes
Direção: Rui Arantes
Filme educativo sobre saúde bucal, cujo objetivo é ensinar novos conceitos sobre saúde e doenças bucais para os índios xavantes do Mato Grosso. Filmado e editado pelos próprios índios, resgata as condições de saúde bucal dos xavantes no passado e apresenta os principais problemas decorrentes do contato com a sociedade não indígena. Também são apresentados os métodos e medidas preventivas necessários para se evitar novas doenças, consequentes dos novos hábitos alimentares e condições de vida.
MENÇÃO HONROSA NA IV MOSTRA VIDEOSAÚDE

193. TEPRIGE-SORRISO BONITO
21min - 2007 - DVD
Produção: Pró-Nativos
Direção: Rui Arantes
Filmado e editado pelos próprios índios Ikpeng com a participação de professores, alunos e membros da comunidade. O filme objetiva ensinar, de forma dinâmica e ilustrativa, a importância dos cuidados com a saúde bucal. Fala ainda sobre as principais causas das doenças bucais e as formas de autocuidado adotados atualmente pela cultura Ikpeng.

199. TURMA DO ESCOVINHA EM UMA AVENTURA NO PARQUE
09min - 2006 - DVD
Produção: Fabiano Vieira Vilhena
Direção: Fabiano Vieira Vilhena
Conta a história de uma turma de amigos que durante um passeio no Parque Roberto Burle Marx, em São José dos Campos, São Paulo, são abordados pela gangue do Placão, personagens característicos de problemas de saúde bucal.
205. UM OUTRO OLHAR
31min - 2007 - DVCAM
Produção: Telenews Service Ltda
Direção: Leonardo Dourado/Tiago Carvalho
O desenvolvimento, ações, objetivos e modo de funcionamento dos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), além de sua integração com a atenção básica no Programa Saúde da Família.
29. AMIGAS DO PEITO
20min - 2016 - DVCAM
Produção: Roberto Abib/Marcelo Queiroz/Laryssa Rocha
Direção: Roberto Abib
O Programa Amigas do Peito aborda o afeto como estratégia de superação em um grupo de pacientes do Hospital Federal Cardoso Fontes. A experiência será o piloto de humanização no tratamento de mulheres mastectomizadas nos hospitais federais. O documentário registrou a rotina das pacientes no hospital e no dia a dia. Ao longo dos encontros as mulheres trocam informações; visitam outras pacientes que vão passar por cirurgia, mostrando como fica a vida após a retirada da mama.

43. CABEÇA NUA
15min - 2016 - DVD
Produção: Misturemídia UW/Canal Futura
Direção: lsis Drumond
O documentário "Cabeça Nua" mostra as várias nuances da relação das pacientes de quimioterapia com o lenço para, num sentido amplo, debater o quanto o tra tamento interfere na autoestima das mulheres e o quanto o estigma social em torno do câncer ainda é presente, apesar dos avanços na detecção e tratamento da doença. Afinal, o lenço liberta ou oprime? Enfeita ou marca? Esconde ou expõe?
135. MULHERES DAS ÁGUAS - Uma história de mulheres e marés
32min - 2016 - DVD
Produção: UFRJ/lcict/Fiocruz
Direção: Beta Novaes
O documentário retrata a vida e as lutas das pescadoras nos manguezais do Nordeste do Brasil. O modo de vida e a sobrevivência de suas famílias estão ameaçados pela poluição das grandes indústrias e pelo turismo predatório que causam danos ao ecossistema dos manguezais, onde inúmeras espécies marinhas se reproduzem. Destaca o engajamento e a resistência dessas mulheres em busca da preservação e demarcação dos territórios pesqueiros, manutenção e ampliação de seus direitos sociais e melhoria das condições de trabalho e saúde.
50. CENTRO DE REFERÊNCIA A SAÚDE DO IDOSOS (CRI - CAMPINAS)
18min - 2010 - DVD
Produção: Tomas May
Direção: Fátima Solange Freitas
Mostra a proposta de trabalho do CRI, Centro de Referência à Saúde do Idoso, criado em abril de 2008 no município de Campinas, estado de São Paulo, em uma ação conjunta do Ministério da Saúde com a Secretaria Municipal de Saúde. O CRI promove o atendimento especializado e multiprofissional à população idosa da cidade com maior risco de fragilidade, prevenindo possíveis complicações de saúde. São mostradas as diversas atividades desenvolvidas bem como os espaços físicos que o centro de referência abriga.

185. SOLITÁRIO ANÔNIMO
18min - 2007 - DVD
Produção: Imagens Livres
Direção: Débora Diniz
Um idoso deitado na grama à espera da morte. No bolso, um bilhete anunciava ser de terras distantes. Não havia documentos ou posses. Seu desejo era morrer solitário e anônimo. Esse é o início da história de um homem obstinado a planejar e controlar sua morte.
36. AS SEMENTES
30min - 2015 - HD
Produção: Terra Firme Produções
Direção: Beta Novaes/Cleisson Vidal
O documentário ''As sementes" evidencia o papel da mulher junto ao movimento agroecológico. O curta, dirigido pelo cineasta Beto Novaes, retrata a trajetória de mulheres agricultoras que participam ativamente de ações políticas e sociais, contribuindo para o crescimento da atividade.

121. LINHA DE CORTE
28min - 2013 - HD
Produção: Terra Firme/MP2 Produções/VideoSaúde Distribuidora
Direção: Beta Novaes
Quais são os limites do corpo humano? Correr 15 km em 52 minutos e 12 segundos? Cortar 52 toneladas de cana por dia? Essas marcas foram alcançadas por dois cortadores de cana que tinham em comum o árduo trabalho no campo. Com esse tempo, Maria Zeferina Baldaia conquistou o primeiro lugar na São Silvestre em 2001. Valdecir da Silva Reis conquistou um salário um pouco maior, muitas dores e uma morte prematura. O documentário "Linha de corte" mostra o impacto do sistema de pagamento por produção na saúde do trabalhador rural, desnudando a precariedade do trabalho no interior dos canaviais.

130. MIGRANTES
46min - 2007 - DVCAM
Produção: MP2 Produções
Direção: Beta Novaes/Francisco Alves/Claisson Vidal
Documentário que retrata as condições de trabalho e de vida dos trabalhadores do Nordeste nos canaviais das modernas usinas paulistas e os motivos que os levam a migrarem de suas terras para submeterem-se a um trabalho árduo, penoso, arriscado no corte de cana. A realidade destes trabalhadores do agronegócio da cana é desafiadora para a sociedade e autoridades brasileiras. Como reverter esta situação? Este é o maior desafio que o vídeo documentário coloca em cena.

