Audiovisual, diálogos e redes

Criada no contexto do movimento conhecido como Reforma Sanitária Brasileira, cujos ideais de saúde e democracia foram a base do capítulo da saúde na Constituição Federal de 1988, a chamada Constituição Cidadã, a VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz completa 30 anos de uma trajetória coroada por realizações, aprendizados e de muito empenho de diferentes profissionais.

A Constituinte de 88 defendia o direito à saúde e à comunicação como direito de cidadania. E este tem sido um dos princípios mais caros na caminhada da VideoSaúde.

A VideoSaúde é vinculada ao Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com marca registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e registro na Agência Nacional de Cinema (Ancine). Dedicae à captação, catalogação, armazenamento, preservação, produção, fomento, distribuição e circulação de material audiovisual em saúde produzido pela Fiocruz, por outras instituições e por produtores independentes.

É guardiã e responsável por um patrimônio audiovisual na área da saúde que é referência nacional e importante fonte de pesquisa. Este acervo é composto por, aproximadamente, nove mil títulos, atendendo cerca de cinco mil usuários cadastrados. O acervo tem, além da riqueza de seus conteúdos, a expressão da diversidade de temas e abordagens estéticas e culturais, cuja referência é o conceito ampliado de saúde. Entre as estratégias desenvolvidas para a circulação dos audiovisuais depositados no seu acervo, estão a reprodução e distribuição gratuita de DVDs e o compartilhamento de conteúdo nas redes sociais, visando o maior alcance do público em geral.

A Distribuidora dedica esforços no apoio à construção permanente de uma rede de produtores, distribuidores e usuários de audiovisual em saúde e busca, frequentemente, conquistar novos espaços de visibilidade para  o trabalho de inúmeros realizadores. Outra linha de ação para construção e fortalecimento desta rede e, por consequência, a circulação deste acervo é    a implantação de unidades descentralizadas, como a VideoSaúde Regional Ufes/ES.

Por fim, uma dimensão especialmente importante do nosso trabalho. A missão da VideoSaúde orienta-se pela compreensão de que a comunicação é um bem público e uma das determinações sociais da saúde e isso visa fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e melhorar as condições de vida e saúde da população brasileira. Trata-se de uma visão que move permanentemente nosso trabalho.

Eliane Batista Pontes
Coordenadora da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz