Saúde, comunicação e cultura

O direito à Educação, Informação, Comunicação e Cultura são questões centrais na construção de uma sociedade plenamente democrática e assim fundamentais para a conquista do direito à Saúde. Educação, Informação, Comunicação, Cultura, Democracia e Saúde são partes indissociáveis de um projeto de sociedade, em que a liberdade, a dignidade e a qualidade do viver devem ser asseguradas a todos cidadãos e cidadãs.

Ancorado neste pressuposto, o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) vem desenvolvendo suas atividades de ensino, pesquisa e extensão apoiado por diferentes parceiros, internos e externos, que contribuem significativamente para que a Saúde Coletiva continue a avançar e a aprofundar seu diálogo e o intercâmbio com diversas instituições, docentes, discentes, pesquisadores, serviços e profissionais de saúde, organizações da sociedade civil e a população capixaba.

Assim, nesse cenário, desenvolve-se o acordo de Cooperação entre o Icict/Fiocruz e o PPGSC/Ufes e o Programa de Extensão: “Saúde Coletiva, Comunicação e Cultura”, contemplado pelo Edital Programa de Extensão Universitária (ProExt) 2016/2017, do Ministério da Educação (MEC), que articula a realização de iniciativas no campo da Comunicação e Saúde, como o Observatório Saúde na Mídia – Regional Espírito Santo (ES), o Laboratório de Projetos em Saúde Coletiva (LAPROSC), a Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde (RBPS) em Ação e a VideoSaúde Distribuidora Regional/Ufes.

Uma das ações previstas no Programa de Extensão: “Saúde Coletiva, comunicação e Cultura”, contempla a publicação e distribuição do presente Catálogo de Vídeos, que reúne mais de 200 títulos com produções realizadas em diferentes regiões brasileiras, incluindo o território capixaba.

Outra marca relevante dessa publicação reside na diversidade de temas, de formas estéticas e linguagens em que são abordados e construídos os conteúdos relativos à saúde, seja ela individual ou coletiva. São olhares, sons, sotaques e expressões das culturas que estão presentes e registradas para serem observadas, sentidas, discutidas e, quem sabe, reelaboradas.

Vale salientar que o uso dos materiais deve sempre considerar o contexto e as condições de sua produção, levando em conta que cada material representa apenas uma das formas possíveis de se tratar determinado tema ou questão, porém, jamais será a forma definitiva, que em contato com os seus diferentes públicos, esses materiais adquirem e provocam diversos sentidos. Por fim, este Catálogo traz com ele, além da prática de comunicação, o desejo de contribuir com o fortalecimento e consolidação da maior política pública brasileira: o Sistema Único de Saúde (SUS).

Adauto Emmerich
Coordenador PPGSC/UFES


Edson Theodoro dos Santos Neto
Coordenador do Programa de Extensão - Saúde Coletiva, Comunicação e Cultura