142. NUVENS DE VENENO
20min - 2013 - HD
Produção: Terra Firme/MP2 Produções/VideoSaúde Distribuidora
Direção: Beta Novaes
A nuvem se espraia pelas plantações. Em vez de molhar, seca. Ela não traz a chuva, traz o veneno. O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de soja, algo dão e milho e também um dos maiores consumidores de fertilizantes químicos e agrotóxicos."Nuvens de veneno" expõe as preocupações com as consequências no uso desses agroquímicos no ambiente, especialmente na saúde do trabalhador. Um filme revelador, que faz refletir sobre a forma que crescemos e sobre o tipo de desenvolvimento que queremos.
85. EHCIMAKÎ KIRWAÑHE: UM DEBATE NA SAÚDE INDÍGENA
27min - 2008 - DVCAM
Produção: Giuliano Jorge/Marcus Leopoldina/ Paula Saules/Pedro Perazzo/Tunico Amâncio
Direção: Giuliano Jorge/Marcus Leopoldina/Paula Saules/Pedro Perazzo/ Tunico Amâncio
A discussão sobre a estruturação e funcionamento da rede de saúde indígena no oeste do Pará, região de Mapuera. Participam diferentes interlocutores, agentes indígenas de saúde, profissionais da Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai), sanitaristas e outros profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). Apresenta reflexões e diálogos sobre o uso da medicina tradicional, a produção da demanda pelo Serviço de Saúde indígena e a relação com a diferença a partir do olhar proposto pela Política Nacional de Humanização da Assistência em Saúde.
5. A CONSTRUÇÃO DA INTELIGÊNCIA NA PRIMEIRA INFÂNCIA: ODESENVOLVIMENTO DA NOÇÃO DE OBJETO
16min - 2006 - DVD
Produção: Incomum - Instituto de Comunicação Social e Cidadania
Direção: Heverton Lacerda
A constituição da inteligência em bebês. O objetivo é mostrar, a partir do referencial teórico da Epistemologia Genética como as crianças constroem a noção de objeto permanente. Essa importante aquisição, tanto para o desenvolvimento cognitivo como para o emocional, permite ao bebê, além do acesso à inteligência representativa, a construção da própria noção do eu.
3. A CASA DOS MORTOS
24min - 2009 - DVD
Produção: Imagens Livres
Direção: Débora Diniz
Bubu é um poeta com doze internações em manicômios judiciários. Ele desafia o sentido dos hospitais-presídios, instituições híbridas que sentenciam a loucura à prisão perpétua. O poema ''A casa dos mortos" foi escrito durante as filmagens do documentário e desvelou as mortes esquecidas dos manicômios judiciários. Bubu é o narrador de sua própria vida, mas também do seu destino de morte.

19. A TV PINEL NA LUTA ANTIMANICOMIAL (TV PINEL 7)
22min - 1997 - S-VHS
Produção: Núcleo de Vídeo/Cict/Fiocruz/lnstituto Philippe Pinel
Direção: Equipe da TV Pinel
As diversas iniciativas com os pacientes do Instituto Philippe Pinel: enquete produzida por atores da instituição perguntando aos transeuntes da Cinelândia sobre o que é ser normal. O evento do dia da luta antimanicomial contou com a participação das TV s comunitárias "Maxambomba", "Sala de Espera", "Facha" e "Bem TV".
3º LUGAR NA III VIDEOSAÚDE

23. ADESÃO À VIDA - AS NOVAS PRATICAS TERAPÊUTICAS NO HOSPITAL SANATÓRIO PARTENON
30min - 2016 - DVCAM
Produção: Hospital Sanatório Partenon
Direção: Coletiva
Documentário educativo que retrata uma das produções da Pesquisa PPSUS/MS que acompanhou a implantação do Plano Terapêutico Inst it ucio nal (PTI) desde 2012, no Hospital Sanatório Partenon/Secretaria Estadual da Saúde/RS. O PTI visou qualificar a atenção, aumentar a adesão ao tratamento da tuberculose e ampliar a reabilitação psicossocial de pacientes em vulnerabilidade social, através da integração interdisciplinar de ações incorporadas ao cotidiano ins titucional para compor a linha de cuidado da tuberculose e suas comorbidades.

25. ALIENADOS
15min - 2008 - DVD
Produção: RBS TV
Direção: Marta Biavaschi
Em 1964, ano do golpe militar no Brasil, Edgar Koetz, artista plástico é internado numa instituição manicomial. Lá, ele produz as principais obras de sua carreira, retratando vários pacientes. Ainda vive no hospital e se reconhece nesta obra 40 anos depois.

35. AS FACES DA MENTE
17min - 2009 - DVD
Produção: Prefeitura de Campinas (SP)/SMS - Campinas/Covisa/SUS/ Estúdio 30
Direção: Estúdio 30
O documentário mostra a luta antimanicomial iniciada em 1987, na cidade de Campinas, município do estado de São Paulo, que derrubou preconceitos e a indiferença por parte da sociedade, que limitavam muitas vidas ao isolamento dos manicômios.

56. COCAIS, A CIDADE REINVENTADA
15min - 2008 - DVD
Produção: Inês Cardoso/Plateau Produções
Direção: Inês Cardoso
Documentário poético realizado junto com pacientes e moradores de uma cidade-manicômio no interior de São Paulo. Conta a história de uma cidade que se reinventou através de um filme, ou a história de um filme que foi inventado por uma cidade.

87. EM (SI) MESMA
24min - 2006 - MINI-DV
Produção: Andréa Barbosa
Direção: Andréa Barbosa
Michele e Dalva são pacientes em desinternação progressiva do Manicômio Judiciário de Franco da Rocha/São Paulo. Margarida é psicóloga na mesma instituição. Três mulheres ligadas pela fotografia, instrumento que sela uma relação de respeito e desejo pela vida.

98. EXITE
06min - 2007 - DVD
Produção: Adriana Castanho/Bruno Belucci/Gabriel Reis/Tatiana Lola
Direção: César Netto
Através de quatro personagens de idades, etnias e classes sociais diferentes, moradores de uma grande metrópole, enfoca a síndrome do pânico.

124. LOCUS - a loucura mora em qualquer lugar
26min - 2011 - HDV
Produção: Estudio Quase e Mirabólica
Direção: Klaus'Berg
Locus, documentário, gravado na cidade de Alegre/ES, aborda a problemática da convivência com a loucura no espaço público através de um passeio de estranhamento pela cidade. Com depoimentos de moradores, especialistas e autoridades, a narrativa propõe um debate sobre o imaginário do que é loucura e de quem é o louco em Alegre. A cultura local e as relações sociais da vida cotidiana são retratadas por meio da perspectiva aberta pelos protagonistas do filme, figuras populares, que mesmo vistas com metáforas de alteridade e loucura, são necessárias para o convívio "normal" na cidade.

127. LOUCOS PELA DIVERSIDADE
25min - 2007 - MINI-DV
Produção: Laps-Ensp-Fiocruz/Sind-Minc/TV Pinel
Direção: Noale Toja
Mostra o processo da Oficina Nacional de Indicação de Políticas Públicas Culturais para Pessoas em Sofrimento Mental e em Situação de Risco Social, elaborada pelo Ministério da Cultura e a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.

152. ONDE ESTÁ FRANCO?
33min - 1997 - U- MATIC
Produção: La Palazzina/Capes
Direção: Luis Antonio Baptista
A avaliação de Franco Fuzzi, um ex-paciente internado durante 32 anos no hospital psiquiátrico de Ímola , Itália, sobre a lei 180 de fechamento dos manicômios. Narra, também, a sua relação com a cidade e seus projetos futuros.
MENÇÃO HONROSA NA III MOSTRA VIDEOSAÚDE

175. RUÍNAS DA LOUCURA
26min - 2008 - DVCAM
Produção: Modus Produtora de lmagens/Cris Reque
Direção: Karine Emerich/Mirela Kruel
Um retrato do cotidiano de Ecton, Jorge, Israel, Abel, Marli e seus dois irmãos: Manoel e Regina. As histórias de vidas que se cruzam e a possibilidade de viver diferente num lar - o Serviço Residencial Terapêutico Morada Viamão, criado em 2005, para abrigar ex-pacientes do hospital psiquiátrico São Pedro.

188. SUICÍDIO NO BRASIL
23min - 2012 - HD
Produção: VideoSaúde Distribuidora/Grupo de Pesquisa de Prevenção do Suicídio/lcict/Fiocruz
Direção: Eduardo Thielen
O Filme aborda o delicado e pouco conhecido problema de saúde pública, apresentando dados epidemiológicos, percepção social e formas de enfrentamento.

197. TRIBUNAL DOS CRIMES DA PAZ: O HOSPITAL PSIQUIÁTRICO NO BANCO DOS RÉUS
21min - 2002 - DVD
Produção: Conselho Federal de Psicologia
Direção: Fernão Clampa
O documentário traz depoimentos de ex-pacientes com doenças mentais, familiares e profissionais envolvidos com o sistema psiquiátrico. É revelada a violência e as atrocidades cometidas contra internos, além de serem tratadas as questões da reforma psiquiátrica e do fim dos manicômios.

200. TV PINEL: UMA NAVE MUITO LOUCA
58min - 2003 - DVD
Produção: TV Pinel
Direção: Equipe da TV Pinel
A ficção "Uma nave muito louca" mostra o que sairia do encontro de aliens muito doidos com o pessoal do Pinel. A situação mundial leva "Os embaixadores" às ruas para saber das pessoas qual o nosso papel diante disso tudo.Traz ainda as ficções "Loucura pouca é bobagem", "Ràdio Atula", o "Show do Gilsão" -, uma animação em massinha e uma entrevista com Erli Mascarenhas, ator que dá vida, entre outros, ao personagem Dr. Fritz.

205. UM OUTRO OLHAR
31min - 2007 - DVCAM
Produção: Telenews Service Ltda
Direção: Leonardo Dourado/Tiago Carvalho
O desenvolvimento, ações, objetivos e modo de funcionamento dos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), além de sua integração com a atenção básica no Programa Saúde da Família.

221. WALTER FIRMO: UM OLHAR SOBRE BISPO DO ROSÁRIO
10min - 2013 - DVD
Produção: Caos e Cinema
Direção: Flávia Carpas
Documentário que aborda a exposição sobre Bispo do Rosário - artista renomado e interno manicomial no Rio de Janeiro, que em 1985 foi entrevistado por José Castello e fotografado Walter Firmo, ocasião na qual puderam constatar a vivência da loucura e da grande realidade em que vivia Bispo. Suas celas e suas obras abriram a possibilidade de autorreflexão e o entendimento da vida, da condição humana e da arte contemporânea brasileira.
9. A HISTÓRIA DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL - 500 ANOS NA BUSCA DE SOLUÇÕES
17min -2015 - DVCAM
Produção: Vibe Films
Direção: Sylvia Jardim
Essa história começa com a chegada dos colonizadores portugueses, quando os problemas sanitários ficaram mais graves e começamos a busca de soluções para as questões de saúde dos brasileiros. Brasil Colônia, Brasil Império, Brasil República, um passeio pela história da saúde pública no país, sempre marcada pelas diferenças sociais.

10. A PELEJA - SÉRIE REVISTA DO TRABALHADOR
14min - 2001 - BETACAM
Produção: Fundacentro-Fundação Jorge Duprat Figueiredo de segurança e Medicina do Trabalho /TVE-Rede Brasil
Direção: Heitor Silva
Um cordel animado com a peleja entre os guerreiros Sá & Úde, que lutam pela defesa da vida, e os monstros Dó & Ença, que vivem para matar e disseminar enfermidades.
MENÇÃO HONROSA NA IV VIDEOSAÚDE

11. A PELEJA DOS GUERREIROS SÁ & ÚDE CONTRA OS MONSTROS DÓ & ENÇA NO PAÍS DOS TROPIC & AIS
16min - 2009 - DVCAM
Produção: Cabra Quente Filmes
Direção: Wilson Freire
Um cordel animado com a peleja entre os guerreiros Sá & Úde, que lutam pela defesa da vida, e os monstros Dó & Ença, que vivem para matar e disseminar enfermidades.
SÉRIE ANIMA SAÚDE

39. ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE
22min - 2011 - DVD
Produção: Rede de Investigação em Sistema e Serviço de Saúde no Cone Sul
Direção: Mili Bursztyn
Equipes de profissionais de saúde do Paraguai, Argentina e Uruguai, que participaram do Estudo Multicêntrico em Atenção Primária em Saúde, falam sobre experiências que deram certo. O filme trata de saúde pública e ressalta a importância de políticas que promovam e aproximem uma comunidade dos serviços que lhe são oferecidos.

90. ENSP: UMA HISTÓRIA DE CIDADANIA
26min - 2014 - DVD
Produção: Antonio Fuchs/Virginia Damas
Direção: Antonio Fuchs/Virginia Damas
'ENSP: uma história de cidadania' narra, brevemente, os 60 anos da Escola Na cional de Saúde Pública Sergio Arouca, uma das instituições técnico-científicas da Fundação Oswaldo Cruz que teve, neste período, 20 diretores empossados. O documentário traz o depoimento de oito ex-diretores da instituição, perpassando um período histórico que vai desde 1969 até o ano de 2013.

95. ESPOROTRICOSE
24min - 2016 - HD
Produção: VideoSaúde Distribuidora/lcict/Fiocruz
Direção: Eduardo Thielen
A esporotricose é a micose subcutânea mais comum no Brasil e na América Latina. Depoimentos de pesquisadores, médicos, pacientes e veterinários esclarecem a transmissão, os sintomas, o diagnóstico, o tratamento e a epidemiologia da doença. É relatada a epidemia que acontece no Rio de Janeiro, a maior já registrada em toda a história desta zoonose.

96. ESQUISTOSSOMOSE - QUEBRANDO O CICLO
25min - 2010 - DVCAM
Produção: VideoSaúde Distribuidora/lcict/Fiocruz
Direção: Silvia Santos
O combate à esquistossomose esbarra nas dificuldades geradas pelas condições sanitárias a que muitas pessoas estão expostas, especialmente na região nordeste, devido à desigualdade social que ainda persiste no Brasil. Gravado na região metropolitana de Recife e Cabo de Santo Agostinho/PE, os principais objetivos deste vídeo são: oferecer aos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) uma visão ampliada sobre a doença; contribuir para o conhecimento do seu ciclo; e orientar quanto ao reconhecimento do agente etiológico, bem como os fatores que mantêm a transmissão da doença.
PROJETO COMUNICAÇÃO E SAÚDE

115. INFERNO
23min - 2016 - HD
Produção: Thiago Moulin
Direção: Thiago Moulin
O uso de crack no Brasil pelo ponto de vista dos usuários e ex-usuários da droga. Baseado em quatro personagens principais, INFERNO apresenta as histórias de Rodrigo Ribeiro (catador de papelão e morador de rua), Felipe Tolomei (jovem terapeuta de classe média), Genilton Queiroz (barbeiro) e Leandro Martins (funcionário de um centro de recuperação de dependentes químicos) - seus caminhos até a droga e suas relações com ela.

149. O VENENO ESTÁ NA MESA - AGROECOLOGIA PARA ALIMENTAR O MUNDO COM SOBERANIA PARA ALIMENTAR OS POVOS
71min - 2014 - DVD
Produção: Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida e Caliban Produções Cinematográficas
Direção: Sílvio Tendler
Após impactar o Brasil mostrando as perversas consequências do uso de agrotóxico em "O Veneno Está na Mesa", o diretor apresenta no segundo filme uma nova perspectiva. Este vídeo atualiza e avança na abordagem do modelo agrícola nacional atual e de suas consequências para a saúde pública. Apresenta experiências agroecológicas empreendidas em todo o Brasil, mostrando a existência de alternativas viáveis de produção de alimentos saudáveis, que respeitam a natureza, os trabalhadores rurais e os consumidores.

169. RATTUS RATTUS
16min - 2009 - DVCAM
Produção: Zé Brandão
Direção: Zé Brandão
Rio de Janeiro, 1904, Oswaldo Cruz promove intenso combate à peste bubônica, Heitor, um pequeno imigrante, descobre uma maneira inusitada de ganhar dinheiro: caçar ratos.
SÉRIE ANIMA SAÚDE
42. BORBOLETAS DA VIDA
38min - 2004 - DVCAM
Produção: ABIA-Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids
Direção: Vagner de Almeida
Desvenda a realidade dos jovens homossexuais que vivem na periferia das grandes cidades, sofrendo os efeitos da discriminação, da pobreza e da miséria.

94. ESCOLA SEM HOMOFOBIA: CONSTRUINDO PARA A DIVERSIDADE
18min - 2006 - DVD
Produção: Abia -Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids
Direção: Vagner de Almeida/Luciana Kamel
Integrante do projeto Escola sem Homofobia, este trabalho de intuito educativo, se propõe, através da realização de oficinas com professores da rede pública de ensino de Nova Iguaçu e de Duque de Caxias/RJ, a mostrar como a vivência na escola pode ser um caminho para o exercício da cidadania plena e um ambiente de respeito à diversidade sexual.

147. O DIA DA CURA
22min -1993 - VHS
Produção: Abia/lbase Vídeo
Direção: Alfredo Alves
Imaginando o dia em que a cura da aids será anunciada no mundo, personagens
vivenciam sentimentos que tocam suas vidas e as dos que os cercam. A possibilidade da cura modifica o comportamento das pessoas diante da doença e da vida.
MENÇÃO HONROSA NA II MOSTRA VIDEOSAÚDE

114. HOMENS
23min - 1994 - BETACAM
Produção: Abia/Grupo Pela Vida do Rio de Janeiro/Grupo pela Vida de São Paulo
Direção: Alfredo Alves
Três homossexuais masculinos relatam suas vidas discutem questões relacionadas a amor, sexo, identidade, preconceito, discriminacão e trabalho. Abordam ainda o impacto da epidemia da aids e sua seropositividade.
MENÇÃO HONROSA NA II MOSTRA VIDEOSAÚDE

92. ERA UMA VEZ OUTRA MARIA
20 MIN - 2006 - DVD
Produção: Jah Comunicação Áudio Visual Ltda
Direção: Reginaldo Bianco
Apresenta a história de Maria, uma menina, como muitas outras, que questiona os padrões culturais que ditam o que uma mulher deve ou não deve ser, o que pode e o que não pode fazer. Mostra experiências comuns a mulheres jovens e aborda assuntos como: saúde sexual e reprodutiva, violência, gravidez, maternidade e trabalho.

204. UM ABRAÇO
15min -1993 - U-MATIC
Produção: Ecos - Comunicação em Sexualidade
Direção: Reginaldo Bianca
Dirigido aos pais, educadores e ao próprio adolescente, enfatiza a necessidade de comunicação entre pais e filhos nos tempos da aids. Mostra a dificuldade que há nessa relação de se falar sobre sexo e os medos e as dúvidas dos adolescentes. Cenas de filmes e músicas modernas são alguns dos complementos.
1º LUGAR NA II MOSTRA VIDEOSAÚDE

194. TPC - O NOSSO TRABALHO SOBRE SIDA
29min - 2003 - DVD
Produção: Jah Comunicação Áudio Visual Ltda
Direção: Reginaldo Bianco
Através de recursos ficcionais, informa sobre os mitos a respeito das formas de contágio do vírus HIV. Esclarece algumas dúvidas e destaca a importância do uso do preservativo no ato sexual, inclusive entre pessoas de relacionamentos estáveis.

187. SOZINHA SEM MIM
13min – 2006 - MINI-DV
Produção: Erd Filmes
Direção: Paola Teles
Dramatização. Monólogo de uma adolescente que se sente sozinha no momento mais difícil de sua vida, momento propício para informações e relatos de adolescentes sobre aborto e para questionamentos sobre educação sexual.
75. DO LUTO À LUTA
01h16min - 2004 - DVD
Produção: Casa Azul Produções
Direção: Evaldo Mocarzel
O mundo dos portadores de síndrome de Down, que atinge cerca de 8 mil bebês a cada ano no Brasil. A partir da ótica de um downiano, que tem uma visão muito peculiar, sensorial e engraçada são apresentadas as dificuldades enfrentadas no cotidiano, o preconceito da sociedade e as suas potencialidades são reveladas no filme.
79. DOIS MUNDOS
15min - 2009 - DVD
Produção: Kino Filmes
Direção: Thereza Jessouroun
A maioria dos surdos vive no silêncio total. Alguns estabelecem o elo com o mundo do som através do aparelho auditivo ou do implante coclear. As vivências e descobertas das pessoas que transitam entre o mundo da surdez e o mundo sonoro.
9. A HISTÓRIA DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL - 500 ANOS NA BUSCA DE SOLUÇÕES
17min -2015 - DVCAM
Produção: Vibe Films
Direção: Sylvia Jardim
Essa história começa com a chegada dos colonizadores portugueses, quando os problemas sanitários ficaram mais graves e começamos a busca de soluções para as questões de saúde dos brasileiros. Brasil Colônia, Brasil Império, Brasil República, um passeio pela história da saúde pública no país, sempre marcada pelas diferenças sociais.

21. ABRE OLHO MUNDO -"TUBERCULOSE E O SUS"; E EU COM ISSO?
13min - 2007 - DVD
Produção: Transformarte
Direção: Murilo Peixoto da Mota
Através de entrevistas realizadas com lideranças e profissionais de saúde, entre outros atores diretamente envolvidos com os problemas da tuberculose, é esta belecido um debate focando como a questão da doença é tratada no contexto do Sistema Único
de Saúde - SUS.

22. ABRE OLHO MUNDO -"TUBERCULOSE X AIDS"- DESAFIOS PARA A SAÚDE PÚBLICA
10min - 2007 - DVD
Produção: Transformarte
Direção: Murilo Peixoto da Mota
Através de entrevistas realizadas com lideranças e profissionais de saúde, entre outros atores diretamente envolvidos com os problemas da coinfecção de HIV/ Aids e tuberculose, é estabelecido um debate apontando contradições, preconceito e desinformação.

69. DEMOCRACIA É SAÚDE
42min - 2013 - DVD
Produção: Comissão Organizadora da VIII C.N.S./Fiocruz
Direção: Comissão Organizadora da VIII C.N.S./Fiocruz
Pronunciamento considerado histórico realizado pelo professor e sanitarista, Sérgio Arouca, na abertura da VIII Conferência Nacional de Saúde, onde foram abordados o conceito ampliado de saúde, a avaliação dos serviços e propostas para o Sistema Único de Saúde, a cultura e a diversidade.
VÍDEO RESTAURADO PELA VIDEOSAÚDE DISTRIBUIDORA

86. ELEUTÉRIO RODRIGUEZ NETO - UMA HOMENAGEM DA ABRASCO
22min - 2014 - DVD
Produção: Ninoca Comunicação
Direção: Abrasco - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
Ao longo de vários depoimentos, dentre eles, o da viúva Lúcia Ypiranga, o vídeo conta a trajetória da Saúde Coletiva no Brasil, com a atuação de Eleutério, sempre combativa, às vezes contundente e incômoda' como refere José Gomes Temporão e Henri E. Jouval Jr. O sanitarista Eleutério Rodriguez Neto foi vice-presidente da Abrasco. Um dos fundadores do Centro de Estudos Brasileiros em Saúde (Cebes), e Secretário Geral do Ministério da Saúde durante a 8ª Conferência de Saúde, realizada em 1986 e que fundou as bases para a criação do Sistema Único de Saúde (SUS).

88. EM BUSCA DAS VOZES DA INTEGRALIDADE
25min - 2006 - MINI-DV
Produção: DCS/CICT/Fiocruz E Lappis/lMS/Uerj
Direção: Sergio Brito/Tania Santos
As ações de um grupo de pesquisadores, professores e alunos que desenvolvem, em parceria com o Ministério da Saúde,o conceito de Integralidade nos currículos dos cursos de graduação da área da saúde, contribuindo com a mudança do olhar e da prática do profissional que sai da universidade para o mercado de trabalho.

185. SOLITÁRIO ANÔNIMO
18min - 2007 - DVD
Produção: Imagens Livres
Direção: Débora Diniz
Um idoso deitado na grama à espera da morte. No bolso, um bilhete anunciava ser de terras distantes. Não havia documentos ou posses. Seu desejo era morrer solitário e anônimo. Esse é o início da história de um homem obstinado a planejar e controlar sua morte.

191. SUS 25 ANOS
25min - 2014 - DVCAM
Produção: VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz
Direção: Eduardo Thielen
Em 2013, o Sistema Único de Saúde, o SUS, completou 25 anos de existência. Conquista da população brasileira mobilizada em torno do direito à saúde e garantida pela Constituição Brasileira de 1988. Para celebrar este um quarto de século, a VideoSaúde entrevistou pesquisadores e profissionais da saúde pública que falaram sobre questões como o conceito ampliado de saúde; comunicação e informação; conquistas, problemas e desafios enfrentados na implantação e funcionamento do SUS.

195. TRABALHO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE - NA CORDA BAMBA DE SOMBRINHA
26min - 2010 - DVD
Produção: Nuted/Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Video Saúde Distribuidora/lcict/Fiocruz
Direção: Júlio César França Lima/lalê Falleiros
Documentário que fornece um panorama do funcionamento do sistema de saúde no Brasil antes da Reforma Sanitária e implementação do Sistema Único de Saúde (SUS). O filme traz entrevistas com pessoas que participaram do processo de construção do SUS. Imagens da 8ª Conferência Nacional de Saúde (8ª CNS), da promulgação da Constituição Federal de 1988 e de Sérgio Arouca falando no Congresso.

214. VIGILÂNCIA EM SAÚDE NOS DESASTRES: A EXPERIÊNCIA DE RIO BRANCO/AC
20min - 2010 - DVCAM
Produção: VideoSaúde Distribuidora/lcict/Fiocruz
Direção: leda Rozenfeld
Na enchente de 2006, em Rio Branco, Acre, cerca de 35 mil pessoas foram atin gidas, com 8 mil casas danificadas. Graças às ações coordenadas e integradas entre as três esferas de governo - Município, Estado e União, no enfrentamento da situação, não houve perda de vidas humanas. O vídeo mostra as ações desenvolvidas pelo Vigidesastres/MS - e também o trabalho dos Agentes de Saúde que percorrem a região orientando a população sobre higienização de moradias e a prevenção de doenças oriundas das alagações.
PROJETO COMUNICAÇÃO E SAÚDE
73. DIGA NÃO À PROPAGANDA DE CIGARROS
20min - 2011 - 35MM
Produção: Infinito/Afinal
Direção: Adriana L Dutra/Tuco
As decisões tomadas pelo Brasil com a criação de uma nova legislação para regulamentar a exibição da propaganda de cigarro nos grandes veículos de comunicação.Aborda a influência da propaganda tabagista na vida dos jovens brasileiros expostos a este tipo de divulgação nos ambientes que frequentam. As estratégias de comunicação utilizadas pelas marcas de cigarro a fim de atraírem os jovens.
34. AS CALÊNDULAS DA AMÉRICA
10min - 2009 - DVD
Produção: Projeto Saúde na Tela/Ponto de Cultura/GHC (Grupo Hospita lar Conceição)
Direção: Hique Montanar
A história de criação do grupo "Calêndulas da América", que é um coral formado por mulheres da terceira idade. A trajetória de dona América Kubaski, responsável pela fundação do grupo e compositora do coral. As iniciativas de saúde e cultura geradas pelo "Calêndulas da América" à sua comunidade e o trabalho de apoio às próprias participantes do coral.

47. CARTA DA ESPERANÇA
20min - 2015 - HD
Produção: Imaginação Artes Audiovisuais
Direção: João Inácio
Inspirado na história "Days with may father" (Dias com meu pai), de Phillip Tole dana, o vídeo fala sobre um acontecimento triste que envolve uma família. Pai e filho passam juntos por uma fase difícil de se lidar como perdas na família e situação de doença. Este vídeo foi dedicado aos cuidadores de pessoas acometidas por Alzheimer.

50. CENTRO DE REFERÊNCIA A SAÚDE DO IDOSOS (CRI - CAMPINAS)
18min - 2010 - DVD
Produção: Tomas May
Direção: Fátima Solange Freitas
Mostra a proposta de trabalho do CRI, Centro de Referência à Saúde do Idoso, criado em abril de 2008 no município de Campinas, estado de São Paulo, em uma ação conjunta do Ministério da Saúde com a Secretaria Municipal de Saúde. O CRI promove o atendimento especializado e multiprofissional à população idosa da cidade com maior risco de fragilidade, prevenindo possíveis complicações de saúde. São mostradas as diversas atividades desenvolvidas bem como os espaços físicos que o centro de referência abriga.

57. COMO AREIA DO MAR
19min - 2016 - HDV
Produção: Raphael Sampaio
Direção: Raphael Sampaio
Compilado de memórias de três idosas, onde suas histórias de vida se cruzam e se misturam a serviço de sensações múltiplas, refletindo suas dores, traumas e opressões vividas.

91. ERA ASSIM NAQUELA ÉPOCA
36min - 2013 - HDV
Produção: Interferências Filmes
Direção: Ricardo Salles Sá
A memória dos descendentes de imigrantes europeus no Espírito Santo. Personagens entre 80 e 105 anos relatam suas lembranças de infância, numa terra com poucos recursos e muito trabalho.
103. FILIPE
14min - 2006 - DVD
Produção: Margarida Hernadez/Bucanero Filmes
Direção: Margarida Hernandez
Filipe é um garoto que precisa de um coração. Enquanto espera pelo transplante, ele escreve livros cheios de humor e otimismo e desenha sua vida no hospital.
2º LUGAR V MOSTRA VIDEOSAÚDE
21. ABRE OLHO MUNDO -"TUBERCULOSE E O SUS"; E EU COM ISSO?
13min - 2007 - DVD
Produção: Transformarte
Direção: Murilo Peixoto da Mota
Através de entrevistas realizadas com lideranças e profissionais de saúde, entre outros atores diretamente envolvidos com os problemas da tuberculose, é esta belecido um debate focando como a questão da doença é tratada no contexto do Sistema Único
de Saúde - SUS.

23. ADESÃO À VIDA - AS NOVAS PRATICAS TERAPÊUTICAS NO HOSPITAL SANATÓRIO PARTENON
30min - 2016 - DVCAM
Produção: Hospital Sanatório Partenon
Direção: Coletiva
Documentário educativo que retrata uma das produções da Pesquisa PPSUS/MS que acompanhou a implantação do Plano Terapêutico Inst it ucio nal (PTI) desde 2012, no Hospital Sanatório Partenon/Secretaria Estadual da Saúde/RS. O PTI visou qualificar a atenção, aumentar a adesão ao tratamento da tuberculose e ampliar a reabilitação psicossocial de pacientes em vulnerabilidade social, através da integração interdisciplinar de ações incorporadas ao cotidiano ins titucional para compor a linha de cuidado da tuberculose e suas comorbidades.

72. DIÁRIOS DE TUBERCULOSE - EPIDEMIA OCULTA
50min - 2015 - DVCAM
Produção: Ventura Filmes
Direção: Andre Di Kabulla/leda Rozenfeld
Uma comunidade carente no Rio de Janeiro, pessoas em situação de rua, outras privadas de liberdade no Recife e uma aldeia indígena no Amazonas. A equipe do documentário viaja pelo país para mostrar o que essas localidades têm em comum: os determinantes sociais que contribuem para a transmissão da tuberculose. Uma doença que as pessoas ainda têm vergonha de dizer o nome, mas que afeta milhares por ano em todo Brasil. Pacientes, ex-pacientes e profissionais de saúde relatam os sintomas, as formas de contágio e de tratamento dessa epidemia ainda oculta.

113. HERANÇA SOCIAL
20min - 2016 - HD
Produção: Jafas Filmes/VideoSaúde Distribuidora/lcict/Fiocruz
Direção: Christian Jafas
Uma doença antiga, estudada e negligenciada. O Rio de Janeiro é uma das capitais com mais casos de tuberculose. Mas por que para algumas pessoas a tuberculose é hereditária? Hereditária é a situação social. Os lugares mais pobres dos lugares mais ricos reúnem condições precárias de vida que propagam uma doença que não deveria mais existir. Ontem ou hoje a alvorada lá no morro nem sempre foi uma beleza. O documentário revela que há décadas partilhamos a mesma herança social.
13. A REVOLTA DA VACINA
20min -1994 - U-MATIC
Produção: COC - Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz
Direção: Eduardo Vilela Thielen
Análise, por médicos sanitaristas e historiadores, das questões sócio-político culturais que envolveram a campanha de vacinação no governo de Rodrigues Alves, na República Velha. Dramatização reconstituindo a revolta da vacina.

209. URBANISMO
04min - 2005 - DVD
Produção: Caranguejo.com/Univille
Direção: Chicolam
Mostra o reflexo do urbanismo e o crescimento e o progresso de uma sociedade e uma região nela vinculada. Mostra um caranguejo nas diversas situações cotidianas da cidade e como isso afeta seus modos de vida e seu habitat.
95. ESPOROTRICOSE
24min - 2016 - HD
Produção: VideoSaúde Distribuidora/lcict/Fiocruz
Direção: Eduardo Thielen
A esporotricose é a micose subcutânea mais comum no Brasil e na América Latina. Depoimentos de pesquisadores, médicos, pacientes e veterinários esclarecem a transmissão, os sintomas, o diagnóstico, o tratamento e a epidemiologia da doença. É relatada a epidemia que acontece no Rio de Janeiro, a maior já registrada em toda a história desta zoonose.
1. 11/01/2011 - A EXPERIÊNCIA LIMITE
27min - 2015 - DVD
Produção: Ponto de Equilíbrio Imagens
Direção: Sérgio Luiz Portela/Simone Santos Oliveira/Guilherme Planel
Baseado no desastre ocorrido na Região Serrana do Rio de Janeiro. Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo que foram os municípios mais afetados com fortes chuvas. Foram 750 deslizamentos de encostas em diferentes pontos da região causando mais de 900 mortes. O filme traz relatos de moradores, voluntários e profissionais que ajudaram e vivenciaram a tragédia.

14. A SAÚDE EM REDE CONTRA OS SURTOS: DIARREIA E OUTROS SINTOMAS DE CONTAMINAÇÃO
20min - 2010 - DVCAM
Produção: VideoSaúde Distribuidora/lcict/Fiocruz
Direção: Homero T. Carvalho
Apresenta medidas adotadas pelas áreas de vigilância epidemiológica e sanitária no enfrentamento de dois surtos, ocasionados pela circulação de microrga nismos em ambientes coletivos de convívio e de consumo de alimentos, ocorridos em cidades brasileiras em 2010: surto de rotavírus, em Goiânia/GO, e o surto de infecção alimentar, em Brasília/DF.
PROJETO COMUNICAÇÃO E SAÚDE

72. DIÁRIOS DE TUBERCULOSE - EPIDEMIA OCULTA
50min - 2015 - DVCAM
Produção: Ventura Filmes
Direção: Andre Di Kabulla/leda Rozenfeld
Uma comunidade carente no Rio de Janeiro, pessoas em situação de rua, outras privadas de liberdade no Recife e uma aldeia indígena no Amazonas. A equipe do documentário viaja pelo país para mostrar o que essas localidades têm em comum: os determinantes sociais que contribuem para a transmissão da tuberculose. Uma doença que as pessoas ainda têm vergonha de dizer o nome, mas que afeta milhares por ano em todo Brasil. Pacientes, ex-pacientes e profissionais de saúde relatam os sintomas, as formas de contágio e de tratamento dessa epidemia ainda oculta.

100. FAMÍLIA VAI ÀS COMPRAS
12min - 2007 - DVD
Produção: Canal Saúde/Coopas Multimagens
Direção: Naldo Dias Alves
Neste vídeo, enquanto duas amigas (uma delas grávida e a outra em recuperação de enfermidade) fazem compras em um supermercado, vários conceitos relacionados à segurança dos alimentos são transmitidos.
SÉRIE CUIDAR DOS ALIMENTOS

214. VIGILÂNCIA EM SAÚDE NOS DESASTRES: A EXPERIÊNCIA DE RIO BRANCO/AC
20min - 2010 - DVCAM
Produção: VideoSaúde Distribuidora/lcict/Fiocruz
Direção: leda Rozenfeld
Na enchente de 2006, em Rio Branco, Acre, cerca de 35 mil pessoas foram atin gidas, com 8 mil casas danificadas. Graças às ações coordenadas e integradas entre as três esferas de governo - Município, Estado e União, no enfrentamento da situação, não houve perda de vidas humanas. O vídeo mostra as ações desenvolvidas pelo Vigidesastres/MS - e também o trabalho dos Agentes de Saúde que percorrem a região orientando a população sobre higienização de moradias e a prevenção de doenças oriundas das alagações.
PROJETO COMUNICAÇÃO E SAÚDE
14. A SAÚDE EM REDE CONTRA OS SURTOS: DIARREIA E OUTROS SINTOMAS DE CONTAMINAÇÃO
20min - 2010 - DVCAM
Produção: VideoSaúde Distribuidora/lcict/Fiocruz
Direção: Homero T. Carvalho
Apresenta medidas adotadas pelas áreas de vigilância epidemiológica e sanitária no enfrentamento de dois surtos, ocasionados pela circulação de microrga nismos em ambientes coletivos de convívio e de consumo de alimentos, ocorridos em cidades brasileiras em 2010: surto de rotavírus, em Goiânia/GO, e o surto de infecção alimentar, em Brasília/DF.
PROJETO COMUNICAÇÃO E SAÚDE
12. A RETOMADA DO LINHARINHO
11min - 2009 - HDV
Produção: Fase-ES
Direção: Ricardo Sá
Conceição da Barra/ES. Em 2007, com o anúncio do Decreto de reconhecimento de um território pelo INCRA, fez com que centenas de quilombolas se unissem para voltar ao lugar que lhes foi tomado por uma empresa produtora de celulose. Mas a empreitada durou não mais do que 20 dias, quando a polícia retomou a terra e expulsou os verdadeiros donos da terra.

57. COMO AREIA DO MAR
19min - 2016 - HDV
Produção: Raphael Sampaio
Direção: Raphael Sampaio
Compilado de memórias de três idosas, onde suas histórias de vida se cruzam e se misturam a serviço de sensações múltiplas, refletindo suas dores, traumas e opressões vividas.

131. MINHA VIDA É NO MEIO DO MUNDO
25min - 2014 - HD
Produção: Canal Saúde/VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz
Direção: Tiago Carvalho
Um documentário sobre a construção de um movimento de mulheres agricultoras do Polo da Borborema, Agreste da Paraíba. Ao saírem de casa para ganhar o mundo, as agricultoras falam sobre as diversas manifestações da violência, mas sobretudo, contam como foram construindo caminhos para superação desse quadro a partir da vivência da agroecologia.

170. RECOMEÇOS
13min - 2016 - HD
Produção: Misturemídia UW/Canal Futura
Direção: Juliana Gama
Fugidas de um país em guerra, famílias sírias tentam reconstruir suas vidas no Brasil, entre a alegria do acolhimento e a incerteza do futuro. O documentário "Recomeços" conta a história desses grupos e sua jornada para iniciar uma nova vida a partir de personagens cuja trajetória individual espelha as dificuldades e esperanças dos sírios refugiados no Brasil.

179. SAÚDE EM TRÂNSITO
26min - 2016 - HD
Produção: VideoSaúde Distribuidora/lcict/Fiocruz
Direção: Eduardo Thielen
A violência no trânsito é um problema de saúde pública no Brasil com altos índices de mortalidade e morbidade. O filme traz depoimentos de usuários e profissionais que discutem o tema e destacam a necessidade de medidas preventivas integradas.

197. TRIBUNAL DOS CRIMES DA PAZ: O HOSPITAL PSIQUIÁTRICO NO BANCO DOS RÉUS
21min - 2002 - DVD
Produção: Conselho Federal de Psicologia
Direção: Fernão Clampa
O documentário traz depoimentos de ex-pacientes com doenças mentais, familiares e profissionais envolvidos com o sistema psiquiátrico. É revelada a violência e as atrocidades cometidas contra internos, além de serem tratadas as questões da reforma psiquiátrica e do fim dos manicômios.
38. ATÉ QUE AVIOLÊNCIA AS SEPARE
22min - 2008 - MINI-DV
Produção: Hot Vídeo Produções
Direção: Carolina Gonçalves
Mulheres vítimas de violência doméstica relatam suas experiências traumáticas enquanto profissionais da saúde analisam os comportamentos das agredidas e dos agressores, apontando caminhos para o empoderamento feminino.

70. DENTRO DE CASA
14min - 2016 - HDV
Produção: Yasmim Nolasco
Direção: Yasmin Nolasco
Paula é uma mulher jovem, casada, e vive um relacionamento em que não possui voz. Seu marido, Eric, exerce um forte controle sobre ela, mascarado de preocupação. Aos poucos, Paula passa a perceber sinais de que sua relação não é saudável e começa a encarar o difícil processo de libertação.
82. DREZNICA
14min - 2008 - 35MM
Produção: HY Brasil Filmes
Direção: Anna Azevedo
Dreznica é o lugar onde a neve encontra o mar. Os dias são repletos de estrelas. As noites cobertas de sol. Mas o não ver é a única forma de percebê-la. Uma lírica jornada através de imagens e sensações reveladas na memória e nos sonhos de pessoas que não enxergam.
42. BORBOLETAS DA VIDA
38min - 2004 - DVCAM
Produção: ABIA-Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids
Direção: Vagner de Almeida
Desvenda a realidade dos jovens homossexuais que vivem na periferia das grandes cidades, sofrendo os efeitos da discriminação, da pobreza e da miséria.

64. CRACK, REPENSAR
26min - 2015 - DVCAM
Produção: DOCTELA
Direção: Felipe Crepker Vieira/Rubens Passara
Em uma sociedade de dependentes, questões como a redução de danos, internação compulsória e regulação das drogas precisam ser repensadas. Essa é a proposta do documentário Crack, repensar, que reúne depoimentos de usuários, ex-usuários, especialistas em saúde pública,acadêmicos,gestores e profissionais que atuam na promoção da justiça em um polêmico debate sobre como conviver com as drogas em uma sociedade dependente.
PRÊMIO DE MELHOR CURTA-METRAGEM PELO JÚRI POPULAR DO RECINE - FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE ARQUIVO 2015
66. CRIANÇAS CONTRA A ZIKA
07min - 2016 - HD
Produção: Ministério da Saúde
Direção: Baboo Matsusaki/Luciano Oreggia
A série animada "Crianças contra Zika" mostra diferentes formas de prevenção, combate e cuidados contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, em clipes musicais com a participação de artistas convidados.

222. ZIKA
29min - 2016 - DVD
Produção: Itinerante Filmes
Direção: Débora Diniz
O documentário "Zika" apresenta relatos de mulheres sobre transmissão do vírus para gestantes e da relação com a microcefalia. Gestantes que contraíram a doença, mães de bebês diagnosticados com microcefalia e profissionais de saúde participaram desse filme com suas histórias e depoimentos.
49. CCZ - CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES - CAMPINAS
23min - 2010 - DVD
Produção: Estúdio 30
Direção: Estúdio 30
O trabalho desenvolvido pelos profissionais da saúde que atuam no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campinas, no estado de São Paulo, vinculado à secretaria de saúde do município. O cuidado e a prevenção de doenças causadas por animais.